Madeira. Representante da República decide manter governo regional em gestão

madeira. representante da república decide manter governo regional em gestão

O representante da República anunciou este sábado a sua decisão no que toca à crise política na Madeira, depois de ontem ter reunido com o Presidente da República.

Ireneu Barreto decidiu que o atual governo da Madeira continuará em gestão até decisão do presidente da República, referindo que teve em atenção “unicamente o superior interesse dos madeirenses”.

Na sua declaração, Ireneu Barreto lembrou que em cima da mesa tinha duas opções: a manutenção do atual Governo Regional, em funções de gestão, ou a nomeação do presidente de um novo executivo. “Considero ser preferível manter a actual situação do XIV Governo Regional, o qual permanecerá em funções de gestão“, anunciou, numa delaração aos jornalistas a partir do Palácio de São Lourenço, no Funchal. O representante da República referiu ainda que esta decisão deverá prolongar-se “por poucas semanas, eventualmente mais no caso de agendamento de eleições”, justificando-a como preferível à nomeação “já, de um novo Governo Regional, que, ainda mesmo antes de conhecer os assuntos pendentes, poderia dentro em pouco entrar também em funções de gestão”. “Uma eventual decisão de dissolução compete ao presidente da República”, acrescentou Ireneu Barreto.

“Caso o presidente da República entenda não dissolver proximamente a Assembleia Legislativa, procederei então à nomeação do presidente [regional da Madeira] e demais membros de um novo governo regional”, esclareceu ainda.

“Esta é, necessariamente, uma decisão precária, que pode ser revertida a partir do momento em que seja possível conhecer a posição do senhor Presidente da República”, afirmou

O líder do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, demitiu-se depois de ter sido constituído arguido no âmbito de um processo em que são investigadas suspeitas de corrupção na região, o que levou à queda do seu executivo, de coligação PSD/CDS-PP, com o apoio parlamentar do PAN.

Irineu Barreto sublinhou ter já lamentado que “estes factos tivessem impedido a Assembleia Legislativa de aprovar o Orçamento regional, com todas as consequências que da sua falta decorrem”, defendendo que “um governo de gestão pode e deve praticar todos os atos necessários urgentes e inadiáveis, nomeadamente os exigidos para que o PRR seja atempadamente cumprido”. “Gostaria ainda de realçar que a atribuição da qualidade de arguido não diminui a capacidade do presidente do Governo para exercer as suas funções”, considerou Barreto, citando como razões para tal o fato de tal estatuto ser atribuído para um arguido ter acesso facilitado ao processo, “e organizar a sua defesa”, e o princípio da presunção de inocência, o qual tem “densidade material, princípio integral e limpo que não admite adversativas”.

###1551348###

Antes de tomar a decisão, Ireneu Barreto reuniu-se esta sexta-feira com Marcelo Rebelo de Sousa, que lhe afirmou estar a “ponderar”, devendo “anunciar a sua posição oportunamente”. O Presidente da República só pode dissolver o parlamento da Madeira depois de 24 de março, seis meses após as últimas eleições legislativas regionais. com Lusa

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World