Tem pensamentos inquietantes? Fazer a si mesmo estas perguntas pode acalmá-los

tem pensamentos inquietantes? fazer a si mesmo estas perguntas pode acalmá-los

Escrever (Peter Rutherhagen/Johner RF/Getty Images)

Pensamentos irracionais invadem a sua mente de vez em quando, deixando-o a sentir-se preocupado ou talvez mesmo à beira de um ataque de pânico?

O que pode acalmar os seus nervos é fazer a si próprio uma série de perguntas que desafiam a legitimidade e a perspetiva desses pensamentos inquietantes – este processo é conhecido como questionamento socrático. Nomeado devido a Sócrates, o influente filósofo grego conhecido por fazer perguntas aos outros para os ajudar a aperfeiçoar o seu pensamento e a aproximarem-se da verdade, é uma técnica comum que os terapeutas ensinam aos pacientes na terapia cognitivo-comportamental (TCC).

Reestruturar a sua mentalidade é importante porque “a forte influência que os seus pensamentos têm nas suas emoções deve-se ao facto de acreditar nos mesmos, não porque sejam necessariamente verdadeiros”, disse o Dr. Daniel R. Strunk, professor de psicologia na Universidade Estatal de Ohio, por e-mail.

“Por isso, se nos permitirmos acreditar em coisas perturbadoras que não são totalmente verdadeiras, isso torna a nossa vida emocional mais difícil”, acrescentou.

Embora o questionamento socrático seja uma ferramenta utilizada na TCC, não precisa de ter um terapeuta para a praticar e beneficiar dela – mas um profissional pode ser útil para trabalhar os problemas e atingir os objetivos de uma forma que é difícil para muitas pessoas fazerem sozinhas, disse o Dr. James Overholser, psicólogo clínico e professor de depressão e suicídio na Case Western Reserve University em Cleveland, por e-mail.

Eis como abordar algumas questões habitualmente utilizadas no método socrático. As perguntas e a formulação podem variar consoante o recurso, o terapeuta ou a experiência do paciente, dizem os especialistas, mas o objetivo é o mesmo.

Trabalhar as suas perceções pessoais

A lição do questionamento socrático não sugere que o sofrimento emocional seja apenas ou sempre o resultado de uma perspetiva imprecisa – apenas que este preconceito pode intensificar e contribuir para o sofrimento, de acordo com Strunk.

A subjetividade individual é a razão pela qual duas pessoas que enfrentam o mesmo desafio podem ter experiências e reações emocionais diferentes – uma pode sentir-se negativa e derrotada, enquanto a outra encara a situação como uma oportunidade de crescimento pessoal ou para mostrar bondade.

Quando quiser aplicar o questionamento socrático a pensamentos ou crenças incómodas, comece por escrever o pensamento.

Talvez esteja preocupado com a possibilidade de se envergonhar ou de alguma forma falhar durante a sua próxima apresentação no trabalho.

Para compreender melhor o pensamento e as crenças que lhe estão subjacentes, pergunte a si próprio o que é que o cenário tem de tão perturbador, disse Strunk. Talvez pense que as pessoas vão considerar que é incompetente ou que vai ser despedido.

Em seguida, considere a primeira pergunta: Quais são as provas a favor ou contra este pensamento?

A investigação demonstrou que as pessoas com problemas de saúde mental têm normalmente certos preconceitos e imprecisões na sua forma de pensar, disse Strunk – aqueles que têm depressão, por exemplo, podem percecionar os acontecimentos de uma forma excessivamente negativa, enquanto que as pessoas com ansiedade olham frequentemente para as ameaças como mais prováveis e mais catastróficas do que na realidade seriam.

“Na TCC, os clientes aprendem que seus pensamentos em momentos de forte emoção são muito importantes”, disse Strunk. “Ao aprenderem a reconhecer esses pensamentos e a submetê-los a um escrutínio minucioso, os clientes aprendem uma estratégia de sobrevivência muito importante para lidar com as emoções negativas: avaliar a sua situação com precisão em vez de aceitarem as suas opiniões iniciais no calor do momento sem questionar.”

