Há uma relação entre o aumento da imigração e da insegurança em Portugal?

há uma relação entre o aumento da imigração e da insegurança em portugal?

Rua do Benformoso, Mouraria (Foto: Rodrigo Cabrita)

Pedro Passos Coelho associou, esta segunda-feira, o aumento da imigração ao aumento da sensação de “insegurança” em Portugal. Num discurso no comício da AD, em Faro, o antigo primeiro-ministro recordou uma afirmação que havia feito em 2016: “Nós precisamos de ter um país aberto à imigração, mas cuidado que precisamos também de ter um país seguro.” De seguida, apontou o dedo ao Governo de António Costa, por ter feito “ouvidos moucos” a este aviso, e, como resultado, “hoje as pessoas sentem uma insegurança que é resultado da falta de investimento e de prioridade que se deu a essas matérias”.

Mas será que há realmente uma relação entre o aumento da imigração e a criminalidade? Os dados mostram que não. Vejamos o último Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), relativo ao ano de 2022 (ano em que a imigração atingiu o nível mais alto de sempre, registando-se mais de 780.000 residentes estrangeiros em Portugal, de acordo com dados do SEF, entretanto extinto).

Segundo os dados do RASI, desde 2006 que a criminalidade anual tem vindo a decrescer consideravelmente, observando-se uma “tendência de descida, tanto na criminalidade geral como na criminalidade violenta e grave”, sendo que esta última “representa 3,9% de toda a criminalidade participada”.

O número de participações por criminalidade violenta e grave aumentou 14,4%, quando comparada com o ano de 2021, com destaque para os crimes de roubo na via pública (21,1% das participações), crime de extorsão (49,9%) e crime de violação (30,7%).

O mesmo relatório destaca ainda que a grande maioria (84,7%) da população prisional em Portugal tem nacionalidade portuguesa, enquanto o valor relativo dos reclusos estrangeiros diminuiu 3,8% na última década.

Já a perceção de criminalidade e insegurança aumentou ligeiramente entre 2017 e 2023, de acordo com o Barómetro APAV, da Intercampus, divulgado em maio do ano passado. Com base num inquérito a 600 indivíduos residentes em Portugal, o barómetro revela que 11% dos inquiridos considera a zona onde reside insegura ou perigosa (uma subida de 1 p.p. em relação a 2017), 24% dos indivíduos admitiu ter receios de ser assaltado ou agredido (em 2017, eram 22%), e 36% disse ter receios de que a sua residência seja assaltada (um aumento de 2 p.p. em comparação com 2017).

O inquérito revela ainda que 49% dos inquiridos receia que o seu veículo seja alvo de furto ou dano (em comparação com os 44% registados em 2017), 6% dizem ter sido assaltados, agredidos ou vítimas de um outro crime nos 12 meses anteriores (mais 3 p.p. do que em 2017) e 20% respondeu que conhece alguém – entre familiares, amigos e conhecidos – que foi assaltado ou agredido ou vítima de um outro crime nos 12 meses anteriores (um aumento de 2 p.p. em relação a 2017).

Todavia, para Hugo Costeira, presidente do Observatório da Segurança Interna, estes números devem ser analisados com alguma cautela, lembrando que, muitas vezes, várias vítimas não apresentam queixa às autoridades, limitando-se por vezes a expor a situação nas redes sociais – situação que diz ver com frequência relativamente a casos de criminalidade que as vítimas relatam ter sido cometidas por indivíduos de determinadas comunidades ou etnias.

E é neste contexto que o responsável admita que possa haver alguma relação entre o aumento da perceção da insegurança e o aumento da imigração. “Temos ouvido falar dos indostânicos na qualidade de motoristas TVDE, há inúmeros relatos nas redes sociais de pessoas que dizem ser perseguidas, humilhadas ou vítimas de tentativas de violação. Isto causa uma perceção negativa das pessoas sobre esta comunidade”, diz à CNN Portugal, acrescentando que estes relatos “muitas vezes não chegam às autoridades” porque as vítimas nem sempre apresentam queixa. Daí que Hugo Costeira admita olhar com “alguma displicência” para os dados do RASI, por exemplo.

Hugo Costeira admite que não interpreta as declarações de Pedro Passos Coelho “de forma negativa”, apontando que o antigo primeiro-ministro “tem razão quando diz que há um afastamento das políticas governamentais”, nomeando como exemplo a extinção do SEF, que classifica como “um erro momumental” que vai, aliás, “contra o percurso da UE na questão das fronteiras”.

O presidente do Observatório da Segurança Interna nega as declarações do antigo primeiro-ministro possam “causar alarme”, interpretando-as antes como um desafio para que, em conjunto, possamos “olhar com profundidade para os fenómenos de natureza securitária”.

“Estas afirmações devem ser vistas como uma necessidade de responsabilização, que todos nós temos de cooperar com as autoridades e, se realmente formos vítimas de um crime, temos de reportá-lo”, argumenta.

O sociólogo Manuel Carlos Silva, especialista em Desigualdades Sociais, de classe, étnicas e de género, garante à CNN Portugal que “não há qualquer relação” entre o aumento da imigração e da insegurança, nem da perceção da insegurança. “Não tem fundamento prático na realidade”, diz, sugerindo que as afirmações do antigo primeiro-ministro não são mais do que “um preconceito ideológico” com intenções eleitoralistas.

“É evidente que isso tem um objetivo: criar insegurança”, argumenta, acrescentando que estas declarações podem mesmo “criar animosidade contra os imigrantes”.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World