Presidente do Conselho de Finanças Públicas apela a cautela nas propostas eleitorais

presidente do conselho de finanças públicas apela a cautela nas propostas eleitorais

A presidente do Conselho de Finanças Públicas exorta os partidos agora empenhados na campanha para as eleições legislativas a darem mostras de “cautela acrescida” nas propostas. Entrevistada no programa da RTP3 Tudo é Economia, Nazaré da Costa Cabral recordou que o Orçamento é curto.

“Por um lado, a taxa de crescimento da economia esperada para este ano é menor do que a taxa de crescimento que tivemos no ano passado. Devo dizer, aliás, que o ano começa com alguns sintomas ou, melhor dizendo, com alguns sinais que não completamente animadores”, começou por notar a presidente do Conselho de Finanças Públicas.

“Os elementos de contenção que tivemos até agora, ao nível da despesa pública e nomeadamente de despesa de investimento, que permitiu criar as tais folgas em certos outros momentos, neste momento essa possibilidade é muito mais reduzida, com a necessidade que temos de fazer os tais grandes investimentos na área das alterações climáticas”, prosseguiu Nazaré da Costa Cabral.###1553619###“Vejo que é preciso permanentemente o Conselho de Finanças Públicas alertar para essa matéria”, acentuou.

Veja aqui, na íntegra, a entrevista à presidente do Conselho de Finanças Públicas.

Outra das ideias deixadas pela responsável foi a necessidade de uma melhor gestão da despesa pública. Nazaré da Costa Cabral citou, a título de exemplo, o Serviço Nacional de Saúde.

“O que neste momento está por fazer é um exercício sério de revisão da despesa e melhorias ao nível da gestão pública que promovam ganhos de eficiência e de racionalização dessa mesma despesa. Em várias áreas e nomeadamente nas mais críticas, como é o caso do Serviço Nacional de Saúde.###1553620###A presidente do Conselho de Finanças Públicas falou também do excedente das contas externas e de um duplo excedente orçamental – uma situação inédita.###1553621###“Em primeiro lugar, o facto de termos tido um excedente das contas externas, da balança externa, esse já apurado na ordem dos 2,7 por cento do PIB, e em relação ao excedente orçamental estamos neste momento a assumir, em linha com aquilo que foi também a antecipação do Banco de Portugal, que ele possa estar na ordem dos 1,1 por cento do PIB, uma décima ou duas a mais não seria também de excluir. As estimativas oficiais não estão ainda encerradas”, referiu.

“É uma situação inédita porque, de facto, é marcada por este duplo excedente que não tivemos no último ano”, rematou.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World