Enchentes atingem áreas da Rússia e do Cazaquistão, mas pior ainda está por vir

enchentes atingem áreas da rússia e do cazaquistão, mas pior ainda está por vir

Enchente em Oremburgo 10/4/2024 REUTERS/Maxim Shemetov

OREMBURGO, Rússia (Reuters) – Inundações tomaram conta de cidades e vilas na Rússia e no Cazaquistão nesta quarta-feira, depois que o terceiro maior rio da Europa transbordou, forçando a retirada de mais de 110.000 pessoas e inundando partes da cidade russa de Oremburgo.

O dilúvio de água derretida inundou dezenas de assentamentos nos Montes Urais da Rússia, na Sibéria, no Volga e em áreas do Cazaquistão, após importantes rios, como o Ural, que deságua no Cáspio, subirem mais de 70 cm além de seu ponto de ruptura, atingindo mais de 10 metros.

Em Oremburgo, uma cidade com 550.000 habitantes a cerca de 1.200 km a leste de Moscou, centenas de casas foram inundadas e pelo menos 7.700 pessoas foram retiradas quando o rio Ural subiu rapidamente além do nível crítico de 9,3 metros.

Imagens da Reuters mostraram áreas próximas à cidade debaixo d’água. Em Kurgan, uma região que se estende pelo rio Tobol, 4.500 pessoas foram retiradas e cresceu o temor de que milhares – ou até dezenas de milhares – mais precisariam ser retiradas.

“A previsão é desfavorável”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, aos repórteres. “O nível da água continua a subir nas zonas de inundação, grandes quantidades de água estão chegando a novas regiões.”

A situação de inundação foi aguda em partes da Sibéria Ocidental, a maior bacia de hidrocarbonetos do mundo, onde o pico é esperado em três a cinco dias, e em algumas áreas ao redor do Volga, o maior rio da Europa, disse o ministério de emergências.

Os moradores de Oremburgo disseram que foi a pior inundação de que se tem memória, enquanto as autoridades russas disseram que foi a pior inundação na área desde que se tem registro. O Cazaquistão informou que 96.000 pessoas foram retiradas.

A Rússia disse que 10.500 casas foram inundadas em 37 regiões, a maioria na região de Oremburgo.

(Reportagem da Reuters em Oremburgo e Orsk)

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World