Supermercados: "Governo está a penalizar o mensageiro", "será fácil mostrar que não houve lucro extraordinário"

Diretor-geral da APED garante que o setor do retalho só está a passar 35% do aumento dos custos para o preço final ao consumidor. Proposta de lei que cria um imposto extraordinário sobre o setor está a ser analisado

“É uma vitória termos posto um ponto final na angústia das quintas-feiras”, diz Gonçalo Lobo Xavier

A distribuição está a “analisar” o diploma sobre a taxa extraordinária de 33% sobre os lucros do setor, disse esta quarta-feira o diretor-geral da APED à Lusa, questionando a sua legitimidade e o fim a que se destina.

“Gostava de esclarecer, em primeiro lugar, que a APED [Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição] e os seus retalhistas estão (…) muito unidos no sentido de analisar o diploma e todo o enquadramento que está a ser preparado”, começou por dizer Gonçalo Lobo Xavier.

O responsável diz não poder dizer se avançam para tribunal, pois ainda não existe “legislação clara, nem o esclarecimento cabal do processamento desta taxa ou imposto que o Governo decidiu criar”, sublinhou o diretor-geral da APED.

“Portanto, que fique claro que o que estamos a fazer e atentos, evidentemente, com as nossas equipas de juristas, é a analisar o evoluir da situação. Agora, nesta fase, como é evidente, não podemos dizer que vamos para tribunal porque não há matéria para tribunal nesta fase”, reforçou o diretor-geral da APED, que representa retalhistas como a Sonae (Continente) ou Jerónimo Martins (Pingo Doce), entre outros.

O jornal Público noticiou esta quarta-feira que o setor da distribuição “prepara-se para contestar taxa sobre lucros extraordinários nos tribunais”, referindo que a APED se afirma disposta a ir “até ao fim” na contestação desta taxa temporária, a vigorar entre 2022 e 2023 e que se aplica às empresas com uma subida de lucros de 20% face à média dos últimos quatro anos.

Agora, “o que questionamos – e isto já não tem a ver com questões de legalidade, mas tem a ver com questões de enquadramento e da própria justificação que está escrita nos documentos que têm vindo a público do Governo – (…) a bondade, por um lado, desta taxa, a sua legitimidade e o seu fim”.

Isto “porque o que a distribuição alimentar tem vindo a assistir, e pode atestar facilmente com números, com a transparência das suas contas e com resultados, é que toda a cadeia de distribuição alimentar está a ser pressionada pelo aumento dos custos dos fatores de produção”, argumentou.

Gonçalo Lobo Xavier sublinhou que “todos os agentes económicos que gravitam na cadeia de distribuição”, que inclui produção, logística, transportes e embalagens, estão a ser pressinados pelo aumento dos custos, destacando o aumento generalizado dos preços da energia, quer elétrica, quer do gás e de combustíveis fósseis.

Estes custos “estão a pressionar toda a cadeia de valor e todos os aumentos são facilmente justificados” por isso, apontou, salientando que a invasão da Ucrânia pela Rússia exponenciou ainda mais isso.

“Nós insistimos que este aumento dos preços, dos custos, dos fatores de produção, aliados ao crescimento dos custos da energia e dos transportes, não têm sido passados na mesma proporção do aumento dos custos (…) para o valor final que os consumidores veem nas prateleiras dos hipermercados e supermercados em todo o país”, sublinhou.

Aliás, acrescentou, “todos os indicadores mostram que o retalho nacional tem passado apenas 35% do aumento relativo destes custos” para o preço de venda final.

“É preciso ter em atenção o esforço que tem sido feito pelos retalhistas para não passar na íntegra os aumentos que estão a sofrer” todos os agentes da cadeia de distribuição, disse, apontando que “os próprios agentes da produção”, de quem o setor depende, “estão a passar um mau bocado, precisamente por estes aumentos” dos custos.

“Governo está a penalizar o mensageiro”

“Nós somos o mensageiro” e, portanto, “o que o Governo está a fazer é a penalizar o mensageiro, as empresas de distribuição que fazem um esforço para que não faltem produtos nas prateleiras e que, para não onerar ainda mais o preço de venda final, têm tido um comportamento assinalável na manutenção das margens e muitas vezes na sua redução”, considerou.

Gonçalo Lobo Xavier sublinhou que as margens médias no retalho alimentar “são na ordem dos 2%, 3%”, em Portugal como na maioria dos países europeus.

“O que devíamos estar era a saudar o facto de as empresas estarem a ter um comportamento de eficiência de modo a não onerar os portugueses de forma ou de forma tão intensa, face ao crescimento dos custos”, defendeu.

