Dólar tem queda após sequência expressiva de ganhos, mas cautela permanece

dólar tem queda após sequência expressiva de ganhos, mas cautela permanece

Notas de dólar 25/01/2023. REUTERS/Fayaz Aziz

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) – O dólar passou a cair nesta quarta-feira, perdendo fôlego depois de avançar por cinco pregões consecutivos, mas com o apetite por risco dos investidores ainda limitado por temores fiscais domésticos e pelo pessimismo em relação ao Federal Reserve.

Às 10h20 (de Brasília), o dólar à vista caía 0,38%, a 5,2485 reais na venda. Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 0,76%, a 5,2545 reais na venda.

Segundo operadores, essa desvalorização é um movimento de ajuste depois de, na véspera, o dólar à vista ter fechado em alta de 1,64%, chegando a 5,2686 reais na venda. Foi o maior valor de fechamento para a moeda norte-americana desde 23 de março de 2023 (5,2898).

Em cinco dias úteis, a divisa acumulou elevação de 5,23% ante o real, de forma que a leve fraqueza do dólar nesta manhã não chega nem perto de compensar o salto recente.

“Dado o fato de uma volatilidade tão alta ter acontecido em um período tão curto, é difícil olhar para frente e dizer se o dólar deve se manter nesse patamar ou se ele deve recuar”, disse Matheus Massote, especialista em câmbio da One Investimentos.

“O ponto é que, quando acontecem esses movimentos, a ancoragem de preço costuma mudar, então é possível que a gente veja o dólar entre 5,10 e 5,20 durante um tempo ainda, mesmo que não tenham mudado muito os fundamentos da moeda”, completou ele.

A recente alta do dólar veio em linha com movimento global de reprecificação dos cortes de juros pelo Federal Reserve após a divulgação de dados fortes sobre a economia norte-americana.

Operadores precificam agora cortes de 0,40 ponto percentual dos juros pelo Fed em 2024, drasticamente abaixo do 1,50 ponto esperado no início do ano.

Isso aponta para um cenário de juros altos por mais tempo nos EUA, elevando a atratividade do mercado de renda fixa norte-americano e, consequentemente, do dólar.

“Localmente, os investidores também reagiram à piora no que tange o fiscal, após a decisão do governo de não apresentar superávit fiscal em 2025”, disseram em relatório a clientes Gabriela Joubert, estrategista-chefe do Inter, e dois analistas-chefes do banco.

A frustração dos mercados veio após decisão do governo de afrouxar a meta de resultado primário para zero para o próximo ano, em uma redução do esforço anunciado anteriormente, que previa superávit de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB).

Enquanto isso, investidores “seguem atentos à geopolítica no Oriente Médio, visto que Israel ameaçou retaliar pelos ataques aéreos que sofreu do Irã no fim de semana”, disseram economistas da Guide Investimentos em nota, embora tenham chamado a atenção para um clima mais ameno no exterior.

Nesta quarta-feira, dando algum suporte ao real, os contratos futuros do minério de ferro saltaram para o nível mais alto em mais de cinco semanas, ajudados pela melhora no mercado de aço e pela expectativa de reabastecimento por parte das siderúrgicas antes de um feriado na China.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World