Estar no Governo? "Envelheci cem anos. Mas aqui na Guarda já recuperei"

A cabeça de lista socialista pela Guarda, Ana Mendes Godinho, considerou hoje que houve aumentos e verdade na relação com os pensionistas, num discurso em que disse ter envelhecido cem anos no Governo, mas já recuperou.

A cabeça de lista socialista pela Guarda, Ana Mendes Godinho, considerou hoje que houve aumentos e verdade na relação com os pensionistas, num discurso em que disse ter envelhecido cem anos no Governo, mas já recuperou.

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social falava num comício que encheu o pavilhão do Núcleo Empresarial da Região da Guarda, antes da intervenção final a cargo do secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, que elogiou pela sua “coragem e arrojo”.

No seu discurso, com cerca de 20 minutos, Ana Mendes Godinho referiu-se às suas funções governativas, começando por deixar a questão se foi ou não fácil, ao longo dos últimos anos, assumir o lugar de ministra.

“Não, foi muito difícil, foi muito exigente. Eu envelheci cem anos. Mas, aqui, na Guarda, com o oxigénio, já recuperei”, declarou, provocando alguns risos na plateia.

De acordo a ministra, com o PS no Governo, “houve sempre aumentos reais de salários, houve um aumento histórico do salário mínimo nacional e um aumento real dos pensionistas. E não houve mentiras, houve verdade, pagando aos pensionistas e respeitando sempre os mais velhos, os que construíram o nosso país”, sustentou, recebendo uma salva de palmas.

No seu discurso, Ana Mendes Godinho referiu-se especificamente à gratuitidade das creches, medida que disse contribuir para “a libertação das mulheres na vida de trabalho e para ajudar os jovens casais a terem mais filhos”.

“É uma medida que nos enche de orgulho nos 50 anos do 25 de Abril. Mas também tomámos medidas de discriminação positiva para o interior do país destinadas a jovens que comecem a trabalhar nestas zonas do país e o mesmo para o IRC, onde temos de ir mais longe para fixar empresas”, advertiu.

Depois, no final da sua intervenção, traçou um dualismo entre o PS e os partidos à sua direita.

“A direita defende o capital e não quem trabalha. E não vale a pena desmentirem, porque nos lembramos o que fizeram na década passada quanto aos pensionistas, quanto aos salários, quantos aos feriados. Foi um filme de mentira e nós não queremos um remake. Não nos esquecemos do que fizeram. Não queremos voltar a ouvir que vivemos acima das nossas possibilidades”, afirmou.

Ana Mendes Godinho considerou depois que “o PSD e os seus aliados são o partido do partir, que convidou os jovens e os professores a abandonar o país, enquanto o PS é o partido de fazer regressar os jovens, os médicos, os enfermeiros”.

“A AD é aliança dos cortes. No PS também sabemos cortar. Cortamos na dívida pública, nas desigualdades, no abandono escolar e na pobreza”, contrapôs, elevando o tom do seu discurso.

No primeiro discurso do comício, o presidente da Federação da Guarda do PS, Alexandre Lote, salientou a mobilização conseguida e os investimentos em curso no seu distrito.

“União, orgulho e ação, estas são as nossas palavras fundamentais. Temos de estar unidos neste momento em defesa dos valores de Abril, unidos em defesa dos direitos liberdades e garantias que os Paulos Núncio desta vida nos querem tirar, unidos em defesa do Serviço Nacional de Saúde e da escola pública que a direita querem enfraquecer”, declarou.

Alexandre Lote afirmou depois que há razões para “orgulho com a descida do desemprego, a subida do salário mínimo nacional e entrega de um computador para todas as crianças do primeiro ciclo” — uma alusão a uma das principais medidas dos executivos de José Sócrates

Para o líder da Federação do PS da Guarda, “Portugal precisa de um político que decida, que valorize o interior do território nacional e que sejam um humanista”.

“A direita fala em mudança, mas a mudança deles é andar para trás”, acrescentou.

Mais de 10,8 milhões de portugueses são chamados a votar em 10 de março para eleger 230 deputados à Assembleia da República.

A estas eleições concorrem 18 forças políticas, 15 partidos e três coligações.

Leia Também: Catorze partidos concorrem às legislativas pelo círculo da Guarda

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World