Tamanho máximo de PDF permitido pela Adobe é monstruosamente grande: equivalente à Alemanha, e alguém criou de fato

O formato PDF tornou-se uma constante tecnológica em nossas vidas e, como costuma acontecer com toda tecnologia, muitas vezes surgem curiosidades surpreendentes sobre. No caso desse formato, há um que chama especialmente a atenção: o tamanho máximo de um PDF mede mais ou menos metade da Alemanha.

Tudo começa com um fato singular: embora os documentos PDF não tenham limite de páginas, o Adobe Acrobat, principal aplicativo para exibi-los, tinha um limite de tamanho. Isso é explicado em um artigo dedicado ao formato PDF na Wikipedia.

tamanho máximo de pdf permitido pela adobe é monstruosamente grande: equivalente à alemanha, e alguém criou de fato

Tamanho máximo de PDF permitido pela Adobe é monstruosamente grande: equivalente à Alemanha, e alguém criou de fato

Maior PDF ocuparia boa parte da Alemanha (Imagem: Alexrk2/Wikipedia)

O seguinte é explicado na especificação PDF versão 1.7 (Seção H.3, ponto 177):

“Nas versões de PDF anteriores ao PDF 1.6, o tamanho padrão do espaço do usuário é definido como 1 ⁄ 72 polegadas. Nos visualizadores do Acrobat anteriores à versão 4.0, o tamanho mínimo de página permitido é 72 por 72 unidades no espaço do usuário padrão (1 por 1 polegada); o máximo é 3.240 por 3.240 unidades (45 por 45 polegadas). No Acrobat 5.0 e versões posteriores, o tamanho mínimo de página permitido é 3 por 3 unidades (aproximadamente 0,04 por 0,04 polegadas); o máximo é 14.400 por 14.400 unidades (200 por 200 polegadas). A partir do PDF 1.6, o tamanho da unidade de espaço do usuário padrão pode ser definido com a entrada UserUnit no dicionário de páginas. O Acrobat 7.0 oferece suporte a UserUnit de 75.000, o que fornece uma dimensão máxima de página de 15.000.000 polegadas (14.400 75.000 x 1 ⁄ 72). O valor mínimo de UserUnit é 1,0 (é o valor padrão).”

Portanto, o limite imposto pelo Acrobat Reader equivale a 15 milhões x 15 milhões de polegadas quadradas. Ou seja, 225 bilhões de polegadas² que equivalem a 145.161 km². Isso é um pouco menos da metade da área total da Alemanha, que equivale a 357.592 quilômetros quadrados. Como visto na imagem acima, a área que este grande PDF limitado pelo Acrobat Reader ocuparia seria boa parte do país alemão.

Alex Chan, desenvolvedor de software, se aprofundou ainda mais no tema e se propôs a enfrentar um desafio específico: criar um PDF que atingisse com precisão os limites impostos pelo Acrobat Reader. Depois de analisar a estrutura dos documentos PDF, ele criou manualmente um primeiro documento neste formato seguindo essa especificação e estrutura, e depois de “brincar” com ele adicionando formas adicionais, alterando sua aparência ou colocando diferentes objetos em páginas diferentes, ele entendeu melhor como eles funcionavam.

E acima de tudo, ele descobriu como criar PDFs “monstruosamente grandes”. Para isso, basta modificar o parâmetro MediaBox, que define a largura e a altura da página em unidades. O Acrobat permite atingir um tamanho de 14.400 x 14.400, mas o truque adicional é alterar a unidade padrão, que é 1/72, mas que ela definiu para o valor máximo aceito pelo Acrobat, 75.000.

tamanho máximo de pdf permitido pela adobe é monstruosamente grande: equivalente à alemanha, e alguém criou de fato

Tamanho máximo de PDF permitido pela Adobe é monstruosamente grande: equivalente à Alemanha, e alguém criou de fato

(Imagem: Wikipedia)

Ao fazer isso, ele conseguiu criar um documento com dimensões de 15 milhões de polegadas por 15 milhões de polegadas. O PDF resultante está disponível para download e, como afirmou Chan, tentar criar um documento ainda maior não é possível, pois acaba gerando uma mensagem de erro no Acrobat.

Mesmo assim, Chan foi ainda (muito) mais longe e brincou com o aplicativo macOS Preview porque não há limites para o valor do MediaBox. Foi possível, por exemplo, definir uma largura de um seguido de 12 zeros, o que oferecia mais ou menos um comprimento semelhante à distância entre a Terra e a Lua.

O desenvolvedor não parou por aí e criou um PDF que é teoricamente maior que todo o universo: cerca de 37 bilhões de anos-luz quadrados.

Inscreva-se no canal do IGN Brasil no Youtube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Twitch!

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World