O setor, disse, vai continuar o “esforço de eficiência para garantir os produtos em prateleira, o esforço de continuar a investir para que esta eficiência seja duradoura, o esforço para manter os colaboradores com aumentos de salários como o que foi agora feito com a assinatura do contrato colectivo de trabalho”, em que há uma majoração da tabela salarial “na ordem dos 4,5%, sendo que no salário de entrada a ter majoração em 9%”.

O país, referiu, beneficiou de uma conjuntura económica “mais favorável”, sendo que nos primeiros nove meses do ano “houve um aumento do consumo privado”, como também do turismo.

“E quem beneficiou ainda mais foi o Estado, que teve uma receita fiscal recorde precisamente porque houve uma melhoria da atividade económica”, apontou Gonçalo Lobo Xavier.

Ou seja, “o Estado, que é o principal beneficiário deste desenvolvimento e do crescimento das empresas, que naturalmente nós também assinalamos, quer agora, de uma forma populista e de uma forma demagógica, atirar para as empresas da distribuição o ónus de que o aumento dos preços e a melhoria dos resultados se deve a algum milagre e a alguma causa extraordinária que nós estamos a beneficiar”, criticou.

Isto “é fácil de documentar e será fácil mostrar que não houve nenhum lucro extraordinário. Houve bons resultados, sim, mas que decorrem destas questões que acabei de expor”, rematou.

Esta nova ‘windfall tax’ ou taxa sobre o retalho alimentar é aplicável a empresas portuguesas que “exerçam, a título principal, uma atividade de natureza comercial, industrial ou agrícola”, e a empresas estrangeiras “com estabelecimento estável em território português, que explorem estabelecimentos de comércio alimentar de produtos de origem animal e vegetal, frescos ou congelados, transformados ou crus, a granel ou pré-embalados”.

Em ambos os casos a taxa fixada é de 33% e irá aplicar-se aos lucros excedentários apurados nos períodos de tributação para efeitos do IRC dos anos de 2022 e 2023.

News Related

OTHER NEWS

Alexander Albon precisa do inverno para voltar a estar em pleno fisicamente

Alexander Albon precisa do inverno para voltar a estar em pleno fisicamente Alexander Albon foi alvo de uma intervenção cirúrgica urgente no passado mês de setembro devido a uma apendicite ... Read more »

Bros e outras histórias de amor LGBTQIA+

“Bros – Uma História de AMor” | © 2022 Universal Studios. All Rights Reserved. / © Cinemundo Até há poucos anos atrás, as histórias de amor LGBTQIA+ apenas obtinham representação ... Read more »

Espanhóis até fizeram grunhidos de porco no relato do golo de Portugal

ronaldo_bruno_fernandes_selecao_4 O Portugal-Uruguai também foi acompanhado com muita emoção lá fora e o relato de Manolo Lama, da rádio espanhola Cadena Cope é prova disso mesmo. Veja também: Fernando Santos ... Read more »

Recifes de coral do Hawai recebem 2 milhões de apólice de seguro

© Fornecido por ECO – Economia Online O grupo de conservação norte-americano Nature Conservancy, subscreveu uma apólice de seguro de 2 milhões de dólares para os recifes de coral do ... Read more »

Ana Guiomar e Diogo Valsassina choram a morte de Bart: “O cão dos meus sonhos partiu…”

Ana Guiomar, Diogo Valsassina Ana Guiomar e Diogo Valsassina despediram-se do seu cão, Bart, que recentemente completara 14 anos de vida. Esta terça-feira, 29 de novembro, foi um dia particularmente ... Read more »

Ex-BBB Vyni vai em gravação de novo DVD de Naiara Azevedo

Ex-BBB Vyni vai em gravação de novo DVD de Naiara Azevedo (Foto: Victor Chapetta / AgNews) Vyni, ex participante do Big Brother Brasil 22, foi prestigiar a gravação do novo ... Read more »

Trazer o Papa custa mais de 50 milhões: entre elogios ao Governo e bicadas a Carlos Moedas, coordenador da JMJ justifica gastos

José Sá Fernandes foi ao Parlamento justificar os custos que a Jornada Mundial da Juventude terá para o erário público, garantindo um retorno financeiro e um “legado”. Pelo meio, o ... Read more »

Crianças satirizam polícia moçambicana e família acaba em tribunal

Três crianças fizeram um vídeo satírico sobre a polícia moçambicana e uma família acabou hoje em tribunal, acusada de calúnia e difamação do Estado, num processo-crime sumário que começou a ... Read more »

Elden Ring eleito jogo do ano nos Golden Joystick Awards

© FromSoftware “Elden Ring” conquistou cinco prémios e foi o grande vencedor dos Golden Joystick Awards 2022. Conhece todos os vencedores. “Elden Ring” foi eleito o jogo do ano nos ... Read more »

