A aldeia sem carros ideal para uma escapada medieval na Cantábria

a aldeia sem carros ideal para uma escapada medieval na cantábria

Casas típicas

No mapa, a aldeia aparece apenas como um rectângulo de casas apinhadas. Situada à beira do rio Argoza, junto ao traçado da antiga via que ligava o vale de Saja a Castela, Bárcena Mayor é um enclave num vale espectacular flanqueado por pequenas colinas. É um paraíso rural, declarado Conjunto Histórico Artístico em 1979, com apenas uma centena de habitantes, um número que parece escasso para a beleza de uma das aldeias mais bonitas de Espanha. Bárcena Mayor é uma aldeia-monumento perfeita para uma escapadela rural de fim-de-semana na Cantábria.

SEM CARROS NEM GPS

Seguindo de carro até essa mesma entrada, vêem-se os telhados de Bárcena Mayor despontando sobre a estrada, rodeados por colinas cobertas de carvalhos e faias. É como se toda a aldeia brotasse do asfalto, que se interrompe para dar lugar às ruas empedradas. Só os residentes podem entrar na aldeia e levar o seu veículo até a porta de casa. As outras pessoas têm de estacionar no parque de estacionamento municipal. Mas é para o nosso bem (e para o dos locais).

Bárcena Mayor é um autêntico refúgio para qualquer flâneur rural. Aqui até a pessoa menos dotada em termos de orientação pode andar tranquilamente sem prestar atenção ao GPS do telemóvel e não se perder. A aldeia está organizada num só bairro formado por duas ruas unidas por uma trama de currais, pracetas, vielas e fileiras de casas tão coladas que quase parece um souk. A outra referência urbana é o rio, cuja ponte de pedra se tornou um popular cenário fotográfico.

MICRO-ATLAS DA ARQUITECTURA MONTANHESA

Caminhar. Aqui vem-se para caminhar e não poderia ser mais fácil fazê-lo. Caminhar entre casas que são o perfeito expoente da arquitectura montanhesa rural. Os moradores empenharam-se com perfeição e esmero nas sucessivas renovações das suas casas desde a década de 1990. O resultado é um bilhete postal de ruas empedradas, casas com varandas adornadas com gerânios e arcadas onde ainda se guarda a lenha para o Inverno. As excepções são as casas senhoriais, cujos arcos de pedra antecedem as portas.

Alguns pormenores como relógios de sol, alguns dos quais esculpidos na pedra, vão entretendo o olhar. No meio de tantas casas e casarões, a casa paroquial, os tanques, a praça, a praceta e os recantos encantadores, a igreja de estilo barroco montanhês talvez passe despercebida.

RUMO AO MAIOR ARVOREDO Da EUROPA

Quando já tiver dado voltas suficientes no pequeno conjunto de vielas, há uma boa quantidade de trilhos à sua espera fora da aldeia. O ponto de partida é sempre a ponte de pedra. Bárcena Mayor é o único núcleo habitado do Parque Natural de Saja-Besaya, que é o maior arvoredo da Europa e ao qual se pode aceder confortavelmente a pé a partir da aldeia. Situado entre os rios Saja e Besaya, é o maior parque natural da Cantábria (24.000 hectares: uma galáxia natural praticamente inalterada), o lugar onde crescem as florestas caducifólias mais bem conservadas da Cordilheira Cantábrica. Carvalhos, faias, azevinhos e bétulas transformam o lugar numa autêntica explosão outonal.

Em BUSCA DE um bom COzIDO MONTAnhês

Não existe um prato mais literário do que um bom cozido, nem um prato com mais versões ao longo da geografia espanhola, tantas que recebe um nome diferente dependendo do local onde nele se meta a colher. Na Cantábria, chama-se cozido montanhês e o vale de Cabuérniga, onde se situa Bárcena Mayor, é uma espécie de epicentro do prato típico da gastronomia cantábrica – de tal forma que, mesmo que lhe dêem a receita, dificilmente conseguirá reproduzi-lo em casa a não ser que viva com alguém da terra e tenha acesso a ingredientes locais.

A verdade é que também se vem a Bárcena Mayor para comer. No meio das suas casas e varandas floridas encontra-se o restaurante La Solana, cujo cozido foi reconhecido pela imprensa da região como o melhor cozido montanhês do ano em 2019. Vai para a mesa na panela, para que possa repetir todas as vezes que quiser. Feijões, couves e essa bomba calórica composta por toucinho, entrecosto morcela e chouriço – uma combinação que nestas terras se chama “compango” – tornam este prato um autêntico monumento para os sentidos.

CORÇOS, MIRADOUROS E BRAMaS

O corço, símbolo da fauna selvagem do parque, está petrificado na varanda de La Cardosa. Parece prestes a saltar a qualquer instante para se perder no denso bosque de Saja, mesmo em frente. Situado na CA-280, junto à estrada que segue em direcção ao porto de Palombera no seu percurso sinuoso entre encostas, é o derradeiro miradouro sobre o vale e os cumes que o rodeiam. Dependendo da época do ano, o espectáculo muda de cor. Na época do cio dos cervos, o miradouro é o melhor sítio para os novatos escutarem os bramidos dos animais.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World