Nikki Haley 63%, Trump 33%: a primeira vitória de sempre de uma mulher republicana em votações primárias

nikki haley 63%, trump 33%: a primeira vitória de sempre de uma mulher republicana em votações primárias

Nikki Haley primárias republicanas EUA (CJ Gunther/EPA)

É a primeira vez que Nikki Haley vence uma etapa das primárias republicanas desde o início da corrida à nomeação, concretamente em Washington DC, a capital dos Estados Unidos. A vitória deste domingo à noite não foi menor – segundo a última contagem de votos, a ex-embaixadora de Donald Trump nas Nações Unidas conquistou cerca de 63% dos votos contra cerca de 33% para o ex-presidente, que sofre assim a sua primeira derrota desde o arranque das primárias, a 15 de janeiro.

A par da vantagem em relação ao rival, a vitória de Haley marca a primeira de sempre por uma mulher republicana em votações primárias do partido, adiantou a sua campanha. A informação já foi confirmada pelo Centro para as Mulheres e Política Americana da Universidade de Rutgers, que destaca que uma única mulher republicana, Margaret Chase Smith, tinha sido até hoje nomeada para disputar a presidência, em 1964, mas sem que tivesse ganhado qualquer votação direta do partido, como aconteceu esta madrugada com Haley.

Noutras circunstâncias, esta vitória seria motivo de celebração. Depois da dura derrota para Trump num estado que julgava ter garantido à partida – a Carolina do Sul, do qual foi governadora entre 2011 e 2017, e que teve primárias republicanas a 24 de fevereiro – a campanha de Haley tentou pintar os resultados deste domingo como um claro chumbo da plataforma política do empresário tornado presidente, que governou os EUA entre 2016 e 2020 e que pretende voltar à Casa Branca nas presidenciais de novembro.

“Não é surpreendente que os republicanos mais próximos da disfuncionalidade de Washington estejam a rejeitar Donald Trump e todo o seu caos”, disse a porta-voz de Haley, Olivia Perez-Cubas, em comunicado, assim que os resultados à boca de urna foram anunciados. Com esta vitória, Haley conquistou 19 delegados republicanos pelo distrito de Columbia – uma quantidade mínima dos 1.215 necessários para um candidato garantir a nomeação presidencial. E o jogo das probabilidades continua contra ela, quando falta apenas um dia para a famosa super terça-feira, na qual 15 estados norte-americanos vão a votos em primárias e caucuses.

Após vencer as primeiras oito votações republicanas, a última delas na convenção do partido no Michigan – onde angariou mais 39 delegados no sábado à noite, horas antes das primárias em DC -, Trump continua a ter a corrida praticamente garantida, com as sondagens para a super terça-feira a anteverem mais vitórias para o ex-presidente.

No final de janeiro, quando Ron DeSantis abandonou a corrida republicana, vários analistas anteciparam que a ex-representante dos EUA na ONU estava prestes a desistir da corrida, uma suspeita que foi cimentada com a inesperada derrota de Haley no seu estado-natal no mês passado. Contudo, no rescaldo de ambas as votações – e de todas as outras derrotas – a candidata garantiu que não está pronta para ceder a nomeação a Trump e continua a apresentar-se como a alternativa pela qual os republicanos anseiam, apesar de a maioria deles continuar a manifestar o contrário nas urnas.

A exceção teve lugar esta madrugada, numa cidade-estado profundamente democrata onde apenas 23 mil eleitores estão registados como republicanos e cujos corredores do poder, destacava o Guardian esta segunda-feira, estão populados de funcionários federais que Trump já prometeu despedir em massa e substituir pelos seus apoiantes se vencer as eleições de novembro contra Joe Biden.

“Embora Nikki tenha sido rejeitada no resto da América”, destacou Karoline Leavitt, assessora da campanha de Trump, assim que a derrota do candidato foi anunciada, “acaba de ser coroada Rainha do Pântano pelos lobistas e insiders de DC que querem proteger o status quo falhado”. Esse status quo já tinha negado a Trump uma vitória nas primárias republicanas de 2016. E nesse ano foi ele quem conquistou a nomeação do partido e a presidência dos EUA, como tudo aponta que vá acontecer outra vez este ano.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World