Ir a Marte sem sair de SP? Exposição em shopping dá gostinho sobre viagem ao espaço

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

Astronautas, tecnologia, estrelas e planetas são uma boa pedida de diversão em filmes, séries e livros. Mas que tal uma experiência imersiva no espaço? Essa é a proposta da Missão Marte, que está no Shopping West Plaza, na zona oeste de São Paulo.

Essa é a segunda temporada da exposição interativa e gratuita organizada pela International School em parceria com o International Space Academy (KSCIA). A primeira foi no Shopping Morumbi, na zona sul, e recebeu mais de 11 mil inscrições para as atividades oferecidas. Com inovações, a organização decidiu levar a mostra para outro bairro e atrair ainda mais interessados em conhecer Marte sem passar meses em um foguete.

“Percebemos que os brasileiros ainda têm pouco acesso a informações sobre esse universo tão encantador, que é o da exploração espacial. Por isso decidimos renovar a mostra, incluindo mais atividades pedagógicas e imersivas para que crianças e jovens possam realmente conhecer o planeta Marte”, explica Ulisses Cardinot, CEO da International School e idealizador da exposição.

A parceria com a KSCIA começou em 2019, quando alunos de escolas parceiras da empresa visitaram o Kennedy Space Center em Orlando (EUA), um dos maiores centros espaciais do mundo, durante intercâmbio de cinco dias com workshops e treinamentos com profissionais de diferentes áreas. A partir daí, percebeu-se um nicho que poderia ser explorado no Brasil.

    Como é a exposição?

    O espaço de 300m² é separado em três salas. Na primeira, uma monitora acompanha o percurso menos interativo, onde o visitante pode observar artefatos trazidos do Kennedy Space Center. Entre elas, estão peças autografadas ou usadas por grandes astronautas como Alan Shepard, o primeiro americano a ir para o espaço.

    Outro item é uma réplica do Perseverance. Esse é um astromóvel criado pela agência espacial dos Estados Unidos, a Nasa, que percorre a superfície de Marte atualmente.

    ir a marte sem sair de sp? exposição em shopping dá gostinho sobre viagem ao espaço

    Início da exposição ‘Missão Marte’ conta com objetos que foram para o espaço, como roupas, comidas desidratadas e relatórios Foto: Felipe Rau/Estadão

    “Trouxemos mais interatividade, curiosidade e tecnologia do que em relação ao ano passado”, diz Lucimara Kehrle, gerente de projetos educacionais da International School. A maior amostra disso é a experiência imersiva com óculos de realidade virtual 360º e os QR Codes que acompanham os objetos com vídeos de astronautas interagindo com a peça em questão.

    Todos os vídeos, incluindo o da experiência imersiva, são retirados do YouTube, com boa curadoria e curiosidades. Uma delas, por exemplo, explica como Buzz Lightyer o herói de Toy Story, da Disney – foi inspirado em Buzz Aldrin, o segundo homem a pisar na lua.

    Essa seção inicial, porém, ainda não dá o gosto da imersão. Por isso mesmo, a melhor parte está na segunda sala, onde os jovens colocam a mão na massa em um ambiente interativo com atividades temáticas sobre o espaço.

    Segundo Lucimara, cada mês a atividade será diferente, justamente para atrair o público de volta para a exposição. Até o fim de março, por exemplo, as crianças podem construir uma mão robótica, feita de Lego e tecnologia. Depois, uma gincana final que seleciona a melhor construção do dia.

    ir a marte sem sair de sp? exposição em shopping dá gostinho sobre viagem ao espaço

    Exposição interativa e gratuita fica em cartaz até o final de junho Foto: FELIPE RAU

    A ideia é desenvolver habilidades múltiplas, de um jeito divertido. O objetivo também é, segundo Luciana, de ensinar Inglês através do Inglês, de modo que outras matérias entrem no processo: “Matemática, História, Geografia e claro, habilidades essenciais para o século 21, como trabalhar em equipe e resolução de problemas”.

    A terceira sala só é aberta para workshops destinados a professores e gestores de escolas sobre desenvolvimento educativo e outros profissionais do ensino que queiram saber mais sobre a International School.

    Para quem é destinada a exposição?

    O público-alvo são crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, acompanhados pelas famílias ou pelas escolas. Familiares e professores, claro, também podem aproveitar a exposição. Uma das novidades dessa temporada são sessões para quem quer aproveitar a visita e fazer o tour 100% em inglês.

    Elas acontecem todas as terças-feiras, às 20h, para o público geral. Já para as excursões escolares, é possível optar pela experiência em português ou em inglês.

    A visitação dura cerca de uma hora e meia, tem atividades em grupo e demanda agendamento online.

    Serviço

    Endereço: Shopping West Plaza (Avenida Francisco Matarazzo s/n) Piso 2, Bloco A

    Horário de funcionamento: Segunda a quinta: das 10h às 22h | Sexta: das 10h às 17h | Sábado: das 19h às 22h | Domingos e feriados: das 14h às 20h

    Quando: até 30 de junho

    Valor: gratuito, basta reservar o horário para visitação: www.kscia.internationalschool.global/missaomarte

    ir a marte sem sair de sp? exposição em shopping dá gostinho sobre viagem ao espaço

    Sala interativa permite que crianças e adolescentes construam ferramentas de legos e tecnologia Foto: Felipe Rau/Estadão

    Leia também

      News Related

      OTHER NEWS

      Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

      Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

      Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

      Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

      Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

      Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

      Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

      Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

      Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

      O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

      "Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

      Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

      Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

      Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
      Top List in the World