Centenas de russos se reúnem no túmulo de Navalny no dia seguinte ao seu funeral

centenas de russos se reúnem no túmulo de navalny no dia seguinte ao seu funeral

Liudmila Navalnaya (E), mãe do falecido líder da oposição russa Alexei Navalny, com a sogra dele Alla Abrosimova, diante do túmulo do ativista no cemitério de Borisovo, ao sul de Moscou, em 2 de março de 2024

Centenas de russos visitaram, neste sábado (2) em Moscou, o túmulo de Alexei Navalny, o principal crítico de Vladimir Putin que morreu na prisão, para lhe prestar homenagem, um dia depois do funeral e apesar das advertências do Kremlin.

À tarde e sob um sol de inverno, dezenas de pessoas fizeram fila em frente ao túmulo do opositor carregando flores, observou um jornalista da AFP.

Como no dia anterior, a polícia instalou portões de detecção de metais na entrada do cemitério.

Algumas das pessoas que compareceram, muitas delas jovens que são a base de apoio de Navalny, passaram em frente ao túmulo do opositor com lágrimas nos olhos.

Navalny, o mais ferrenho crítico do presidente Vladimir Putin durante mais de uma década, morreu aos 47 anos em uma colônia penitenciária do Ártico no mês passado, onde cumpria uma pena de 19 anos sob acusações de “extremismo”, em condições que ainda não foram esclarecidas.

A sua mãe, Liudmila Navalnaya, visitou o seu túmulo, coberto de flores e coroas de flores, no cemitério de Borisovo, ao sul de Moscou, na manhã deste sábado, observaram jornalistas da AFP.

Ela estava acompanhada por Alla Abrosimova, mãe da viúva de Navalny, Yulia Navalnaya.

Yulia Navalnaya, os dois filhos do casal e o irmão de Navalny moram no exterior e não compareceram ao funeral por medo de serem presos.

A viúva do opositor prometeu continuar o trabalho do marido e culpou Putin pela sua morte.

– Fim das esperanças de mudança –

Vadim, 52 anos, declarou-se “entristecido pela perda de um homem digno do nosso tempo” e exortou os seus compatriotas a “continuarem vivendo como Alexei teria desejado: fazendo todo o possível para que o povo do nosso país e de todo o mundo viva mais feliz”.

Mas para outras pessoas entrevistadas no sábado, a morte de Navalny significa o fim das esperanças de mudança, depois de mais de um quarto de século de Putin no poder.

“Tudo o que foi construído ao longo dos anos com ele foi enterrado aqui”, lamentou Roman, um jovem de 29 anos.

Milhares de apoiadores de Navalny compareceram ao funeral do opositor na véspera para lhe prestar uma última homenagem.

Ao saírem de uma igreja perto do cemitério, em uma longa fila, alguns gritavam “Não à guerra!” e outros slogans a favor de Navalny.

Na sexta-feira, a polícia russa deteve pelo menos 128 pessoas que participavam em homenagens a Navalny em 19 cidades, segundo a ONG de direitos humanos OVD-Info.

As cenas de milhares de pessoas marchando em apoio ao opositor, exigindo o fim da ofensiva russa na Ucrânia e atacando o Kremlin, não eram vistas na Rússia desde o início da operação militar, em fevereiro de 2022.

O Kremlin reprime duramente a dissidência e utiliza leis rigorosas para perseguir centenas de pessoas que se manifestaram publicamente contra a campanha.

bur/imm/mab/es/eg/aa

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World