Bolsas de NY fecham mistas, com cautela por fala de Powell e de olho na China

Os mercados acionários de Nova York fecharam nesta terça, 29, sem direção única, em sessão marcada pela publicação do índice de confiança do consumidor nos Estados Unidos e com o ... Read more »

A KTM atualiza a sua gama de motos para 2023

A KTM atualiza a sua gama de motos para 2023 A KTM está a sua gama de motos para o ano 2023 com novas cores desportivas. Todas as motos que ... Read more »

Moedas: dólar tem alta ante maioria, com Fed, inflação e payroll no radar

O dólar operou em alta nesta terça, 29, ante a maioria das moedas rivais, em uma sessão com foco na postura do Federal Reserve (Fed) e nas perspectivas para a ... Read more »

Os 7 melhores livros de viagem de todos os tempos

Na pior das hipóteses, os livros de viagem são datados, profundamente racistas ou simplesmente dolorosamente chatos. Mas, na melhor das hipóteses, eles captam a fagulha de ver algo novo, assim ... Read more »

Família pediu 350 mil euros para tratar Tomás. A resposta surpreendeu

Em apenas quatro dias, os portugueses mobilizaram-se para doar 350 mil euros ao pequeno Tomás, de 11 anos, que sofre de uma leucemia mieloide aguda “muito agressiva”. A Família Batazu, ... Read more »

Polícia checa investiga 49 pessoas por apoio público à Rússia na guerra contra a Ucrânia

O artigo 365.º do código penal checo estabelece que quem aprovar publicamente um crime cometido ou elogiar abertamente os autores do crime será punido com um ano de prisão. Polícia ... Read more »

'Rasgar' contrato de telecomunicações? Já pode fazê-lo online

Portal gerido pela Direção-Geral do Consumidor permite aos clientes cessar um contrato com uma determinada operadora de telecomunicações. Já foi lançada a Plataforma de Cessação de Contratos de telecomunicações, depois ... Read more »

Equipa de arbitragem feminina entra para a história dos Mundiais

Esta quinta-feira, no duelo entre Alemanha e Costa Rica. Equipa de arbitragem feminina entra para a história dos Mundiais A árbitra francesa Stéphanie Frappart e as árbitras assistentes Neuza Back ... Read more »

Joe Biden adverte que greve ferroviária colocaria economia dos EUA "em perigo"

US President Biden meets with Congressional leaders Washington, 29 nov 2022 (Lusa) – O Presidente norte-americano, Joe Biden, alertou hoje que uma greve ferroviária pode colocar “em perigo” a economia ... Read more »

Três ex-funcionárias de creche nas Caldas da Rainha julgadas por maus-tratos

Três ex-funcionárias de creche nas Caldas da Rainha julgadas por maus-tratos Três ex-funcionárias de uma creche nas Caldas da Rainha vão ser julgadas no Tribunal Judicial de Leiria por crimes ... Read more »

Detidas 14 pessoas em mais de 100 buscas no país por suspeitas de fraude e branqueamento

polícia judiciária A Polícia Judiciária (PJ) deteve esta terça-feira 14 pessoas pela alegada prática dos crimes de associação criminosa, fraude fiscal e branqueamento, na sequência de cerca de 100 buscas ... Read more »

"Luta no balneário? Para quem inventou isso será o último dia na Bélgica"

Experiente guarda-redes belga comentou, esta terça-feira, os rumores em torno de uma confusão no balneário da seleção entre Kevin de Bruyne, Eden Hazard e Jan Vertonghen. Na projeção ao decisivo ... Read more »

Euro cai face ao dólar pela terceira sessão consecutiva

O euro caiu hoje face ao dólar, pela terceira sessão consecutiva, numa altura em que a inflação recua em alguns países da União Europeia, mas ainda não atingiu o seu ... Read more »

Karim Benzema posta 'foto enigmática' de Ronaldo após ter retorno descartado por Deschamps; entenda

A noticiada rápida recuperação de Karim Benzema fez com que a imprensa especulasse uma possível utilização do atacante por parte da seleção francesa ainda na Copa do Mundo do Catar ... Read more »

"Era importante não fecharmos a porta à expansão" do futuro aeroporto, defende o ministro das Infraestruturas

“É (quase) consensual que o aeroporto de Humberto Delgado está saturado”, afirmou Pedro Nuno Santos, e isso é também uma das razões que leva a que seja um dos aeroportos ... Read more »

Andreia Rodrigues mostra-se com a filha doente ao colo: “Amanhã será melhor…”

Andreia Rodrigues Andreia Rodrigues está de coração “partido” pela filha mais nova, Inês, que adoeceu. Na tarde desta terça-feira, 29 de novembro, Andreia Rodrigues utilizou a sua conta de Instagram ... Read more »

