Cerca de metade dos republicanos quer presidente dos EUA que atue sem restrições, diz Reuters/Ipsos

cerca de metade dos republicanos quer presidente dos eua que atue sem restrições, diz reuters/ipsos

Pessoas participam de comício do ex-presidente dos EUA Donald Trump em Reno, no Estado norte-americano de Nevada 17/12/2023 REUTERS/Carlos Barria

Por Jason Lange

WASHINGTON (Reuters) – Cerca de metade dos republicanos diz que os Estados Unidos precisam de um presidente forte que não seja indevidamente restringido pelos tribunais ou pelo Congresso, apontou nova pesquisa Reuters/Ipsos, em um possível sinal de apoio ao discurso do ex-presidente norte-americano Donald Trump de que, se eleito novamente, deverá ser capaz de operar com restrições legais mínimas.

A pesquisa de uma semana, que foi encerrada na terça-feira, revelou que o Partido Republicano de Trump parece dividido sobre onde estabelecer os limites do poder presidencial que ajudam a definir a democracia norte-americana.

Quarenta e seis por cento dos republicanos entrevistados concordaram com a afirmação de que “o país está em uma crise e precisa de um presidente forte que possa governar sem muita interferência dos tribunais e do Congresso”, enquanto a mesma parcela discordou. O restante não tinha certeza.

Entre os democratas, 25% concordaram com a declaração, enquanto 64% discordaram e o restante não tinha certeza.

Trump, que está enfrentando dezenas de acusações por supostos crimes cometidos durante e após seu mandato na Casa Branca de 2017 a 2021, está atualmente argumentando em um tribunal federal que ele deveria ser amplamente imune a processos por ações tomadas durante seu mandato.

Seu advogado disse a um painel de juízes nesta semana que um presidente que deu ordens para assassinar um rival político só poderia ser processado se tivesse sofrido um impeachment pela Câmara dos Deputados e fosse condenado pelo Senado.

Embora a pergunta da pesquisa não tenha mencionado Trump, cerca de 47% dos entrevistados que disseram que votariam nele se a eleição presidencial fosse realizada agora concordaram com a declaração de que o presidente não deve sofrer restrições. Cerca de 23% das pessoas que disseram que votariam no atual presidente democrata Joe Biden disseram que concordavam.

Entre outros crimes, os promotores acusam Trump de recorrer à fraude para tentar reverter sua derrota para Biden na eleição presidencial de 2020.

Trump alega inocência em todas as acusações e diz que os processos criminais contra ele são “caças às bruxas” engendradas por inimigos políticos, incluindo Biden.

A pesquisa Reuters/Ipsos mostrou que Biden e Trump, o favorito para ser o indicado republicano como candidato à Casa Branca, estavam empatados, cada um recebendo 35% de apoio e o restante dizendo que estava indeciso ou que votaria em outra pessoa ou em ninguém.

Os muitos desafios legais de Trump são um risco importante para sua chance de reconquistar a Presidência, com 49% dos independentes dizendo que não votarão nele se for condenado por um júri, em comparação com 12% que disseram que ainda o apoiarão. Outros 35% disseram que não sabiam e 3% não responderam à pergunta.

A condenação poderia até mesmo custar votos republicanos a Trump. Vinte e oito por cento dos republicanos entrevistados disseram que não apoiarão Trump se ele for condenado, em comparação com 43% que disseram que ainda o apoiarão e 28% que disseram não ter certeza.

“DIFÍCIL TER UMA DEMOCRACIA”

Há muito tempo Trump cultiva uma imagem de homem forte e, no mês passado, disse a seus apoiadores que não será um ditador se for novamente eleito, exceto “no primeiro dia”.

A fatia significativa de republicanos que buscam um presidente sem restrições sinaliza um possível enfraquecimento das instituições democráticas dos EUA, disse Matthew MacWilliams, cientista político da Comms Hub, uma consultoria pró-democracia.

“É difícil ter uma democracia quando essa atitude está em andamento”, disse MacWilliams, que faz pesquisas sobre opinião pública e autoritarismo.

A pesquisa Reuters/Ipsos também mostrou que os republicanos adotam fortemente uma proposta de linha dura para a política de imigração que tem sido vinculada à campanha de Trump. Sessenta e nove por cento dos republicanos disseram concordar com a afirmação de que “os imigrantes ilegais devem ser presos e colocados em campos de detenção enquanto aguardam as audiências de deportação”, em comparação com 21% dos democratas.

Trump prometeu realizar a maior operação de deportação da história dos EUA se for eleito novamente e um ex-assessor de política de imigração, Stephen Miller, defendeu recentemente os campos de detenção de imigrantes em uma entrevista ao New York Times.

O assessor da campanha de Trump, Jason Miller, não quis comentar os resultados da pesquisa Reuters/Ipsos sobre o poder presidencial e a imigração, mas repetiu as posições da campanha de que os Estados Unidos estão em declínio sob o comando de Biden, em parte por causa das “fronteiras abertas e da instrumentalização do nosso sistema judiciário”.

A pesquisa Reuters/Ipsos, realizada online de 3 a 9 de janeiro, entrevistou 4.677 adultos norte-americanos selecionados aleatoriamente e teve uma margem de erro de cerca de 2 pontos percentuais.

(Reportagem adicional de Tim Reid)

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World