Recorde-se da frequência com que as pessoas foram despedidas devido a más apresentações antes. Pode considerar o feedback positivo que o seu chefe ou colegas deram sobre as suas contribuições no passado ou mesmo a forma como reagiram aos seus erros.

Pode dizer a si próprio: “Os meus colegas de trabalho sabem que eu contribuo positivamente no trabalho de muitas maneiras. Tive uma boa avaliação de desempenho no último trimestre e a Sally só me agradeceu por a ter ajudado tanto com a conta do Jones na semana passada”, disse Strunk. “Ajuda ser específico e apresentar um caso forte. Deve procurar provas que o convençam, mesmo quando está mais inclinado para as suas opiniões negativas.”

Ajustar a sua perspetiva

Em segundo lugar, pergunte-se se existe uma forma alternativa de ver a situação.

“A atitude é importante para influenciar as nossas emoções e os nossos comportamentos”, afirmou Overholser. “Interpretamos as situações, temos expectativas para o futuro e temos opiniões pessoais sobre nós próprios e as nossas capacidades. Todos estes fatores cognitivos são fundamentais para a maioria dos aspetos das nossas vidas.”

Neste caso, pode lembrar-se que ficar nervoso antes de uma apresentação e a possibilidade de ser avaliado por outros é normal, mesmo para oradores experientes.

Além disso, o que diria a um ente querido que viesse ter consigo com o mesmo pensamento?

“Pode dizer-se algo como: ‘Sabes que és um bom empregado para eles – e eles valorizam muito o teu trabalho. Muitas pessoas preocupam-se com as apresentações. Vais sair-te melhor do que pensas'”, disse Strunk.

Ao controlar os seus pontos de vista, segundo Strunk, pode muitas vezes reduzir a gravidade das suas reações emocionais e assim ser capaz de lidar melhor com as dificuldades.

Pratique regularmente as perguntas socráticas

Outras perguntas socráticas comuns podem incluir as seguintes, embora algumas possam ser adaptadas à experiência de cada paciente:

  • Estou a basear este pensamento em factos ou sentimentos?
  • Estou a tirar conclusões precipitadas ou a recorrer ao pior cenário possível?
  • Poderei estar a interpretar mal as provas? Estou a fazer suposições?
  • Se eu olhar para esta situação de forma mais positiva, como é que ela é diferente?
  • Isto será importante daqui a um ano? Daqui a cinco anos?
  • Poderão outras pessoas ter interpretações diferentes desta situação?

O site de recursos para terapeutas Therapist Aid tem uma impressão gratuita com 10 perguntas socráticas que pode utilizar para desafiar pensamentos irracionais. Outra forma de aprender sobre esta abordagem é ler o livro “Mind Over Mood: Change How You Feel by Changing the Way You Think” – “A Mente Vencendo o Humor: Guia de terapia cognitivo-comportamental para o terapeuta” em português – de Dennis Greenberger e Christine A. Padesky, recomendado por Strunk.

Praticar as perguntas também pode ajudá-lo a tornar-se mais consciente em geral, se o fizer de forma consistente.

“Eu encorajaria as pessoas que estão a tentar aprender a reavaliar os seus pensamentos a experimentar perguntas diferentes”, disse Strunk. “Poderão descobrir que algumas são particularmente eficazes para si.”

OTHER NEWS

13 minutes ago

Doug Burgum’s primary run was short-lived. Now he’s everywhere with Trump.

13 minutes ago

How electric cars are killing the ancient art of haggling

13 minutes ago

Nursery worker, 49, who shoved leftover scraps of fish pie in a vulnerable toddler's face before trying to blame him for her crime is jailed

13 minutes ago

The reason why the Mona Lisa is smiling is revealed: Leonardo may have been having an inside joke, says after landscape behind painting subject was finally identified

13 minutes ago

Dramatic moment London bus bursts into flames as dozens of firefighters rush to battle blaze on busy high street

14 minutes ago

Best nose studs for women: Gold, clear and diamond piercings

14 minutes ago

Jesus is their savior, Trump is their candidate. Ex-president's backers say he shares faith, values

14 minutes ago

Which Premier League games have been selected for TV coverage this weekend?

