Baianas Ozadas desfila contra a intolerância religiosa

baianas ozadas desfila contra a intolerância religiosa

O cortejo sai na Avenida Afonso Pena

O Baianas Ozadas, um dos maiores e mais “baianeiros” blocos de Belo Horizonte, faz nesta segunda-feira (12/2) de carnaval um desfile em homenagem ao Ara Ketu, bloco afro de Salvador (BA), ao orixá Oxóssi e a mãe Stella de Oxóssi, de um dos principais terreiros de Salvador, em defesa da tolerância religiosa.

Leia mais

O bloco abriu o desfile com a tradicional lavagem das escadarias da Igreja de São José, na Avenida Afonso Pena, de onde partiu o cortejo.

Para o fundador e vocalista do bloco, Geo Ozado, o tema escolhido para o carnaval vai além da folia.

“É uma homenagem que se traduz em três, a partir da escolha do orixá Oxóssi, o caçador – odé na língua yorúbá -, o Rei de Ketu, terra de uma das nações do candomblé no Brasil. E a partir de Oxóssi, que é o meu orixá de cabeça, essa homenagem se divide também ao bloco afro e também à banda Ara Ketu (que na tradução do yorúbá é povo de Ketu) e à Yalorixá (Mãe-de-Santo) Stella de Oxóssi, do Ilê Axé Opô Afonjá, um dos principais e mais tradicionais terreiros de Salvador”, conta.

De acordo com Geo, a homenagem a Mãe Stella de Oxóssi, importante líder religiosa de Salvador (BA), falecida em 2018, traz para a avenida o desafio de refletir um carnaval além da festividade, uma festa em defesa de todas as religiões.

“Mãe Stella de Oxóssi lutou e defendeu as tradições das religiões de matriz africana, sobretudo no combate às intolerâncias religiosas. Mas também foi a sacerdotisa que, para além da tradição oral, registrou em livros e artigos a sabedoria, literatura e mitologia do povo de ketu, dos terreiros. Diversas obras escritas por ela a fizeram tornar-se a primeira mãe de santo a ocupar uma cadeira na Academia de Letras da Bahia. Nos livros dela, o legado de mulheres e homens que vieram do continente africano para contribuir com uma civilização nova no Brasil e, principalmente, ensinar e lembrar que todos nós viemos e somos parte de uma mesma natureza, advinda de um planeta vivo, em que animais, vegetais e minerais dependem uns dos outros para sobreviver“, conta Geo Ozado.

A mineira Joanita Moreira, de 91 anos, curte o Baianas Ozadas pela primeira vez acompanhada da filha Norcelia Moreira de Oliveira, de 66. “É muito bonito buscar nossa ancestralidade”, diz Norcelia.

baianas ozadas desfila contra a intolerância religiosa

Joanita Moreira e Norcelia Moreira de Oliveira Alessandra Mello/EM/D.A Press

Para Leônidas Oliveira, Secretário de Estado de Cultura e Turismo, as expectativas para o carnaval em BH estão sendo cumpridas. “E hoje, na tradição, nesse que é um dos primeiros blocos a sair em grande estilo em Belo Horizonte, o Baianas Ozadas”, comenta Leônidas, que também destaca a sonorização do bloco melhorada e o aumento da segurança no carnaval belo-horizontino.

Problemas no trio

Durante o desfile do bloco, por problemas no gerador, o trio elétrico do Baianas Ozadas parou ao menos três vezes. Foliões e produção do bloco aguardaram o trio retomar o trajeto mexendo no celular.

baianas ozadas desfila contra a intolerância religiosa

Produção do bloco aguarda enquanto o trio elétrico fica parado Edesio Ferreira/EM/D.A Press

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World