Dicas que o vão ajudar a lidar com síndrome de impostor

Apesar de não ser considerada uma doença, mas sim um padrão de pensamento, a síndrome de impostor é um problema comum. Existem muitas condições que afetam a saúde mental e ... Read more »

10 Acessórios e Soluções Essenciais Para Cozinhas Pequenas

A cozinha é um espaço onde a funcionalidade deve ser privilegiada acima de tudo. Não há nada pior do que estarmos a usar uma cozinha onde não há espaço nas ... Read more »

Spin-off de ‘That ’70s Show’, com filhos do elenco original, ganha trailer

Derivada de That ’70s Show , a série That ’90s Show estreia no dia 19 de janeiro de 2023, informou a Netflix nesta terça-feira, 29. A plataforma de streaming divulgou ... Read more »

Miguel Vicente em ‘brasa’? Bárbara Parada e Miro Vemba em jantar a sós no ‘Big Brother’

Miguel Vicente, Miro Vemba Patrícia Silva teve um dilema na tarde desta terça-feira, 29 de novembro, durante o programa ‘Última Hora’ do ‘Big Brother’. Patrícia Silva foi desafiada pelo Big ... Read more »

Astronautas chineses viajam para “Palácio Celestial” em histórica missão espacial

Por Ryan Woo e Liangping Gao PEQUIM (Reuters) – A China enviou uma espaçonave transportando três astronautas para sua estação espacial para a primeira rotação em órbita de uma tripulação ... Read more »

Alerta fofura! Revelada nova foto da filha bebé de Ronaldo e Georgina

Bella Esmeralda tem atualmente sete meses. Bella Esmeralda tem atualmente sete meses. Georgina Rodríguez teve hoje, terça-feira, um dia preenchido de trabalho. Depois de ter estado a fotografar uma nova ... Read more »

Taça da Liga: Benfica multado em mais de 10 mil euros

Taça da Liga: Benfica multado em mais de 10 mil euros O Benfica foi multado num total de 10.692 euros por factos associados ao jogo com o Penafiel, de sábado, ... Read more »

Um dos maiores fabricantes adiou o arranque da venda direta de automóveis. Novo modelo de venda "não é melhor nem pior, é diferente"

Stellantis (AP) A Stellantis, uma das maiores fabricantes do setor automóvel, vai adiar o arranque do seu próprio modelo de agência, dando mais tempo aos concessionários afetados para se ajustarem ... Read more »

Leandro lamenta consequência na sua carreira por causa de participar no ‘Big Brother’

leandro Leandro foi entrevistado por uma das suas irmãs, numa conversa exibida hoje no programa ‘Júlia’. Leandro aceitou participar no programa ‘Big Brother Famosos’ e em conversa com uma das ... Read more »

Exclusivo. Oficiais da GNR suspeitos de tráfico de droga

Exclusivo. Oficiais da GNR suspeitos de tráfico de droga Um tenente e um capitão da GNR foram alvo de busca por suspeitas de tráfico de droga. Um deles chegou a ... Read more »

Miguel Vicente magoado com Bárbara Parada: “Incomodou-me teres-te deitado nos lençóis de outro homem”

Miguel Vicente, Bárbara Parada Miguel Vicente confessou ter ciúmes e mostrou-se incomodado por Bárbara Parada se ter deitado nos mesmos lençóis que Bernardo Ribeiro. Na tarde desta terça-feira, dia 29 ... Read more »

Mike Tyson se coloca como cobaia para teste de novo alucinógeno

Lenda do mundo das lutas, Mike Tyson chamou atenção nesta semana ao se candidatar como cobaia para teste de alucinógenos. Em conversa no podcast ‘The Fighter and The Writer’, o ... Read more »

TVI revela novo programa que vai substituir o ‘Big Brother’ em 2023

TVI, Logótipo, Jornal das 8, Bom Para Portugal, Queer Eye, gala das estrelas A TVI já revelou o programa que vai ocupar o lugar do ‘Big Brother’ no início de ... Read more »

Casal despejado vai ter alta de hospital psiquiátrico e mudar de cidade

Mesmo trabalhando toda a vida, Maria José e Alberto têm um rendimento conjunto de (apenas) 700 euros. Foram despejados há três meses. O casal de idosos, que ficou sem casa ... Read more »

A tecnologia tira as dúvidas: FIFA diz que não foi detetado contacto na bola por parte de Ronaldo e o golo de Portugal é de Bruno Fernandes

A pergunta parece ter surgido como uma daquelas que dificilmente terá o consenso de todos os adeptos, mas a verdade é que os sensores incluídos na bola do jogo não ... Read more »
Breaking thailand news, thai news, thailand news Verified News Story Network