Potencial medicamento para Alzheimer é descoberto

potencial medicamento para alzheimer é descoberto

Saiba qual remédio popular reduz risco de diabetes tipo 2

Um potencial novo medicamento para prevenir a doença de Alzheimer em pessoas com o chamado gene de Alzheimer foi descoberto por uma equipe de pesquisa da Universidade de Arkansas para Ciências Médicas (UAMS).

As descobertas foram publicadas em 8 de janeiro na  Communications Biology.

Créditos: Aliaksandr Bukatsich/istock

O papel do gene da APOE na doença de Alzheimer

Estima-se que 50-65% das pessoas com Alzheimer herdaram o gene da doença, apolipoproteína E4 ( APOE ε4), de um ou ambos os pais.

Cerca de 25% das pessoas têm uma cópia da APOE ε 4  e têm três vezes mais probabilidade de desenvolver a doença.

Aqueles com duas cópias (uma de cada pai) representam 2 a 3% da população e têm 12 a 15 vezes mais probabilidade de desenvolver Alzheimer.

A equipe de pesquisadores parece ser a primeira com as novas descobertas relacionadas a medicamentos, tal como foi a primeira em 2018 a mostrar como a APOE ε 4  impediu que as células cerebrais eliminassem os seus resíduos, conhecido como autofagia lisossómica.

Tal perturbação da autofagia naqueles que herdam  APOE ε 4 é responsável pela formação de placas e emaranhados no cérebro que são características da doença de Alzheimer. Essa descoberta inovadora foi publicada no  Alzheimer’s and Dementia , o Journal of the Alzheimer’s Association.

“Nossa série de descobertas relacionadas à  APOEε4 e seu papel prejudicial na patogênese do Alzheimer estão entre as mais impactantes dos meus 50 anos como cientista pesquisadora”, disse Sue Griffin, pioneira no estudo da neuroinflamação e cofundador do  Journal of Neuroinflammation.

“Nenhuma outra equipe de pesquisa encontrou um medicamento potencial especificamente para bloquear os efeitos nocivos da  APOE ε4 herdada.”

A maior parte da investigação sobre Alzheimer a nível nacional concentrou-se em tratamentos que podem eliminar as placas e emaranhados cerebrais associados à doença, mas essa abordagem produziu resultados inexpressivos.

Griffin observa que as pessoas com sintomas leves de Alzheimer já perderam cerca de metade ou mais dos neurônios responsáveis ​​pela memória e pelo raciocínio, o que a levou a se concentrar na prevenção.

Novos estudos

A equipe de Griffin está avançando em seu trabalho com uma recente doação de cinco anos no valor de US$ 2,35 milhões do National Institutes of Health (NIH). A equipe conduzirá pesquisas pré-clínicas em larga escala sobre o candidato a medicamento, CBA2, bem como testará outros potenciais candidatos a medicamentos.

“Nossa esperança é que as pessoas que têm uma ou duas cópias do APOE ε4 um dia tomem o medicamento regularmente ao longo da vida e reduzam significativamente o risco de desenvolver a doença de Alzheimer”, disse ela.

Veja também: Falta de vitamina B12 pode ser vista quando se está no banheiro

Veja também: SP tem única ilha do Hemisfério Sul com selo internacional; conheça

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World