Filme 'Ferrari' triunfa ao não se furtar de mostrar a tragédia do magnata

FOLHAPRESS – Nos filmes de Michael Mann, um homem —por vezes mais de um— busca o seu destino. Chega a uma encruzilhada por necessidade ou paixão e precisa encontrar seu caminho. Enzo Ferrari, interpretado por Adam Driver, não poderia ser um personagem melhor.

Lá está ele, às voltas com a necessidade de fazer carros perfeitos, melhor que os de seus concorrentes, e de entregar esses veículos a pilotos de quem Ferrari exige não só que corram, mas que vençam.

É preciso sublinhar que os carros daquele tempo eram bem diferentes dos que conhecemos hoje. Para começar, os pilotos corriam com um capacete e roupa esportiva. Nem cinto de segurança tinham, e a morte era comum.

Não é de espantar, portanto, que Ferrari, ele mesmo antigo piloto, viva acompanhado por muitos fantasmas —o dos amigos que morreram, de pilotos que falharam, e sobretudo de seu filho Dino, que morreu em 1956.

Os pilotos eram sócios nessa paixão. Sabem do perigo que correm, mas não podem evitá-lo. Também para eles existe um correr atrás do destino. Fazem tudo para estar sentados num Ferrari, mas isso significa sofrer a pressão permanente do Comendador, como Enzo Ferrari era conhecido.

Diferentemente dos de hoje, que são antes de tudo aplicados trabalhadores, os corredores daquele tempo eram com frequência playboys um tanto nobres e um tanto milionários suspensos entre a vitória, vista como glória, e a morte. Tinham em comum com os de hoje o hábito de levar garotas bonitas para as corridas.

Durante uma sessão de testes, morre um piloto, Eugenio Castellotti. A morte de Castellotti, segundo consta, foi creditada à obsessão pela vitória de seu patrão, Enzo Ferrari. Vale lembrar que a morte de Ayrton Senna também é creditada ao mesmo tipo de obsessão.

Ferrari sofre pressões terríveis. No círculo familiar, tem de se entender com sua mulher, Laura, vivida por Penélope Cruz. É a mãe de Dino, com quem ele não se dá há muito, embora seja sua sócia na fábrica. Ao mesmo tempo, ele tem uma amante de longa data, Lina, com quem tem um filho de dez anos, Piero.

São personagens com trajetos muito diferentes entre si, que Mann une magnificamente, durante uma única ária de ópera —o passado e o presente, o ponto central sobre o qual o filme se equilibra.

Na vida profissional, as coisas não estão muito melhor para o Comendador, diga-se. Além da morte do piloto, a Ferrari se encontra em estado quase falimentar. Sua única opção é vencer as Mille Miglie, mil milhas, para valorizar a marca. E Enzo não se entrega ao, digamos, mercado. Despreza, por exemplo, a Jaguar, que venceu as 24 Horas de Le Mans. Afinal, diz ele, a Jaguar quer ganhar corridas só para vender carros.

Ele é o inverso. Precisa vender carros para continuar ganhando corridas. É um obstinado em busca da perfeição. Com a corda no pescoço, precisa vencer mais ainda.

Tudo isso acontece num período curto de tempo —o momento em que seriam disputadas as insanas Mille Miglie, corrida de rua e estrada, onde, como diz Ferrari, o maior perigo para os corredores são as crianças e os cachorros na pista. A corrida teria sua última edição em 1957, precisamente e não por acaso.

Nessa edição, para substituir o piloto que havia morrido, Ferrari dá o lugar a Alfonso de Portago, playboy espanhol tão célebre que namorava a atriz Linda Christian, mais famosa por sua beleza, e aqui se mostra um traço curioso de Ferrari. Ele não gostava de atrizes perto dos carros. Nenhum moralismo nisso. Entendia que elas chamavam mais atenção do que seus automóveis.

Essa obsessão pelo carro, sua perfeição, sua performance, o marcam tanto quanto os fantasmas que o cercam, os vivos e os mortos. Michael Mann faz, assim, um filme de fatura clássica, como é seu costume, admirável, entre outras coisas, por optar pelo trágico em vez da psicologia.

Para isso, conta com um Adam Driver que raramente deixa a câmera adivinhar seus sentimentos e uma Penélope Cruz belamente imutável em seu costume de luto eterno. Como é hábito em Mann, a ação é que conduz os caminhos de seus heróis. A ação é que traça a linha dos destinos que perseguem.

FERRARI

– Avaliação Ótimo

– Quando Estreia em 22 de fevereiro

– Onde Nos cinemas

– Classificação 16 anos

– Elenco Adam Driver, Gabriel Leone, Penélope Cruz

– Produção Estados Unidos, 2023

– Direção Michael Mann

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World