Caos na TV polaca: governo de Tusk nomeou nova direção mas antiga recusa-se a sair

caos na tv polaca: governo de tusk nomeou nova direção mas antiga recusa-se a sair

Caos continua nos órgãos de comunição social públicos

Não há entendimento na estação pública polaca TVP: o novo governo de Donald Tusk destituiu a antiga direção, nomeada pelo executivo liderado pelo partido ultraconservador Lei e Justiça (PIS), em dezembro passado, mas os membros recusam-se a abandonar os postos de trabalho, considerando a ação do atual governo ilegal.

As ONG’s e os peritos salientam que, embora fossem necessárias mudanças nos meios de comunicação social públicos na Polónia, há dúvidas jurídicas e políticas sobre a forma como foi feita a mudança na direção da emissora nacional.

De acordo com Maciej Nowicki, líder do conselho de administração da Fundação de Helsínquia para os Direitos Humanos, “os órgãos de comunicação social polacos tornaram-se porta-vozes da maioria governamental”, mas a mudança feita pelo governo de Tusk pode não ser legal.

“Nos últimos anos, os órgãos de comunicação social públicos tornaram-se porta-vozes da maioria governamental a uma escala sem precedentes e isso precisava mesmo de mudar. O que é duvidoso, no entanto, é a forma legal como as mudanças foram introduzidas – na ordem constitucional polaca não é um ministro, não é um político que está encarregado de nomear os diretores dos órgãos de comunicação social públicos”, explica Maciej Nowick.

A nova equipa que vai dirigir a televisão pública, contratada em dezembro, diz estar a tentar criar um meio de comunicação social que esteja à altura das melhores práticas jornalísticas. No entanto, devido à situação legal questionável, às divisões sociais e ao acesso incompleto às infraestruturas e edifícios da televisão, o processo constitui um desafio, admitem.

Os apoiantes do PIS marcaram um protesto para esta quinta-feira em Varsóvia, contra as mudanças feitas pelo governo de Donald Tusk nos órgãos de comunicação social públicos.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World