A Revolução também se fez no Porto e, da noite para o dia, trocou as voltas a Manuela e ao marido

“Quando acontece o 25 de Abril nós estavamos a preparar a nossa fugida para Paris”. Manuela Matos Monteiro, fotógrafa e diretora das galerias Mira em Campanhã, recorda os tempos inebriantes da Revolução.

a revolução também se fez no porto e, da noite para o dia, trocou as voltas a manuela e ao marido

Manuela Matos Monteiro, fotógrafa e diretora das galerias Mira

Era uma manhã de quinta-feira igual a tantas outras, num tempo em que nem se ousava sonhar. Manuela Matos Monteiro, que na altura tinha 21 anos, ia a caminho da escola Soares dos Reis, onde era professora. A meio do caminho foi surpreendida com a notícia da Revolução.

Da noite para o dia, a Revolução trocou as voltas a Manuela Matos Monteiro e ao marido João Lafuente. O casal, que sempre teve uma intensa atividade política clandestina, preparava-se para fugir rumo a Paris, à semelhança de muitos outros jovens intelectuais que queriam escapar às garras da ditadura e à face mais dura e sangrenta do regime que governava Portugal: a guerra colonial.

Com a queda do regime, Manuela Matos Monteiro e o marido já não saíram de Portugal. Ficaram no Porto a viver os momentos inebriantes que se seguiram à Revolução. Desses tempos não têm uma única fotografia, apesar de ambos serem fotógrafos.

Os dias, semanas e meses seguintes ao 25 de Abril de 1974 foram passados nas ruas, em manifestações e ocupações, em assembleias de moradores e nas fábricas, numa intensa atividade política, que agora podiam fazer às claras, sem medo de serem levados para os calabouços da PIDE. Durante anos os nomes de Manuela e do marido estiveram sinalizados.

O ativismo começou cedo para Manuela Matos Monteiro formada em Filosofia e Psicologia, fotógrafa e galerista. Recorda que os movimentos estudantis tiveram um papel importante na queda da ditadura. A grande luta era contra a guerra e pelo direito de ler, ouvir e falar.

Nesse tempo, anterior ao 25 de Abril, quando as mulheres tinham um estatuto de semipessoas, as questões feministas não estavam na agenda. Foram entrando, progressivamente, no pós-revolução.

Em 1977, Manuela e outras mulheres de diferentes idades, estratos sociais e ideologias, criaram o Grupo Autónomo de Mulheres do Porto, conhecido como GAMP, para lutar contra a opressão das mulheres.

Ter na Constituição a garantia de igualdade foi um avanço enorme. Mas, 50 anos depois da Revolução dos Cravos, Manuela Matos Monteiro defende que há ainda muito por fazer e, por isso, a luta não pode parar.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World