Polónia pode aceder a 137 mil milhões de euros da UE

A Polónia vai poder aceder a 137 mil milhões de euros em fundos comunitários, como do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) ou de coesão, pelos esforços para restabelecer o Estado de direito, anunciou hoje a Comissão Europeia.

polónia pode aceder a 137 mil milhões de euros da ue

A Polónia vai poder aceder a 137 mil milhões de euros em fundos comunitários, como do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) ou de coesão, pelos esforços para restabelecer o Estado de direito, anunciou hoje a Comissão Europeia.

“A Comissão Europeia adotou hoje dois atos jurídicos que abrirão caminho para que a Polónia tenha acesso a um financiamento da União Europeia [UE] até 137 mil milhões de euros. Estes atos estão relacionados com as reformas do Estado de direito que a Polónia adotou e com as medidas mais recentes e imediatas que tomou para cumprir os marcos para reforçar a independência judicial”, indica a instituição em comunicado.

Em causa está, desde logo, o PRR polaco, que foi aprovado por Bruxelas em junho de 2022, mas com a obrigação de Varsóvia cumprir marcos ao nível de reformas do sistema judicial para começar a receber fundos.

Hoje, o executivo comunitário anuncia a sua avaliação preliminar do primeiro pedido de pagamento da Polónia relativo ao Mecanismo de Recuperação e Resiliência, que financia o PRR, concluindo que Varsóvia “cumpriu satisfatoriamente as duas grandes metas para reforçar aspetos importantes da independência do sistema judiciário polaco através da reforma do regime disciplinar dos juízes”, bem como uma outra relativa ao combate à fraude.

“Uma vez confirmada pelos Estados-membros [no Conselho], a avaliação de hoje da Comissão permitirá o desembolso de 6,3 mil milhões de euros líquidos de pré-financiamento nas próximas semanas, de um total de 59,8 mil milhões de euros de fundos do Mecanismo de Recuperação e Reestruturação para a Polónia”, adianta a Comissão Europeia.

As reformas feitas abriram ainda caminho para que Varsóvia, de acordo com Bruxelas, volte a cumprir “a condição horizontal de habilitação relacionada com a Carta dos Direitos Fundamentais da UE, permitindo-lhe aceder até 76,5 mil milhões de euros para os seus programas de financiamento da política de coesão, da política marítima, das pescas e da aquicultura e dos assuntos internos para 2021-2027”.

“A Comissão congratula-se igualmente com o compromisso assumido pelo governo polaco de dar resposta às preocupações de longa data em matéria de Estado de direito, indo além das relativas ao regime disciplinar dos juízes, com base nas recomendações”, é ainda referindo.

Em meados de fevereiro, as autoridades polacas apresentaram um plano de ação sobre o Estado de direito na Polónia, visando fechar o processo de infração aberto ao país, numa avaliação que será divulgada entretanto pelo executivo comunitário.

Os diferendos entre Bruxelas e o anterior executivo nacionalista e eurocético polaco sobre a violação do Estado de Direito e do primado da lei duram já há seis anos, tendo sido abertos vários processos de infração e a ativação, em 2017, do artigo 7.º – sobre grave e persistente violação aos valores fundamentais europeus – que prevê sanções ao país infrator.

Leia Também: Polónia não exclui fechar fronteiras a comércio de produtos ucranianos

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World