Um "milagre económico": a descrição da economia portuguesa pelo Nobel da Economia Paul Krugman

“Portugal é uma espécie de milagre económico”, diz ao “Jornal de Negócios” Paul Krugman, economista norte-americano que venceu o Nobel em 2008. E como chegámos a este milagre? É “misterioso”

Economista Paul Krugman

Portugal tem-se mantido forte a nível económico nestes últimos anos, estando melhor que a maioria dos países europeus, mas isso não significa que os problemas tenham acabado ou que esteja livre de riscos. Ainda assim, Paul Krugman, economista norte-americano e prémio Nobel da Economia em 2008, disse que “Portugal é uma espécie de milagre económico”, em entrevista ao “Jornal de Negócios”, publicada esta terça-feira.

O professor em Princeton, referindo-se aos riscos das taxas de juro elevadas, avisou que “Portugal não está livre” do problema, mas que “pode ser algo que consiga ultrapassar”, pois tem estado a crescer bem economicamente. A título de exemplo, nem os Estados Unidos estão completamente livres de risco, mas havendo um forte crescimento económico há uma maior possibilidade de suportar os juros altos da dívida.

Por outro lado, Itália encontra-se com um risco maior, pois ao contrário de Portugal (de momento), “não há nenhuma razão especial para pensar que o crescimento potencial de Itália tenha aumentado muito”.

Assim, tendo em conta o desempenho português nos últimos anos, Krugman caracteriza o sucesso como um “milagre económico”.

Após a crise da dívida, “Espanha acabou por alcançar a recuperação económica mas fê-lo passando por anos de desemprego elevado, desvalorização interna e queda dos custos”, explicou. Já Portugal “teve uma recuperação sem isso”.

“Tive longas conversas com o meu amigo Oliver Blanchard, o antigo economista-chefe do Fundo Monetário Internacional e ele diz: Não percebo como é que Portugal se saiu tão bem. Como é que eles fizeram isso?”, contou ao jornal. A sua explicação passa pelo turismo e pelo crescimento das exportações, mas no geral indicou que “é um pouco misterioso” como tudo aconteceu.

Em relação a futuros problemas, Krugman indicou que por Portugal estar demasiado ligado à Europa pode ser atingindo por ela, pois “Portugal tem estado muito bem, mas a Europa não”.

Olhando para o passado, o economista recordou a primeira vez que esteve em Portugal, em 1976, uma altura em que o país “parecia mais um mercado emergente do que uma nação europeia”, o que “hoje não é de todo verdade”.

Já na comparação com 2013 – ano em que disse que Portugal era um país pobre e com problemas estruturais -, Krugman indica que são “muito menos” os problemas hoje em dia. “Portugal teve um bom período de sucesso económico após a revolução e depois uma espécie de paragem durante alguns anos, mas essa paragem parece ter chegado ao fim”, afirmou na entrevista ao “Jornal de Negócios”.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World