Irão apreende petroleiro em retaliação contra os Estados Unidos

irão apreende petroleiro em retaliação contra os estados unidos

Tropas iranianas abordam petroleiro destinado aos Estados Unidos (AP)

O Irão apreendeu um petroleiro no Golfo do Omã, impedindo o navio de seguir a rota entre o Iraque e a Turquia, onde era esperado para uma descarga.

A agência Tasnim News refere que o navio está agora a caminho de um porto iraniano, naquilo que é uma retaliação contra os Estados Unidos, que confiscaram este mesmo petroleiro há um ano.

A agência IRNA, que está ao serviço da Guarda Revolucionária do Irão, cita um comunicado da marinha iraniana que refere que esta apreensão seguiu uma ordem do tribunal.

“Este petroleiro, cujo nome é St. Nikolas e estava a transportar petróleo no mar do Omã, foi apreendido em retaliação pelo roubo de petróleo por parte do regime norte-americano, com uma ordem do tribunal, e está a ser transportado para os portos da República Islâmica [do Irão] para ser entregue às autoridades”, lê-se na nota.

Refere aquele mesma agência que o petroleiro roubou petróleo do Irão após ordens dos Estados Unidos, sendo que as autoridades iranianas acusam a tripulação de estar a navegar em direção a portos a partir dos quais o crude ia ser transferido para os Estados Unidos.

As autoridades que vigiam as operações de comércio do Reino Unido já tinham avançado que um navio tinha sido abordado durante a manhã por quatro homens armados, tendo provocado o desvio da rota para águas territoriais iranianas.

Um dos controladores que estava a cargo da rota do navio referiu que foram escutadas vozes desconhecidas em chamadas telefónicas, depois de as comunicações terem sido perdidas.

As pessoas que entraram de forma “não autorizada” no navio vestiam uniformes negros de cariz militar e estavam a utilizar máscaras, de acordo com a marinha britânica.

O St. Nikolas viaja com uma bandeira das Ilhas Marshall, e esteve envolvido numa disputa entre Estados Unidos e Irão no ano passado, depois de o governo norte-americano ter ordenado a sua apreensão após um tribunal ter provado que o navio era utilizado para “cobrir a venda e transporte de petróleo iraniano para um cliente estrangeiro”.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos referiu, na altura, que “várias entidades” estavam envolvidas neste esquema, que teria como objetivo a venda de petróleo à China, o que era feito de forma ilegal.

Na altura, quase um milhão de barris de petróleo iraniano foram apreendidos pelo governo norte-americano.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World