O que é que se passa com a Tesla?

o que é que se passa com a tesla?

Tesla e carros elétricos (imagem Getty)

No último trimestre, a Tesla registou o seu primeiro declínio anual de vendas desde a pandemia – uma queda que foi significativamente pior do que o esperado. A empresa culpou a fraca economia chinesa, o fogo posto na sua fábrica alemã e as restrições de fornecimento devido à escalada do conflito no Médio Oriente.

Estes fatores não estão certamente a ajudar. Mas os problemas da Tesla não podem ser todos atribuídos a elementos externos. Alguns deles são inevitáveis. Novos concorrentes entraram no mercado e, a dada altura, tinham de começar a retirar vendas à Tesla.

E agora estão a fazê-lo.

A Tesla tornou-se um alvo fácil ao não conseguir introduzir novos produtos com rapidez suficiente para manter o interesse dos clientes. Além disso, o seu diretor executivo, Elon Musk, tornou-se uma pessoa a quem muitos não se querem associar, mesmo quando se trata de um bom automóvel.

Entretanto, as vendas globais de automóveis elétricos nos Estados Unidos da América estabilizaram nos últimos meses. O crescimento das vendas dos veículos tem vindo a abrandar há algum tempo, mas nos últimos dois trimestres as vendas não aumentaram muito, de acordo com as estimativas da Cox Automotive.

Após uma análise mais atenta, o que parece ser um desinteresse generalizado pelos veículos elétricos pode refletir, em grande parte, um menor interesse pela Tesla.

Alguns fabricantes de automóveis, incluindo a Audi, a BMW, a Mercedes e a Rivian, estão a registar um crescimento das vendas de automóveis elétricos superior a 50% ao longo do ano passado, observou Stephanie Valdez Streaty, analista da Cox Automotive, numa apresentação que resumia as tendências da indústria. Mais tarde, a Ford afirmou que as suas vendas de veículos elétricos aumentaram 86%.

“Olhando para os dados, o grande abrandamento está a revelar-se um abrandamento da Tesla”, disse Valdez Streaty.

A Tesla não é vítima de um abrandamento das vendas de veículos elétricos, é uma causa

O preço das ações da Tesla caiu quase um terço em 2024, pois os números de vendas e os lucros da empresa dececionaram. Tem sido um dos piores desempenhos no S&P 500 (índice composto por quinhentos ativos cotados na bolsa) até agora.

No ano passado, as vendas da Tesla aumentaram 38% em comparação com 2022, mas os investidores esperavam mais. A empresa avisou em janeiro que o crescimento das vendas este ano seria ainda mais lento.

Como se veio a verificar, as vendas não cresceram de todo em 2024. Em vez disso, no primeiro trimestre caíram mais de 20% em relação ao mesmo período do ano passado, marcando a primeira vez desde a pandemia que as vendas caíram ao longo de um ano.

No entanto, a Tesla não foi apenas vítima de um abrandamento geral do interesse pelos carros elétricos. Nos Estados Unidos, os Teslas ainda representavam cerca de 56% de todos os veículos elétricos vendidos no ano passado. Embora isso seja muito menos do que os cerca de 80% das vendas que a empresa representou em 2019, de acordo com Edmunds.com, ainda é uma maioria. Quando os americanos perdem o interesse em Teslas, pode parecer uma falta geral de interesse em carros elétricos no geral.

Entre o primeiro trimestre de 2023 e o primeiro trimestre de 2024, as vendas de viaturas elétricas nos EUA cresceram cerca de 15%, de acordo com um relatório recente da Cox Automotive. Mas, se deixarmos de fora a Tesla, as vendas de outros modelos de veículos elétricos, como um grupo, aumentaram 33%.

O Tesla Model 3 e o Model Y, os seus modelos mais populares de longe, têm sete e cinco anos, respetivamente. Outros fabricantes de automóveis, como a Ford, a Audi e a Hyundai, oferecem modelos elétricos competitivos que são muito mais recentes no mercado.

“Os dois principais produtos da Tesla são excelentes veículos, mas a indústria automóvel gira em torno de novos modelos e as alternativas mais recentes dos concorrentes estão provavelmente a abrandar a procura da Tesla”, afirmou Valdez Streaty num e-mail enviado à CNN.

A Tesla não respondeu a um pedido de comentário sobre a idade da linha de veículos da empresa.

O Tesla Cybertruck é novo e está a atrair muitas atenções, mas só agora foi lançado e, até ao momento, é produzido e vendido em números reduzidos. A empresa de Musk está também a lançar uma versão atualizada do Modelo 3 – embora este continue a ser, fundamentalmente, o mesmo carro.

Os fabricantes de automóveis chineses, como a BYD, são também uma grande ameaça a nível mundial, mas ainda nem sequer estão a competir no mercado dos EUA. O próprio Musk chamou-lhes “as empresas automóveis mais competitivas do mundo”.

A marca de Musk

O presidente executivo da Tesla, Elon Musk, também pode estar a causar problemas à marca com as suas declarações públicas cada vez mais controversas.

Nos últimos anos, o diretor tem defendido discursos racistas e tem concordado com declarações anti-semitas. Além disso, a Tesla retirou o apoio à diversidade e à inclusão dos seus relatórios financeiros, enquanto o X, como Musk rebaptizou o Twitter depois de o ter comprado, reintegrou as contas de racistas declarados.

Os dados de um inquérito realizado pela Caliber, uma empresa dinamarquesa de gestão da reputação, indicam que a notoriedade da Tesla e a consideração dos clientes em relação à compra dos seus veículos caíram drasticamente a partir do início de 2022 – o ano em que Musk assumiu o controlo da plataforma de redes sociais originalmente chamada Twitter – e continuaram a diminuir desde então. Os dados foram inicialmente comunicados pela Reuters.

Apesar de os dados da Caliber não estabelecerem ligações concretas a causas específicas, a investigação da empresa também revelou opiniões pouco positivas sobre o próprio Musk. O diretor e a Tesla estão, de longe, muito mais ligados na perceção pública do que a maioria dos diretores executivos e as empresas que dirigem, disse Søren Holm, chefe de serviços ao cliente da Caliber.

“Talvez ele não pudesse ser uma estrela mais brilhante do que é no topo da Tesla. É o homem do ano, é a pessoa mais rica do mundo. É anunciado em todo o lado”, disse Holm numa entrevista à CNN. “E depois está a usar toda esta atenção positiva para criar alguma atenção negativa à sua volta”.

A Tesla não respondeu a um pedido de comentário sobre o impacto das declarações de Musk.

Tanto Musk como a Tesla têm pontuações baixas de “confiança e gostos” nas análises do Caliber. Os recentes declínios nas avaliações do X, a plataforma de redes sociais conhecida como Twitter antes de Musk a ter comprado em 2022, sugerem que o homem responsável por ambas as empresas pode ter algo a ver com o recuo da sua consideração pública.

As opiniões sobre a Tesla caíram drasticamente a partir de 2022, quando Musk se opôs abertamente às restrições impostas pela Covid-19, mas a descida continuou desde então, quando Musk fez ou apoiou declarações públicas racistas e anti-semitas.

“Ele está a começar a ter a reputação de ser uma espécie de arma solta”, afirmou o diretor de serviços ao cliente da Caliber.

E acrescentou ainda que à medida que os modelos concorrentes chegam ao mercado com preço, qualidade e desempenho semelhantes aos que a Tesla oferece, a bagagem da imagem pública que Musk acrescenta à marca pode dissuadir os compradores.”Trata-se de algo em que a reputação que um diretor executivo imprime à marca e à expressão de uma empresa tem um grande peso.”

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World