Oito ativistas pelo clima detidos após pintarem átrio do no Aeroporto de Lisboa

oito ativistas pelo clima detidos após pintarem átrio do no aeroporto de lisboa

Tiago Petinga/LUSA

Lisboa, 04 mar 2024 (Lusa) – O grupo Climáximo confirmou hoje a detenção de oito ativistas pelo clima que pintaram o átrio e os leitores de cartões de embarque do Aeroporto de Lisboa, quatro dos quais vão passar a noite detidos.

A PSP já tinha emitido ao início da tarde um comunicado a divulgar as detenções, mas sem dizer o número de pessoas nem a organização a que pertenciam.

Segundo a polícia os ativistas pintaram de vermelho o átrio e painéis de informação de “check in” do Aeroporto Humberto Delgado, onde expuseram também uma faixa contra a construção um novo aeroporto.

Num outro comunicado enviado às redações ao início da tarde, o movimento Climáximo referia que um grupo de apoiantes pintou o átrio do aeroporto e os leitores junto à entrada para a zona das portas de embarque, “enquanto uma faixa era lançada das galerias onde se podia ler “Novo Aeroporto: Colapso Climático”.

Ao final do dia, o Climáximo emitiu novo comunicado a explicar que foram oito as pessoas detidas.

“Quatro das ativistas foram acusadas de dano qualificado e deverão passar esta noite detidas nos calabouços da PSP, enquanto as outras quatro pessoas foram libertadas e constituídas arguidas por suspeita de cumplicidade com o crime de dano qualificado”.

Inês Teles, uma das detidas, afirmou durante a ação que “é inaceitável que o setor da aviação esteja a crescer e que continuem a existir voos supérfluos” quando é precisa uma redução drástica dos voos para se conseguir “parar o inferno climático para o qual nos dirigimos”.

O movimento acrescenta que “todos os partidos” que concorrem às eleições legislativas de 10 de “têm um acordo de expandir a aviação através da construção ou ampliação de aeroportos”.

“Quando nenhum partido que quer governar durante os quatro anos mais decisivos para o futuro da humanidade tem planos para travar a crise climática, resta-nos a nós lutar pela nossa vida e impedir que eles destruam tudo o que amamos”, alerta.

O Climáximo aponta “a hipocrisia de, após 50 anos do 25 de Abril, se continuar a deter quem luta pelo direito à vida”.

“Hoje, quatro ativistas passam a noite detidas como criminosas, culpadas de resistirem contra o colapso civilizacional intencional e planeado, em vez de se resignarem à condenação da humanidade”, lamenta a organização.

Para o grupo, travar a crise climática vai implicar uma grande transformação social e económica, que só vai ser possível se, como há 50 anos, “a população se juntar e resistir contra o ataque que a crise climática representa”.

Os detidos e arguidos serão agora ouvidos em primeiro interrogatório para aplicação de medidas judiciais.

ARA (MCA) // FPA

Lusa/Fim

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World