Qual a forma correta de cortar carne? Veja dicas

qual a forma correta de cortar carne? veja dicas

Qual a forma correta de cortar carne? Veja dicas

Você tem o costume de fazer bastante carne para o almoço ou mesmo preparar um churrasco de vez em quando? Se sim, provavelmente tem sempre a intenção de que a peça fique o mais macia possível, não é mesmo? E uma das coisas importantes que você precisa saber para isso é qual a forma correta de cortar a carne.

Isso porque um corte incorreto pode prejudicar um pouco a textura da proteína, até mesmo se ela for mais nobre. Ou seja, vai acabar se tornando um desperdício comprar uma carne melhor para deixá-la dura por não a fatiar corretamente.

Nada de carne que parece um chiclete! Descubra a seguir dicas para cortar a proteína de maneira que ela fique ainda mais macia e saborosa:

Corte no sentido correto

A forma certa de cortar a carne é no sentido contrário das fibras. Isso faz com que ela fique mais macia e ainda evita que ela encolha no fogo. Já o corte a favor da fibra pode fazer com que você precise mastigar com bastante força o alimento.

Vale lembrar que essa técnica só é necessária na carne de boi. Essa questão está ligada à força que esse animal faz para se locomover, então os músculos que têm relação com a tração do animal (o lagarto, o peito, o acém e o coxão duro, por exemplo) vão ficar melhores se fatiados dessa forma.

Em outros pedaços do boi, que não fazem parte da locomoção do animal, como o filé-mignon, isso já não faz tanta diferença. Todavia, não faz mal continuar usando a técnica nesses cortes.

Mas como saber o sentido da fibra da carne?

As fibras da carne são aquelas linhas em sua superfície. Em alguns cortes, é mais fácil enxergá-las – é o caso da fraldinha. Dessa maneira, se as linhas estiverem na horizontal, por exemplo, seus cortes devem ser na vertical. Com isso, você rompe as fibras e a pessoa que for comer não vai precisar fazer tanta força com os dentes.

Geralmente, é mais simples de identificar as fibras na carne crua. Além disso, existem peças (como a alcatra) nas quais há diferentes músculos com diversos sentidos de fibras. Aí, é preciso separar cada um deles antes de fazer os cortes.

Afie bem a faca

Não é só o sentido do corte que importa – a faca também deve estar bem afiada. A forma mais profissional de fazer isso é usando um utensílio chamado chaira. Porém, dá para usar truques caseira que utilizam copos ou até papel-alumínio para esse trabalho.

No caso do papel-alumínio, você deve dobrar a folha algumas vezes e, com a faca deitada, passar os dois lados da lâmina nele.

O ponto também é importante

Você sabia que o ponto da carne também facilita o corte e a mastigação? Quando uma peça passa do ponto, as fibras endurecem. Assim, pesquise antes qual o ponto certo daquele preparo.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World