Kara-Murza transferido para Moscovo. Viagem poderá durar 3 semanas

As condições da transferência podem ser uma tortura para o opositor russo, que sofre de um grave problema no sistema nervoso.

O opositor russo Vladimir Kara-Murza, que se encontra preso na Sibéria, terá de enfrentar uma “longa e árdua” transferência para um tribunal de Moscovo, onde será ouvido no recurso da sua sentença de 25 anos de prisão por vários crimes, incluindo traição.

Segundo a agência de notícias Reuters, que cita a advogada de Kara-Murza, Maria Eismont, as condições da transferência podem ser uma tortura para o opositor, que sofre de um grave problema no sistema nervoso.

O cidadão russo-britânico encontra-se detido numa colónia penal em Omsk e a transferência para Moscovo poderá demorar pelo menos três semanas, entre viagens de comboio e paragens em prisões durante o percurso. Durante esse período não haverá qualquer tipo de contacto com a família ou advogados.

Em causa está o facto de o Supremo Tribunal russo ter ordenado que Kara-Murza fosse transferido para Moscovo para ser ouvido no seu recurso por se tratar de um caso que envolve segredos de Estado e, por isso, não poder ser discutido por videochamada, explicou a Reuters.

Kara-Murza, sublime-se, foi condenado a 25 anos de prisão depois de ter sido acusado de traição, de divulgar “informações falsas” sobre o Exército russo e de manter ligações com uma “organização indesejável”. Esta sentença é a pena mais pesada imposta a um opositor na história recente da Rússia.

O opositor sobreviveu a envenenamentos em 2015 e 2017, os quais atribuiu ao Kremlin. As autoridades russas negaram qualquer responsabilidade.

Leia Também: Rui Tavares foi à embaixada da Rússia para pedir libertação de Kara-Murza

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World