Prefeitura de São Sebastião é criticada ao fazer show para marcar 1º ano da tragédia que deixou 64 mortos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Para marcar o primeiro ano da tragédia que deixou 64 mortos na cidade de São Sebastião, litoral norte de São Paulo, a gestão Felipe Augusto (PSDB) programou dois shows sertanejos para a manhã desta segunda (19). A comemoração gerou diversas críticas nas redes sociais.

Para o “Show da Reconstrução”, como foi nomeado o evento pela prefeitura, foram contratados shows da dupla Henrique & Diego e da cantora Fernanda Costa. O evento acontece a partir das 10h, no bairro Baleia Verde, onde serão entregues 518 moradias, com a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

“Amanhã (hoje), é um dia marcante para nossa cidade. Contudo, precisamos celebrar a vida, a reconstrução de São Sebastião e as 518 famílias que neste dia, iniciam um novo capítulo da sua história, com sua casa própria”, traz publicação de domingo (18) no perfil da Prefeitura de São Sebastião.

“Trabalhamos incansavelmente em obras de de saneamento, pavimentação, drenagem, construção de novas escolas, novas unidades de saúde, na tentativa de levar dignidade para os brasileiros que aqui vivem”, completa a publicação.

A iniciativa gerou diversas críticas e reclamações.

“Comemorar o que? A morte de mais de 60 pessoas porque o prefeito -que agora quer lucrar com a tragédia- deixou de fazer o que devia?”, questionou Eduardo Magossi.

“Quanta ignorância fazer barulho onde o silêncio é símbolo de respeito. Respeito as vitimas, aos familiares que perderam seus entes, amigos… A população que hoje (a maioria) sofre de estresse pós traumático. Vocês erraram, e erraram feio”, afirmou Julia Tavares.

“Fazer festa no dia que muitos choram pela perda de familiares e amigos. Reconstrução? Noção pra que né?”, criticou Pâmela Sena.

Adriana Santos disse que a ideia foi infeliz.

“Show???? Quanta falta de respeito com as famílias das vítimas. Amanhã [hoje] a lembrança é de dor de tristeza, não há motivos para ‘Festa’ muito infeliz essa ideia.”

“Show da reconstrução? Vocês são doentes? Gente. Morreu + de 60 pessoas e vocês vão comemorar o que?”, perguntou Stéfan Pitelli.

A gestão Felipe Augusto foi questionada na manhã desta segunda sobre a decisão de promover os shows e o valor investido, e respondeu que é preciso celebrar a vida.

“Sabemos que é um momento marcante para as vítimas das chuvas, contudo também precisamos celebrar a vida, a reconstrução de nossa cidade e das 518 famílias que neste dia 19/02/2024 iniciam um novo capítulo em sua história, com sua casa própria”, afirmou.

“Trabalhamos incansavelmente em obras de saneamento, pavimentação, drenagem, construção de novas escolas, novas unidades de saúde, na tentativa de levar dignidade para os brasileiros que vivem em São Sebastião. Sabemos que ainda há muito a se fazer, e continuaremos trabalhando. Celebrar a vida e o recomeço é a nossa intenção”, completou a resposta.

CHUVA HISTÓRICA DEIXOU 64 PESSOAS MORTAS

Na madrugada de 19 de fevereiro de 2023, mais de 600 milímetros de chuva desabaram sobre a cidade. O maior volume já registrado em uma única precipitação no país dissolveu encostas na Serra do Mar que caíram sobre estradas e casas, deixando 64 mortos na cidade e muitos desabrigados.

Um ano depois da tragédia, a resposta do poder público à crise, apesar de bilionária, acumula atrasos, recuos e desacertos quanto a oferta de moradia, desocupação de locais sujeitos aos efeitos de eventos climáticos extremos e conclusão de obras preventivas.

É no ponto crítico da tragédia que ficam evidentes os obstáculos para a conclusão de obras estruturantes que podem preparar uma cidade para eventos climáticos extremos. Liderada pela gestão Tarcísio, a transferência de moradores para 704 unidades em dois conjuntos habitacionais nos bairros Baleia Verde e Maresias é, ao mesmo tempo, uma das mais avançadas ações de enfrentamento ao problema e também o mais visível exemplo de dificuldade na gestão da crise.

O atraso de seis meses para a conclusão dos dois conjuntos da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo) -o de Baleia Verde será inaugurado nesta segunda (19)-, porém, nem é o problema central. Obras desse porte levam até 36 meses, diz o governo. A questão é que muitos dos residentes da Vila Sahy não foram convencidos a trocar seus imóveis pelos apartamentos e permanecem na encosta. Querem ter prejuízos indenizados após anos pagando impostos para viver ali.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World