Papa Francisco recebe chancelor alemão Scholz para conversar sobre conflitos

papa francisco recebe chancelor alemão scholz para conversar sobre conflitos

Papa Francisco com chancelor alemão Olaf Scholz

O Papa Francisco recebeu em audiência, no Palácio Apostólico, o chanceler alemão, Olaf Scholz. Posteriormente, Scholz reuniu-se com o Secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin.

A guerra em Gaza e na Ucrânia na agenda

Na nota emitida pelo Vaticano após o encontro, “foi expressa a satisfação pelas boas relações e pela colaboração frutuosa entre a Santa Sé e a Alemanha, notando a importância da fé cristã na sociedade alemã”.

Em primeiro plano, alguns temas prioritários: os conflitos em Gaza e na Ucrânia e o consequente compromisso com a paz, na busca de uma “solução diplomática que leve o mais rapidamente possível à cessação das hostilidades”. No centro da visita também esteve o fenómeno da migração.

Troca de presentes entre o Papa Francisco e Scholz

Scholz entregou ao Papa a bola oficial da UEFA Euro 2024 e um urso de porcelana com o brasão de armas da República Federal da Alemanha.

Em vez disso, o Papa doou uma obra de bronze intitulada “Amor social”, representando uma criança que ajuda outra a levantar-se, com a inscrição “Amare Aiutare, os volumes dos documentos papais, a mensagem deste ano para a Paz, o livro sobre a Statio Orbis de 27 de março de 2020, editado pela editora vaticana.

Visita de Scholz a Roma

Scholz chegou a Roma na sexta-feira reuniu-se com o presidente Sergio Mattarella. Mas não se encontrou com a primeira-ministra Giorgia Meloni, que está atualmente em visita oficial aos Estados Unidos. A Itália atualmente detém a presidência rotativa do G7.

Após o encontro no Vaticano, Scholz participou no congresso dos Socialistas Europeus (PES) em Roma, em vista das eleições europeias em junho, onde Nicolas Schmit foi confirmado como o “Spitzenkandidat” dos socialistas.

Falando aos jornalistas, o chanceler alemão disse que as autoridades estão a investigar uma suposta gravação publicada pela imprensa estatal russa na qual oficiais militares alemães terão discutido o apoio do país à Ucrânia, incluindo o uso potencial de mísseis Taurus. Scholz classificou as alegações como “assunto muito sério”.

No início da semana, Scholz disse que ainda estava relutante em enviar mísseis de cruzeiro Taurus de longo alcance para a Ucrânia, sinalizando o risco do envolvimento direto da Alemanha na guerra.

Primeira audiência privada de Scholz no Vaticano

O Chanceler alemão e o Pontífice já tinham conversado por telefone e encontraram-se no funeral de Bento XVI no Vaticano.

Mais de 20,94 milhões de pessoas – pouco menos de um quarto da população alemã – são católicas.

A antecessora de Scholz, Angela Merkel, encontrou-se com o Papa Francisco cinco vezes no Vaticano entre 2013, ano de sua posse, e 2021, ano de sua partida.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World