Sobe para 100 número de mortes confirmadas por chuvas no RS; mais enchentes previstas

sobe para 100 número de mortes confirmadas por chuvas no rs; mais enchentes previstas

Homem observa região alagada em Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul 07/05/2024 REUTERS/Amanda Perobell

Por Leonardo Benassatto e Amanda Perobelli

PORTO ALEGRE/ELDORADO DO SUL (Reuters) -O número de mortes confirmadas em decorrência das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul subiu para 100, com 130 pessoas ainda desaparecidas, disse a Defesa Civil do Estado em balanço nesta quarta-feira, em meio a previsões de mais chuvas fortes e agravamento das enchentes em diferentes pontos do território gaúcho.

Em seu mais recente comunicado, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou que há outros dois óbitos em investigação para apurar se têm relação com os eventos meteorológicos. Segundo o órgão, as chuvas na região já deixaram mais de 163 mil pessoas desalojadas, tendo atingido 425 municípios gaúchos do total de 497. Mais de 1,4 milhão de pessoas foram afetadas.

Enquanto se ampliam os esforços de resgate em cidades completamente alagadas pelas chuvas e cheias de rios da região, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) alertou nesta quarta-feira para a possibilidade “muito alta” de “novas ocorrências hidrológicas” no sudeste e sudoeste do Estado e na capital, Porto Alegre.

No comunicado, o órgão aponta que as novas ocorrências podem ser causadas pela “permanência das inundações, níveis fluviométricos elevados em vários municípios e deslocamento das ondas de cheia”. As regiões sob alerta incluem as bacias do Rio Uruguai, do Lago Guaíba e do Rio Camaquã.

Em outro alerta divulgado nesta quarta-feira, a empresa de pesquisa metereológica MetSul Metereologia disse que as enchentes no sul do Estado também vão aumentar nos próximos dias.

A empresa afirmou em comunicado que a enchente decorrente da cheia da Lagoa dos Patos vai se agravar “no restante desta semana e ainda na semana que vem”. De acordo a MetSul, todos os rios que deságuam na Lagoa tiveram enchente “recorde ou histórica.”

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), alertou que há previsão de mais chuvas em todo o Estado já nesta quarta-feira, assim como uma queda na temperatura nos próximos dias, e reforçou pedido de doações de cobertores e roupas de inverno. No final da tarde, a chuva já havia voltado a atingir o Estado.

“Para esta quarta-feira a gente tem a projeção de temporais aqui no Rio Grande do Sul distribuídos pelo Estado. A gente deve ter em algumas localidades ventos de mais de 100km/h, talvez granizo em alguns locais”, disse Leite em vídeo publicado no Instagram na noite de terça-feira.

“Além disso, deve baixar bastante a temperatura na noite de amanhã (quarta-feira)”, acrescentou.

Diante da possibilidade de novas chuvas, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul alertou que ainda não é hora das pessoas que foram resgatadas — em número que está na casa das dezenas de milhares — retornarem às suas casas.

“A Defesa Civil do Estado orienta a população, especialmente as pessoas resgatadas na região metropolitana de Porto Alegre, que não retornem às áreas alagadas, inundadas, ou sob risco de movimentos de massa”, informou o órgão em comunicado.

“Esses locais estão, ainda, sob alto risco, seja relacionado à condição física, bem como ao risco à saúde humana pela transmissão de doenças.”

As chuvas recentes estão sendo apontadas por autoridades como o pior desastre climático da história do Estado.

Além de integrantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Forças Armadas e integrantes de forças de segurança de outros Estados enviados para ajudar nos esforços de resgate, muitos voluntários também atuavam em botes, barcos, jet skis e até em tratores para salvar pessoas das enchentes.

Foi o caso de Daniel Farias, que pilotava seu trator em Eldorado do Sul, cidade da região metropolitana de Porto Alegre fortemente devastada pelas chuvas, para levar pessoas para áreas seguras.

“Até a última hora, até o último segundo, até o último momento que essas águas baixarem eu não vou desligar o trator. Vou estar continuamente para resgatar e buscar pessoas”, disse ele à Reuters.

“É um trabalho de formiguinha, continuamente, de noite, de dia, de madrugada, não tem hora”, acrescentou ele, que está morando no trator e que teve a própria casa tomada pelas águas da chuva.

Outro problema enfrentado pela população gaúcha são saques, assaltos e abusos em abrigos, que têm gerado medo em meio à crise das enchentes.

Em Brasília, durante entrevista ao programa “Bom dia, ministro”, do CanalGov, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai anunciar em breve uma medida para a dívida do Rio Grande do Sul com a União, que vem sendo apontada como um entrave fiscal para que o Estado faça frente às despesas exigidas neste momento de resgate e em fase posterior de reconstrução.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse nesta quarta-feira que o governo precisa de uma estimativa mínima das necessidades do Rio Grande do Sul para determinar o volume de crédito a ser disponibilizado via medida provisória. Falando a repórteres em Brasília, Costa afirmou que a preocupação é não subestimar o valor necessário.

