Os caranguejos que estão 'vestindo' nosso lixo plástico

os caranguejos que estão 'vestindo' nosso lixo plástico

Os caranguejos que estão ‘vestindo’ nosso lixo plástico

Buscando conchas como armadura para seus corpos, caranguejos eremitas ao redor do mundo estão recorrendo mais ao lixo plástico em vez de conchas naturais.

É o que diz um estudo publicado no início do mês na revista científica Science of the Total Environment.

Os autores do estudo indicaram que dois terços das espécies de caranguejos eremitas foram registrados em “conchas artificiais” — objetos descartados pelos humanos.

Os cientistas afirmam estar “desolados” ao ver até que ponto os animais estão convivendo com nossos resíduos.

A pesquisa foi baseada na análise de fotos tiradas por entusiastas da vida selvagem e publicadas em redes sociais e em sites de compartilhamento de fotos.

Marta Szulkin, Zuzanna Jagiello e Łukasz Dylewski, da Universidade de Varsóvia, identificaram um total de 386 animais utilizando conchas artificiais, principalmente tampas plásticas.

“Começamos a notar algo completamente fora do comum. Em vez de estarem adornados com uma bela concha de caracol, que é o que estamos acostumados a ver, eles tinham uma tampa de garrafa plástica vermelha ou um pedaço de lâmpada em suas costas”, diz Szulkin.

“De acordo com nossos cálculos, dez das 16 espécies de caranguejos eremitas terrestres no mundo utilizam esse tipo de abrigo, e isso foi observado em todas as regiões tropicais da Terra”, explicou a Professora Szulkin.

os caranguejos que estão 'vestindo' nosso lixo plástico

A grande maioria dos itens que os pesquisadores observaram nos caranguejos eremitas eram feitos de plástico

Ainda não está claro se esses materiais são prejudiciais — ou talvez até benéficos — para os pequenos crustáceos vulneráveis.

“Quando vi essas imagens pela primeira vez, me senti desolada”, disse Szulkin ao programa da BBC Radio 4 Inside Science.

“Ao mesmo tempo, acredito que precisamos realmente compreender o fato de que estamos vivendo em uma era diferente, e os animais estão usando o que está disponível para eles.”

Brigando por plástico

O estudo revelou que o uso de conchas artificiais pelos caranguejos é um “fenômeno global”.

Os pesquisadores afirmam que os resultados levantam novas questões sobre como esses crustáceos costeiros interagem com e utilizam o plástico. Além de entender se isso lhes causa algum dano, os cientistas querem descobrir como isso pode afetar sua evolução.

Esses caranguejos se adaptaram procurando e usando conchas de caracol para proteger seus corpos frágeis. Quando essas conchas estão em escassez, os caranguejos brigam por elas.

os caranguejos que estão 'vestindo' nosso lixo plástico

Caranguejo eremita com um pedaço de lâmpada nas costas

“O que não sabemos é quanto o fator novidade pode afetá-los — e se os caranguejos vão brigar por conchas plásticas artificiais”, explicou a professora Szulkin.

As conchas mais leves de plástico podem até mesmo ajudar caranguejos menores e mais frágeis a sobreviver, pois são mais fáceis de carregar.

Certamente, há uma grande quantidade de plástico no ambiente marinho para os animais escolherem.

Um estudo recente que tentou quantificar a escala da poluição por plásticos estimou que pelo menos 171 trilhões de pedaços de plástico estão flutuando em nossos oceanos.

Esse número pode quase triplicar até 2040 se nenhuma ação for tomada, alertaram os especialistas.

No entanto, há esperança de que 2024 possa ser o ano em que os países finalmente assinem um aguardado tratado global para acabar com o flagelo do plástico.

Mark Miodownik, professor de materiais e sociedade no University College London, disse à BBC que há uma lição para os humanos nessas imagens.

“Assim como os caranguejos eremitas, devemos reutilizar o plástico muito mais, em vez de descartá-lo”, apontou Miodownik.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World