O futuro já chegou e ele é colaborativo

Há cerca de 20 anos um brilhante professor de Berkeley codificou e transformou em livro uma prática até então pouco estruturada. O ano era 2003 e o livro Inovação Aberta: O novo imperativo para Criar e Lucrar com Tecnologia transformaria o professor Henry Chesbrough em uma celebridade do setor. Foi a partir desse livro que se iniciou o estudo sistemático do processo por meio do qual as organizações aproveitam ideias e recursos sobre os quais não têm controle direto, mas que são insumos para impulsionar sua própria jornada de inovação.

Dada sua importância e alcance, ao longo do tempo a Inovação Aberta passou de prática a estratégia, entrelaçando-se na cultura de muitas empresas de sucesso, como é o caso da Natura, Comgás, Petrobras e Embrapa, para ficarmos em algumas que estão aqui, no nosso quintal.

Um dos fundamentos da inovação aberta é a acertada constatação de que nem todas as melhores cabeças do mundo trabalham para você, mesmo que você seja a Apple (estima-se que haja mais de 2 milhões de apps e jogos na App Store — quantos desses desenvolvedores a curiosa leitora, o conectado leitor, acredita que trabalham na Apple?)

Em um desafio de inovação aberto ao público que se tornou famoso, a Netflix convidou a comunidade a aprimorar seu algoritmo de recomendação de filmes. O vencedor receberia US$ 1 milhão! Foram mais de 40 mil equipes inscritas, de 186 países

A construção do (realmente) novo não pode se pautar apenas nos recursos e ideias internas — esse é um conceito que cada vez menos se disputa. Entretanto, a jornada é tudo, menos fácil.

Duas décadas de pesquisa acadêmica indicam que as maiores barreiras para a estruturação bem-sucedida da inovação aberta são internas, e não externas, à organização. Preocupações com a confidencialidade e com a propriedade intelectual são as mais comuns e lançam uma sombra de dúvida sobre as empresas relutantes em abrir o seu processo de inovação. Cabe aqui o chamado do poeta António Barahona: “É perigoso atravessar; é perigoso ficar no meio; é perigoso ter medo; é perigoso parar”.

O medo é útil, muito útil, mas passa a ser um problema quando nos imobiliza… Há muitas formas de contornar os obstáculos à abertura do processo de inovação, a maior parte deles cuidadosamente descritos na literatura ao longos desses últimos 20 anos.

Em que pesem as dificuldades de abertura do processo de inovação e algumas exceções de empresas verticalmente integradas, a abordagem “faça tudo você mesmo” tem sido cada vez mais difícil de sustentar.

A Netflix, por exemplo, criou uma narrativa interna propícia à inovação aberta aproveitando sua admirada cultura organizacional de “liberdade e responsabilidade”. Ambos os valores são condutores que fazem circular a criatividade, de dentro e de fora da companhia. Em um desafio de inovação aberto ao público que se tornou famoso, a Netflix convidou a comunidade a aprimorar seu algoritmo de recomendação de filmes. O vencedor receberia US$ 1 milhão! Foram mais de 40 mil equipes inscritas de 186 países e ao longo de três anos foram propostas centenas de soluções. A equipe vencedora era composta por engenheiros, estatísticos e cientistas da computação da Áustria, Canadá, Israel e Estados Unidos.

Ainda que o processo deva ser cauteloso, as organizações podem gerar considerável valor ao compartilhar sinergicamente ideias e conhecimentos. A obsessão por controle é coisa do século passado.

Luís Guedes é professor da FIA Business School

O post O futuro já chegou e ele é colaborativo apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World