Barco à deriva no Pará: o que a investigação da PF encontrou dentro da embarcação?

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

Cinco dias após a localização de um barco naufragado em Bragança, a 215 km de Belém, a Polícia Federal (PF) e a Polícia Científica do Pará mantém o protocolo para identificação das vítimas. Ao todo, nove corpos foram localizados por pescadores na Baía do Maraú no último sábado, 13. De acordo com a PF, após exames realizados nesta quarta-feira, 18, não é possível precisar um tempo para conclusão do processo de identificação.

A dificuldade em estabelecer um prazo se deve à hipótese de que os corpos seriam de pessoas vindas de países africanos, como Mauritânia e Mali.

“Como a migração de pessoas dos países africanos é uma questão humanitária que conta com milhares de pessoas desaparecidas e inexistem dados técnicos estruturados, não é possível estimar o prazo para identificação dos nove corpos. Contudo, a PF faz todos os esforços para que a identidade das vítimas seja estabelecida no menor tempo possível”, diz um comunicado divulgado pela corporação.

Enquanto isso, os corpos foram temporariamente sepultados em Belém.

barco à deriva no pará: o que a investigação da pf encontrou dentro da embarcação?

Protocolos adotados são baseados nos trabalhos de identificação de vítimas de desastres da Interpol Foto: Divulgação/Polícia Federal

A possibilidade de se tratarem de pessoas africanas e prováveis detalhes das circunstâncias do ocorrido foram levantadas pela polícia após identificação de objetos no barco que naufragou.

O que foi encontrado no barco do Pará?

  • 27 celulares. Os aparelhos foram recuperados e encaminhados para exames periciais no Instituto Nacional de Criminalística;
  • de acordo com a PF, possíveis informações extraídas dos celulares, dos chips e cartões de memória, em conjunto com ações de cooperação internacional, serão utilizadas para trazer indicativos sobre a identidade dos ocupantes da embarcação;
  • capas de chuvas. Para a PF os objetos indicam que o número de pessoas a bordo no início da viagem superava o número de corpos encontrados no Brasil;
  • Ao todo, 25 capas de chuva foram localizadas na embarcação. A PF investiga o que teria acontecido no percurso;
  • documentos. Para a PF, documentações encontradas no barco seriam o principal indício de que os corpos seriam de pessoas africanas.

Especialistas ouvidos pelo Estadão acreditam, no entanto, que a hipótese do barco ter partido da África seja pouco provável já que não há incidência de correntes marítimas que partem do norte da linha do Equador, onde ficam localizados os supostos países de origem, para o Brasil.

Agora, os dados colhidos nos exames seguem para a próxima etapa do processo de identificação em Brasília pelo Instituto Nacional de Criminalística e Instituto Nacional de Identificação da Polícia Federal, com apoio da Interpol e organismos internacionais.

    News Related

    OTHER NEWS

    Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

    Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

    Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

    Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

    Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

    Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

    Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

    Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

    Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

    O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

    "Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

    Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

    Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

    Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
    Top List in the World