15 minutes ago

Trump to address NRA after threatening to roll back gun control laws if elected

15 minutes ago

Is Enbridge Stock a Good Buy in May 2024?

15 minutes ago

MLS Rivalry Week hits its final crescendo this weekend

15 minutes ago

'They need Pep to go and when he goes they will win the title'

15 minutes ago

At ACM Awards, Prana of O.N.E The Duo, says key to attracting and keeping Black country music fans is making them feel welcome

15 minutes ago

Opponents of three initiatives on fall ballot come out swinging

15 minutes ago

Mariners to host A-League grand final

19 minutes ago

Breaking Baz @ Cannes: Sony’s Tom Rothman On How Movies Endure, Charles Finch Throws Swish Soiree Honoring Columbia Pictures & Josie Rourke Gives Voice To The Irish

19 minutes ago

‘Armand’ Review: Renata Reinsve Shines In Halfdan Ullmann Tøndel’s Intense School Drama – Cannes Film Festival

21 minutes ago

Shane Warne's son Jackson reveals his surprising and very expensive hobby that's costing him thousands of dollars

21 minutes ago

Cannes Film Festival: Hunter Schafer shows off her kooky sense of style in a frilled white mini dress and a matching bandana at the Kinds Of Kindness photocall

21 minutes ago

Ryli Johnson stuns in first magazine shoot and reveals modelling career plans after being dubbed 'the most beautiful girl in the world' when her photo went viral

22 minutes ago

Stephen A. Smith: 'Greatness Effect' on Teammates Puts Luka Doncic Over Shai Gilgeous-Alexander

22 minutes ago

Man Utd: Fernandes ‘may leave’ in 2025 despite Prem ‘priority’ with two £85m bids mooted

22 minutes ago

Donald Trump inspired by Rishi Sunak's most controversial flop policy if he wins election

23 minutes ago

Phil Mickelson's LIV Golf future back in spotlight after another tough round

23 minutes ago

Our reporter breaks down his reporting on arrests in Sikh activist's murder

23 minutes ago

Coach K On The Rise Of Anthony Edwards

23 minutes ago

Trump Plans to Reward Peter Navarro for Going to Jail Instead of Being a ‘Rat'

23 minutes ago

Latest news bulletin | May 18th – Midday

23 minutes ago

Chicago Cubs second baseman Nico Hoerner misses 4th straight game with left hamstring issue

23 minutes ago

Donte DiVincenzo talks about playing Game 7 at the Garden: "This is the exact reason why we played the last couple of games to get that two seed"

23 minutes ago

“He was similar to Charles Barkley but a little more athletic” - Alonzo Mourning describes Larry Johnson as a player

23 minutes ago

Russia Presses Attacks in Northeast Ukraine, Seeking Buffer Zone on Border

23 minutes ago

UCLA faculty reject censure and no confidence resolutions against chancellor after attack on pro-Palestinian encampment

25 minutes ago

Sean 'Diddy' Combs abuse allegations: A timeline of key events

26 minutes ago

This 30-year-old won the NYC housing lottery and pays $1,000/month for a luxury 1-bedroom apartment—take a look inside

28 minutes ago

Video: In his final interview as Liverpool manager, JURGEN KLOPP admits the defeats still hurt, but the outgoing head coach insists: 'I look back with a smile'

28 minutes ago

Nadda on BJP-RSS ties: We have grown, more capable now… the BJP runs itself

28 minutes ago

UAW is playing the 'long game' with unionizing in southern states, says Fmr. Ford CEO Mark Fields

28 minutes ago

Nvidia and 2 other portfolio stocks report earnings next week. Here's what we want to see from each

29 minutes ago

Lord Cameron accused of risking Britain’s ‘most important military asset’ with new Gibraltar deal

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch