Discurso emocionado e beijo real marcam a cerimônia de ascensão do Rei Frederik X na Dinamarca

discurso emocionado e beijo real marcam a cerimônia de ascensão do rei frederik x na dinamarca

Discurso emocionado e beijo real marcam a cerimônia de ascensão do Rei Frederik X na Dinamarca

Dinamarqueses em festa lotaram as ruas de Copenhague para celebrar o novo monarca do país. Mais de 150 mil pessoas aguardavam ansiosamente pela proclamação, que na tradição dinamarquesa, foi realizada pela primeira-ministra Mette Frederiksen. Essa foi a primeira vez em 900 anos que um monarca dinamarquês tomou a decisão de abdicar de forma voluntária. A monarquia da Dinamarca tem suas origens no rei viking do século X, Gorm, o Velho, e é a mais antiga da Europa, e uma das mais antigas do mundo.

Fernanda Melo Larsen, correspondente da RFI em Copenhague

Precisamente às 16 horas do horário local (12 de Brasília), o novo rei Frederik X, visivelmente emocionado, surgiu na varanda do Castelo de Christiansborg, onde foi ovacionado pelo público em meio as cores vermelho e branco da bandeira do país.

“O príncipe herdeiro que agora será nosso regente, é um rei que conhecemos, um rei com quem nos importamos e um rei em quem confiamos. Longa vida ao rei.” disse Mette Frederiksen para a nação.

Em seguida, o rei Frederik X, com um sorriso no rosto e ainda emocionado fez seu primeiro discurso, sem citar o nome de Deus, mas lembrando do trabalho realizado pela mãe dele durante meio século e finalizou dizendo: “Precisarei de todo o apoio que puder da minha amada esposa, da minha família, de vocês dinamarqueses e daquilo que é maior que nós. Encaro o futuro com a certeza de que não estou sozinho”, enfatizou.

Depois do discurso, os filhos do rei e rainha consorte Mary, apareceram na varanda do castelo e acenaram para o público. A cerimônia durou apenas 10 minutos, mas houve tempo suficiente para uma quebra de protocolo, quando o rei agarrou pela cintura a rainha Mary e lhe deu um beijo na boca.

Festa dinamarquesa

O dinamarquês Tage Rosenstand, de 75 anos, veio com a família dele de Ribe, uma pequena cidade a quase 300 quilômetros da capital Copenhague, só para assistir celebrar o novo rei.

“Em 1972 eu vi a rainha Margrethe subir ao trono pela televisão e desta vez eu quis vir assistir a esse fato histórico pessoalmente. Eu cheguei ontem à noite aqui em Copenhague, e hoje, vim cedo para garantir o meu lugar.” disse o aposentado.

Quem também garantiu um lugar na frente do castelo foi a dinamarquesa Andrea Webbea, que veio as crianças, uma delas até usava uma pequena coroa de papelão. “É um momento muito especial para nós dinamarqueses, um momento único, e estamos muito orgulhosos de fazermos parte disso”, completa Andrea Webbea.

Além dos dinamarqueses muitos turistas e moradores estrangeiros quiseram vivenciar esse dia histórico na Dinamarca. A brasileira Thais Canto, que vive com o marido em Copenhague desde 2019, diz que fez questão de estar presente para entender o quão importante é a monarquia dentro da cultura dinamarquesa.

“Eu sei que existem opiniões diferentes sobre o fato de existirem monarquias no mundo, mas independente disso, eu reconheço que a família real daqui é moderna e se comporta diferente. Eu vejo que é importante participar de um momento como esse”, a brasileira analisa.

Cortejo real

Após o fim da cerimonia no castelo de Christiansborg, o rei Frederik e a rainha Mary saíram em uma carruagem em um cortejo pelas ruas de Copenhague e retornaram para o Palácio de Amalienborg, onde a bandeira real foi retirada da residência oficial da agora rainha Mãe, Magrethe II e hasteada na residência dos novos reis, que fizeram uma nova aparição na varanda da residência real com os filhos: o príncipe herdeiro Christian, a princesa Isabella, e os gêmeos Vicent e Josephine.

A assinatura de abdicação

Mais cedo, a até então rainha Margrethe II esteve no Palácio de Christiansborg, onde assinou a abdicação do trono em favor do filho dela. Durante a assinatura do documento só estiveram presentes o novo rei Frederik X e seu filho e primeiro na linha de sucessão, Christian.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World