Quantas estrelas existem na Calçada da Fama de Hollywood?

Quem visita a consagrada região de Hollywood, no estado norte-americano da Califórnia, provavelmente tem como destino turístico certo a Calçada da Fama. O local é um dos pontos mais conhecidos de Los Angeles, tão consagrado quanto os bairros que concentram as mansões dos famosos, a alta variedade de cinemas de rua e o ilustre letreiro.

Só que a Calçada da Fama é muito mais do que um ponto turístico. Ela concentra no piso uma série de placas em formato de estrela que homenageiam artistas de todas as épocas e setores, da Hollywood clássica até o mercado atual, de grandes intérpretes até figuras menos conhecidas do público.

quantas estrelas existem na calçada da fama de hollywood?

As estrelas da Calçada da Fama ocupam 2,1 km da Hollywood Boulevard. (Fonte: Mario Tama/Getty Images)

No começo de abril de 2024, a Calçada da Fama era composta por 2.778 estrelas, separadas uma da outra por espaços de 1,8 metro. O mais recente profissional que recebeu uma homenagem por lá até a publicação deste texto foi o músico Lang Lang, um pianista famoso por fazer concertos para grandes autoridades e tocar em eventos como os Jogos Olímpicos.

A origem da Calçada da Fama

A história das quadras com nomes de astros do entretenimento começa em 1953, graças a um projeto de E. M. Stuart. Na época, ele era presidente da Câmara do Comércio de Hollywood e propôs “manter a glória da comunidade” de uma forma que ficasse conhecida em todo o mundo.

Dois anos depois, o órgão conseguiu a aprovação da cidade para tirar os planos do papel. A ideia de transformar a homenagem em uma calçada e usar o símbolo das estrelas tem origem desconhecida, mas há uma suspeita: o Hollywood Hotel, um dos estabelecimentos mais antigos da região, tinha nomes de hóspedes célebres pintados no teto nesse formato.

quantas estrelas existem na calçada da fama de hollywood?

A famosa Hollywood Boulevard. (Fonte da imagem: Getty Images)

As primeiras versões da Calçada da Fama envolviam uma caricatura do homenageado e uma calçada nas cores marrom e azul, mas a ideia foi rejeitada pela difícil execução. Harry Sugarman, empresário e dono de cinemas, foi escolhido para supervisionar o projeto e aprovar o visual que virou o definitivo.

A inauguração aconteceu em 15 de agosto de 1958, quando as oito primeiras estrelas foram imortalizadas: Olive Borden, Ronald Colman, Louise Fazenda, Preston Foster, Burt Lancaster, Edward Sedgwick, Ernest Torrence e Joanne Woodward. As obras só foram retomadas dois anos depois, quando novos homenageados foram adicionados aos poucos.

quantas estrelas existem na calçada da fama de hollywood?

A inauguração teve presença de figuras ilustres da época. (Fonte da imagem: Walk of Fame/Reprodução)

Até hoje, as estrelas mantém um formato padronizado. Elas são feitas de uma liga metálica de cobre e zinco, têm cinco pontas e são da cor rosa-coral.

Elas são dispostas por quinze quadras da Hollywood Boulevard e mais três da Vine Street. Ao todo, são 2,1 km a serem percorridos pelos turistas — em uma visita que costuma ser feita com o público andando com a cabeça olhando para baixo, em busca das homenagens aos artistas favoritos.

Como uma celebridade ganha a estrela?

Até hoje, é a Câmara do Comércio de Hollywood que escolhe as figuras que recebem uma estrela na Calçada da Fama. Os integrantes de uma comissão debatem entre os indicados até chegar em um nome.

Qualquer pessoa pode nomear alguém a receber a homenagem, mas o indicado deve ter ao menos cinco anos de experiência no campo em que é famoso. É também necessário pagar uma taxa de US$ 75 mil (pouco mais de R$ 380 mil) para o custo das obras, dinheiro que normalmente é pago por grupos de fãs, associações, ou estúdios e emissoras.

quantas estrelas existem na calçada da fama de hollywood?

Carrie Fisher, a princesa Leia de Star Wars, recebeu uma estrela póstuma. (Fonte: David Livingston/Getty Images)

São até 24 cerimônias de indicação de um nome à Calçada da Fama por ano, com transmissão ao vivo nas redes sociais, e a presença da pessoa homenageada ou parentes de profissionais já falecidos.

Apesar da seleção criteriosa, vários nomes curiosos têm um espaço dedicado na Hollywood Boulevard. Ao caminhar por lá, você encontra as estrelas de personagens como Garibaldo (de Vila Sésamo) e Godzilla, do ex-jogador de basquete Magic Johnson (por ser dono de uma rede de cinemas) e até de Donald Trump. O ex-presidente dos Estados Unidos recebeu a estrela em 2007, pelo trabalho como produtor no Miss Universo.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World