Sintoma considerado comum pode sinalizar aneurisma cerebral

sintoma considerado comum pode sinalizar aneurisma cerebral

SUS oferece tratamento para quem deseja parar de fumar

Créditos: iStock/VioletaStoimenova

Caracterizada por uma dilatação anormal em uma das artérias do cérebro, o aneurisma é uma condição de saúde traiçoeira e potencialmente fatal. Isso porque o seu desenvolvimento pode levar à criação de uma espécie de “bolsa”, que corre o risco de se romper a qualquer momento, resultando complicações graves para a saúde.

Com um número cada vez maior de ocorrências, a aneurisma ganhou destaque na produção de pesquisas científicas nos últimos anos, destacando os principais fatores que aumentam o risco da doença.

Fatores de risco de aneurisma cerebral

Pesquisas sobre o tema elencam os dois principais fatores relacionados à doença: a hipertensão arterial e o hábito de fumar. Além disso, outras condições médicas, como diabetes e altos níveis de colesterol no sangue, podem acelerar o desenvolvimento de aneurismas cerebrais.

O estudo também chama a atenção para o aspecto genético do aneurisma. Por isso, se alguém na sua família já teve um aneurisma cerebral, você tem maior probabilidade de desenvolver a doença.

Nesses casos, recomenda-se que parentes de primeiro grau de pacientes com aneurisma cerebral façam exames para verificar se estão propensos a desenvolver essa condição.

Aneurisma cerebral: Sintoma comum é sinal de alerta

O aneurisma é uma condição de difícil diagnóstico precoce, especialmente quando o aneurisma não se rompeu. Geralmente se caracterizam por sintomas sutis, e muitas vezes inexistentes até que de fato aconteça.

Contudo, especialistas ressaltam que ele pode causar dores de cabeça intensas ou mesmo alterações sensoriais e motoras, uma vez que o “bolsa” formada pelo aneurisma pode pressionar estruturas cerebrais. Portanto, tome nota: uma dor de cabeça com início súbito, que só aumenta e parece fora do comum, pode ser um indício de aneurisma.

A gravidade do aneurisma cerebral varia de acordo com o seu tamanho e localização no cérebro, a ocorrência de vazamento ou ruptura, e também a idade e saúde geral do paciente.

Outros sintomas:

  • Pálpebra caída;
  • Visão dupla ou outras alterações na visão;
  • Dor acima ou atrás de um olho;
  • Pupila dilatada;
  • Fraqueza ou falta de sensibilidade em um lado da face ou corpo.

Quando se preocupar

A dor de cabeça súbita e intensa, acompanhada de sonolência, convulsões, perda de consciência e até mesmo coma, pode indicar a ruptura do aneurisma, que é uma situação crítica e pode resultar em óbito em 30% dos casos. Portanto, é essencial que todos estejamos cientes dos riscos e sintomas associados ao aneurisma cerebral. A conscientização pode salvar vidas.

Veja também: 6 melhores alimentos para o cérebro que você não come o suficiente

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World