O ministro também anunciou que o governo federal vai anunciar linhas de crédito subsidiado para os afetados pelas inundações no Rio Grande do Sul, com programas separados para micro e pequenos empresários, empresas maiores e prefeituras, além de mudanças no pagamento da dívida do Estado com a União que permitam ao governo estadual investir em recuperação.

Centenas de milhares de pessoas no Rio Grande do Sul estão sofrendo sem fornecimento de energia elétrica, água e serviços de telefonia e internet, de acordo com a Defesa Civil. Além disso, há 85 trechos em 38 rodovias estaduais gaúchas com bloqueios totais e parciais. As chuvas também provocaram problemas em rodovias federais que cortam o Estado.

(Reportagem adicional de Eduardo Simões e Fernando Cardoso, em São PauloEdição de Pedro Fonseca e Isabel Versiani)

OTHER NEWS

5 minutes ago

Roberto De Zerbi confirms future plans after Brighton exit

5 minutes ago

10 of the ‘Most Flattering’ Under-$50 One-Piece Swimsuits Worth Buying at Target

5 minutes ago

IFP, DA vow to make changes in KZN

5 minutes ago

Ron Johnson presses for Secret Service to push protest zone farther from GOP convention

5 minutes ago

What We Know About the Helicopter Crash That Killed Iran’s President

5 minutes ago

Notre Dame Is Making Texas Defender Kosi Okpala Feel Important

6 minutes ago

Taiwan trip inspires Nanyang Junior College girls’ basketball team to historic victory

7 minutes ago

Power restoration timeline: CenterPoint releases map with estimated dates for returning service

7 minutes ago

3 tips for writing an effective resume summary, says ex-Nvidia recruiter: ‘Leave out the years of experience'

8 minutes ago

Zverev's stock is rising for the French Open amid questions over Djokovic, Nadal, Sinner and Alcaraz

8 minutes ago

Shandre Campbell on Relebohile Mofokeng

8 minutes ago

As chef Heston Blumenthal reveals diagnosis – what is bipolar and what are the warning signs?

8 minutes ago

Lack of housing supply expected to drive up rents as national average hits €1,836 a month

8 minutes ago

Abbey Clancy, 38, shows off a new set of train track braces as she's left red-faced by husband Peter Crouch's cheeky question on This Morning

8 minutes ago

Bethenny Frankel, 53, proves she is single and ready to mingle in a swimsuit as she talks 'therapy'... after shock split from fiance Paul Bernon, 45

8 minutes ago

East Lismore deaths: Horrendous details emerge about the way little boy, 2, and his dad died in grim suspected murder-suicide

8 minutes ago

Video: Congo coup: 'War baby' son had been 'preparing for war' before following his father into botched operation

11 minutes ago

WATCH: Saudi Arabia hosts it’s first-ever swimwear fashion show

11 minutes ago

Tribute to Edmond Amran El Maleh at Rabat's International Book Fair

11 minutes ago

Meet a 21-year-old young man from Gqeberha who created an educational App

11 minutes ago

Rodri gives reason why Arsenal 'lack mentality' to win Premier League after Man City triumph

11 minutes ago

Donald Trump's 'dictatorship' plan for three-term presidency as he 'restyles party in his own image'

12 minutes ago

The warning signs of bipolar as chef Heston Blumenthal reveals diagnosis

13 minutes ago

Fort McMurray wildfire classified as ‘being held’

14 minutes ago

Apple touts record-breaking success after convincing manufacturing partners to make a clean change: 'More hard work is ahead'

14 minutes ago

Houston Texans in 2 defining games of 2024

14 minutes ago

Julian Assange can appeal his extradition to the U.S., a British court has ruled

14 minutes ago

Perks of being a wallflower: Bridgerton garden brings the blooming of Penelope Featherington to life

14 minutes ago

Trump allies push bill to bar non-citizen voting, even though it’s already illegal

14 minutes ago

The unstoppable return of Sienna Miller: How star is 'ready to be Britain's biggest Hollywood star' at 42  - 20 years after first breakthrough roles in Layer Cake and Alfie and just five months after giving birth

14 minutes ago

Man City to celebrate winning their fourth straight Premier League title with an open top bus parade on Sunday... even if they lose the FA Cup final to arch-rivals Man United

14 minutes ago

Medics remove 150 MAGGOTS from a woman's mouth after dental procedure left her with rotting tissue

14 minutes ago

Who is Xander Schauffele? Golf's newest major winner has four nationalities, is an Olympic gold medalist - and has been with his college sweetheart wife for 10 years

14 minutes ago

AI Lexicon: O is for OpenAI

15 minutes ago

2 No-Brainer Utilities Stocks to Buy Right Now for Less Than $200

15 minutes ago

Raisi’s Death Threatens New Instability for Iran

15 minutes ago

Top 10 African countries with the lowest fuel prices in May 2024

15 minutes ago

Supreme Court rejects challenges to Illinois ‘assault weapon’ bans

15 minutes ago

Kordell Stewart Says the NFL Wasn’t Ready for Him

15 minutes ago

The Gypsy King Tyson Fury insists he beat Usyk despite losing by split decision

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch