Governo lança linha de crédito exclusiva para MEIs

governo lança linha de crédito exclusiva para meis

Brazil money. taking Brazilian banknotes from the wallet

Créditos: Istock/FG Trade

O Governo Federal anunciou recentemente uma nova linha de crédito exclusiva para os Microempreendedores Individuais (MEIs). Reconhecendo os desafios enfrentados por esses empresários devido ao seu limite de faturamento mais baixo, essa iniciativa visa facilitar o acesso ao crédito e promover o crescimento desses pequenos negócios.

governo lança linha de crédito exclusiva para meis

Vejas as novidades para MEI

MEI: simplificando o caminho empresarial

O regime do MEI foi criado com o objetivo de simplificar o processo de abertura e regularização de pequenos negócios no Brasil. Com mais de 100 atividades profissionais elegíveis, tornou-se mais fácil para os empreendedores iniciarem suas operações, bastando acessar o site do governo federal e preencher as informações necessárias.

Menos burocracia, mais oportunidades

Ao se registrar como MEI, um número de CNPJ é gerado e até mesmo um alvará de funcionamento pode ser expedido. Embora este alvará não substitua autorizações municipais específicas, ele representa um passo significativo na legalização do negócio.

Além disso, o regime do MEI oferece uma carga tributária mais leve em comparação com outras categorias do Simples Nacional, permitindo que os empreendedores emitam notas fiscais, contribuam para a Previdência Social e acessem linhas de crédito.

Empréstimos especiais para MEIs

A nova linha de crédito aprovada pelo Governo Federal oferece diversas opções de empréstimo voltadas especificamente para os MEIs, visando atender às diferentes necessidades desses empresários.

Pronampe

Criado durante a pandemia, o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (PRONAMPE) é um dos programas mais conhecidos. Destinado a pequenos negócios, oferece empréstimos de até R$ 300 mil com taxas de juros atrativas e prazos flexíveis para pagamento.

BNDES Microcrédito

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também oferece uma linha de microcrédito para MEIs, incluindo aqueles que não estão no Simples Nacional. Com empréstimos de até R$ 21 mil e taxas de juros competitivas, essa opção é ideal para microempreendedores formais e informais.

FAMPE – Sebrae

O Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas (FAMPE), gerido pelo Sebrae, atua como uma garantia para MEIs que desejam contratar crédito em bancos específicos. Ele serve como uma segurança adicional para aqueles que não possuem renda suficiente para comprovar sua capacidade de pagamento.

Empréstimo Pessoa Jurídica

Para acessar esta modalidade, o MEI precisa abrir uma conta jurídica em um banco e movimentá-la regularmente. Isso fortalece a relação com a instituição financeira, que pode oferecer linhas de crédito personalizadas de acordo com as necessidades do negócio.

Cartão de Crédito PJ

Embora não seja um empréstimo tradicional, o cartão de crédito PJ oferece flexibilidade para o empresário realizar compras, investir em matéria-prima e até mesmo parcelar pagamentos, proporcionando mais tempo para gerenciar o fluxo de caixa.

Veja também: Inscrições abertas para o Bolsa Família

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World