Anthony Ervin, três vezes campeão olímpico de natação: “Acho que o Diogo Ribeiro já provou que pertence à final dos Jogos de Paris”

O nadador norte-americano, tal como Diogo Ribeiro, venceu o primeiro título internacional aos 19 anos, nos 50 livres dos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000. Agora, e em conversa com a Tribuna Expresso, Ervin vê no português “um grande talento”, que não tem “qualquer medo de ganhar” e lembra o choque que pode ser uma primeira presença nos Jogos Olímpicos: “Os mais talentosos atletas vão aos seus primeiros Jogos para aprenderem o que aquilo verdadeiramente é e o quão diferente é do sonho a que nos agarramos”

anthony ervin, três vezes campeão olímpico de natação: “acho que o diogo ribeiro já provou que pertence à final dos jogos de paris”

Anthony Ervin, três vezes campeão olímpico de natação: “Acho que o Diogo Ribeiro já provou que pertence à final dos Jogos de Paris”

Quando Anthony Ervin participou pela primeira vez nos Jogos Olímpicos, em 2000, era um jovem de 19 anos que até então nunca havia competido a nível internacional. “Tive de ir à pressa tirar o passaporte, não tinha passaporte, o que é uma indicação da minha imaturidade, mesmo que o talento e parte atlética pudessem estar lá”, diz à Tribuna Expresso o antigo nadador a partir da zona Este dos Estados Unidos, recém regressado de Doha, onde nas últimas semanas se realizaram os Mundiais de Natação do maior contentamento de Portugal: as três medalhas conquistadas parecem ainda matéria do sobrenatural se pensarmos que há três anos estar numas meias-finais numa prova internacional era motivo de festa.

Ervin nunca tinha estado “nuns Mundiais, ou Mundiais de juniores”, nunca tinha tido “qualquer exposição a nível internacional”, continua, respondendo à questão sobre o quão avassalador pode ser para um adolescente de 19 anos passar de anónimo a estrela. A conversa, claro está, acontece por causa de um fenómeno chamado Diogo Ribeiro, que no Catar foi campeão mundial nos 50 e 100 mariposa. Em Sydney, nos Jogos Olímpicos de 2000, um então mais ou menos desconhecido Anthony Ervin foi campeão olímpico numa histórica final dos 50 livres, histórica porque a medalha de ouro foi dividida, ou melhor, dobrada, entre dois atletas – o outro foi o também norte-americano Gary Hall Jr. – coisa raramente vista na natação, principalmente no 1.º lugar.

A sua experiência, sublinha, parece-lhe bem diferente da de Diogo Ribeiro. “Ele já viu muita coisa e está a ser muito bem trabalhado nestes meandros”, diz o norte-americano de 42 anos, que tem uma das mais incríveis histórias da natação mundial: depois do título olímpico de 2000 e título mundial no ano seguinte afastou-se das piscinas durante quase uma década e em 2016, com 35 anos, foi novamente campeão olímpico, no Rio de Janeiro, e a dobrar, nos 50 livres e nos 4×100 livres – é ainda hoje o campeão olímpico mais velho da natação em provas individuais.

Para ler este artigo na íntegra clique aqui

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World