Médica hematologista explica por que Fabiana Justus, diagnosticada com leucemia, não pode amamentar o filho

A influenciadora Fabiana Justus, filha do empresário Roberto Justus, está internada desde o dia 26 de janeiro após diagnóstico de  leucemia mieloide aguda.

Em fase de tratamento quimioterápico, ela não pode mais amamentar seu filho Luigi, que está prestes a completar 6 meses, e é fruto do seu casamento com empresário Bruno Levi D’Ancona. Ela também tem duas meninas, as gêmeas Sienna e Chiara, 4 anos.

+ Roberto Justus fala pela primeira vez sobre luta da filha contra leucemia: ‘Sempre ao seu lado’

+ Saiba o que é leucemia mieloide aguda, doença enfrentada por Fabiana Justus

“Hoje meus médicos me deram o presente de poder ver meus filhos. Foi na hora certa, porque a saudade não estava mais suportável! Nem sei descrever os meus sentimentos de hoje direito. É um mix de extrema felicidade de estar com eles com extrema tristeza de ter que dar tchau por mais um tempo”, disse ela sobre a primeira vez que recebeu a visita deles no hospital.

“Estou emocionalmente esgotada, mas com o coração quentinho. Tive meu momento com o Luigi [filho mais novo] de manhã, dei mamá na mamadeira pela primeira vez, brinquei, e à tarde com as meninas. Jogamos, pintamos, conversamos. Graças à Deus conseguimos deixar o ambiente leve para eles. Eles não sentiram e agora, bora continuar essa batalha. Por eles. Para eles. Por nós. Por essa família que eu tanto amo”, completou Fabiana.

Por que as mães não podem amamentar durante a quimioterapia? 

Em entrevista para a IstoÉ, Mariane Gennari, médica hematologista pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), ressaltou que as mamães não podem amamentar os bebês pois eles não têm a imunidade das doenças e vacinas completas – sendo assim um dos principais desafios para elas.

“A quimioterapia para leucemia aguda leva a diminuição importante da defesa da mãe e o bebê ainda não tem a imunidade das doenças e precisa seguir o calendário vacinal. Como a mãe em tratamento está com a defesa baixa, isso aumenta o risco de infecções. Algo que aprendemos com a pandemia é utilizar os aparelhos de tecnologia e essas chamadas de vídeo acabam ajudando, infelizmente o toque que é importante, nas fases que a defesa está baixa é de alto risco para a mãe”, explicou.

“Um dos quimioterápicos utilizados no tratamento é de uso endovenoso durante 24 horas, e precisa ficar sem amamentar por 24 a 48 horas depois do uso, o que acaba inviabilizando a amamentação durante o tratamento. Poucas medicações ainda são contraindicadas para a amamentação, mas os quimioterápicos utilizados no tratamento da leucemia aguda são uma delas que tem contraindicação formal”, completou.

médica hematologista explica por que fabiana justus, diagnosticada com leucemia, não pode amamentar o filho

Fabiana Justus ao lado do marido, o empresário Bruno Levi D’Ancona, o filho Luigi e as gêmeas Sienna e Chiara (Crédito:Reprodução/Instagram/@fabianajustus)

É necessário suspender a amamentação pois a quimioterapia é liberada pelo leite materno e, como são drogas que diminuem as células do sangue, o bebê acabaria sendo prejudicado, afetaria a produção das hemácias, neutrófilos e plaquetas, além de outros efeitos colaterais inerentes à medicação. A profissional ressalta que não existem atualmente estudos que indiquem a manutenção do aleitamento materno nesse período.

Fabiana Justus tem compartilhado sua rotina no hospital através dos seu perfil do Instagram e recebe inúmeras mensagens de apoio da família, amigos e fãs.

A médica hematologista ressalta que essa rede de apoio é fundamental “porque as internações são prolongadas e é um período de muita angústia pela distância física e pelas incertezas do início do tratamento, além do risco de complicações como infecções nesse primeiro momento. Por isso, é essencial que essas mulheres recebam esse tipo de atenção e cuidado”.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World