Cerca de uma centena pediu abolição da ideologia de género das escolas

Cerca de uma centena de pessoas manifestaram-se hoje em Lisboa para pedir a abolição da ideologia de género das escolas, considerando que “o Estado está a ultrapassar os pais” e que se trata de uma violação da Constituição.

cerca de uma centena pediu abolição da ideologia de género das escolas

Cerca de uma centena de pessoas manifestaram-se hoje em Lisboa para pedir a abolição da ideologia de género das escolas, considerando que “o Estado está a ultrapassar os pais” e que se trata de uma violação da Constituição.

A marcha, organizada pelo movimento “Acordai! Pelas nossas crianças” e com o apoio de outros movimentos cívicos conservadores, realizou-se entre o Parque Eduardo VII e o Rossio com os manifestantes de branco a pediram “deixem as crianças em paz”.

“O objetivo da manifestação é abolir a ideologia de género das escolas, porque o que está a acontecer é uma violação da Constituição. O Estado está a ultrapassar os pais. A questão da ideologia de género nunca foi falada entre adultos”, disse à agência Lusa Gisela Sequeira, presidente do movimento “Acordai! Pelas nossas crianças”.

Gisela Sequeira afirmou que a questão da ideologia de género é atualmente transversal a todas as disciplinas e abordada desde o jardim infantil até às universidades, além de existirem manuais que dão orientação aos professores para abordarem este assunto.

A mesma responsável esclareceu que o movimento é contra a ideologia de género, mas é a favor que se aborde nas escolas a educação sexual, porque “há pais que não se sentem à vontade para falar de sexo com os filhos”.

Gisela Sequeira defendeu ainda que os pais devem ser auscultados, devendo existir “uma discussão entre adultos antes de se semear a ideologia de género nas escolas”.

A presidente do movimento “Acordai! Pelas nossas crianças” prosseguiu: “Isto não está a acontecer ao mesmo ritmo em todo o país, tendo já chegado a algumas escolas e a não a outras”.

Os movimentos conservadores realizaram marchas em cinco cidades portugueses contra aquilo a que chamam “doutrina de género” e a lei de autodeterminação da identidade de género nas escolas.

O decreto que estabelecia as medidas a aplicar pelas escolas para assegurar o direito à autodeterminação da identidade de género e à proteção das características sexuais dos alunos foi aprovado no final do ano passado e vetado pelo Presidente da República.

O texto aprovado pela Assembleia da República previa que as escolas deveriam definir “canais de comunicação e deteção”, identificando um responsável ou responsáveis “a quem pode ser comunicada a situação de crianças e jovens que manifestem uma identidade ou expressão de género que não corresponde ao sexo atribuído à nascença”.

Após ter conhecimento desta situação, a escola deveria, em articulação com os pais, encarregados de educação ou com os representantes legais, promover a avaliação da situação, “com o objetivo de reunir toda a informação relevante para assegurar o apoio e acompanhamento e identificar necessidades organizativas e formas possíveis de atuação, a fim de garantir o bem-estar e o desenvolvimento saudável da criança ou jovem”.

Leia Também: Movimento acusa parlamento de causar “retrocesso ético e civilizacional”

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World