Ranking UEFA: Portugal ganha aos Países Baixos (e todos contribuíram para isso)

ranking uefa: portugal ganha aos países baixos (e todos contribuíram para isso)

Ranking UEFA: Portugal ganha aos Países Baixos (e todos contribuíram para isso)

Portugal aproximou-se dos Países Baixos no ranking UEFA, graças às vitórias de FC Porto (Liga dos Campeões) e Sporting de Braga (Liga Europa) e dos apuramentos de Benfica e Sporting para os oitavos de final da Liga Europa, apesar de os empates de águias e leões terem impedido uma soma ainda maior para as contas da tabela europeia.

Pese a eliminação do Sporting de Braga, que coloca agora Portugal com três clubes ainda em ação nas competições europeias de 2023/24, a semana foi positiva para as contas lusas. Não só houve aproximação aos Países Baixos, como também foi reduzida um pouco a distância para a França. Deu-se, ainda, a ultrapassagem aos neerlandeses no ranking desta época (9.833 pontos de Portugal para 9.800 dos Países Baixos): porém, neste aspeto, olhando às duas vagas extra na Champions de 2024/25, Portugal é apenas o nono país com melhor coeficiente esta temporada, ainda longe de Inglaterra (15.571) e Alemanha (14.500).

Vamos aos números da semana: Portugal angariou mais 1.333 pontos para o ranking, para 0.800 dos Países Baixos e um ponto da França (1.000).

Para Portugal, o FC Porto deu dois pontos com a vitória ante o Arsenal para a Liga dos Campeões (1-0). Dois pontos, na despedida da Liga Europa, deu também o Sp. Braga ao vencer o Qarabag no Azerbaijão (2-3). Sporting e Benfica, que empataram ante Young Boys (1-1) e Toulouse (0-0), respetivamente, deram um ponto cada um pelos empates, mas também um ponto bónus cada pelo apuramento para os oitavos de final da Liga Europa. Esses oito pontos, divididos pelos seis clubes de Portugal nas competições europeias em 2023/24, dão os tais 1.333 pontos.

Portugal esta semana (8 pontos/6 clubes = 1.333 pontos)

FC Porto: dois pontos pela vitória

Sp. Braga: dois pontos pela vitória

Benfica: um ponto pelo empate + um ponto pelo apuramento

Sporting: um ponto pelo empate + um ponto pelo apuramento

 

Já os Países Baixos tiveram quatro pontos no total esta semana. Divididos pelos cinco clubes de 2023/24, dão mais 0.8 pontos para o ranking. Para tal contribuiu o PSV Eindhoven com um ponto pelo empate na Liga dos Campeões ante o Borussia Dortmund (1-1). O Feyenoord, eliminado da Liga Europa pela Roma, no desempate por penáltis, despediu-se dando mais um ponto: isto porque, para efeitos de ranking UEFA para cada país, os resultados no desempate por penáltis não contam. Ou seja, é considerado o empate no prolongamento (1-1). Já o Ajax deu dois pontos pela vitória ante o Bodo/Glimt, após prolongamento (2-1). Porém, ao contrário da Liga Europa, o apuramento para os oitavos de final da Liga Conferência não dá pontos extra.

Já a França angariou mais um ponto para efeitos de ranking UEFA, com os seis pontos obtidos pelos resultados desta semana (divididos pelos seis clubes do país nas provas europeias em 2023/24). Só o Marselha deu metade para as contas, com dois pontos pela vitória ante o Shakhtar Donetsk para a Liga Europa (3-1), mais o ponto bónus pelo apuramento para os oitavos de final. O Rennes deu dois pontos pela vitória ante o Milan (3-2) e o Toulouse um ponto pelo empate com o Benfica (0-0). O Lens não deu pontos, fruto da derrota ante o Friburgo (3-2 no prolongamento).

E se Portugal perdeu o Sp. Braga e os Países Baixos o Feyenoord, França sofreu um rombo nos clubes ainda em prova na UEFA. Partia ainda com seis para esta quinta-feira, mas já só tem três, com as eliminações de Lens, Toulouse e Rennes na Liga Europa. Assim, em 2023/24, Itália passa a ser o único país com todos os clubes ainda em prova (sete, no caso) e, olhando já à próxima época, os italianos ameaçam cada vez mais ultrapassar… a Espanha.

Portugal, 7.º no ranking da UEFA (feito a cinco anos), tem agora 55.149 pontos, para 61.100 dos Países Baixos, 6.º classificado. A França, 5.ª classificada, tem 63.381.

ranking uefa: portugal ganha aos países baixos (e todos contribuíram para isso)

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World