Mocidade, Mangueira e Viradouro se destacam em segunda noite na Sapucaí

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Mocidade, Mangueira e Viradouro foram os destaques da segunda noite de desfiles do Carnaval do Rio de Janeiro, que teve como marca a animação do público da Sapucaí, cantando o samba-enredo das agremiações.

A Mocidade Independente de Padre Miguel foi a primeira a entrar na avenida trazendo um desfile em homenagem ao caju. O samba de refrão chiclete que já vinha fazendo sucesso foi cantado à capela pelo público nas paradas da bateria.

Com alegorias e alas cheias de brasilidade, o destaque foi a comissão de frente, que contou com componente na arquibancada. Aproveitando o controle da iluminação, as luzes eram desligadas e um spot era direcionado ao público, iluminando uma Carmen Miranda. Em vez de segurar bananas, ela tinha cajus como nova fruta símbolo do Brasil.

Um dos compositores do samba-enredo da escola, o humorista Marcelo Adnet participou do desfile fantasiado do pintor francês Jean-Baptiste Debret. Ao lado dele, a atriz Regina Casé representou Tarsila do Amaral.

Segunda escola desfilar, a Portela veio com um enredo emocionante inspirado no livro “Um Defeito de Cor”, de Ana Maria Gonçalves —baseada na carta de Luiza Mahin, mãe do líder abolicionista e advogado Luiz Gama— e celebrou as mães pretas, mas teve problemas com as alegorias.

O abre-alas quebrou ainda na concentração e atrapalhou o início do desfile. Algumas esculturas ficaram danificadas. Outros carros também apresentaram defeitos e foi preciso auxílio dos integrantes para retirar partes quebradas.

Os atores Lázaro Ramos, Antônio Pitanga e o ministro Silvio Almeida (Direitos Humanos) desfilaram representando Luiza Gama.

A última alegoria trouxe mães de jovens vítimas de violência policial e a velha guarda da Portela. À frente do carro, Marinete Silva, mãe da vereadora Marielle Franco, desfilou sentada em um barco.

A Vila Isabel levou a reedição do desfile de 1993, “Gbalá – Viagem ao templo da criação”, para avenida com assinatura do carnavalesco Paulo Barros.

O enredo destacou o mal que o ser humano pode fazer ao planeta Terra e apontou as crianças como salvação. Os pequenos estiveram presentes em diversas alas e na comissão de frente.

Com a possibilidade de controlar a iluminação da Sapucaí, Barros abusou dos efeitos de luzes e neons. O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira tinha o traje coberto por luzes e refletores de laser. Já a cabeça da fantasia dos integrantes da bateria era um coração que pulsava.

Autor do samba do desfile de 1993 e presidente de honra da escola, o cantor Martinho da Vila veio no último carro representando um sacerdote.

A Mangueira voltou a homenagear seus integrantes famosos com um enredo dedicado à cantora Alcione. O desfile começou com as memórias afetivas da cantora. A comissão de frente representou a infância no Maranhão. Já as baianas mostraram a relação da cantora com a mãe.

Músicas famosas de Alcione foram inspiração para carros e alas, como a das passistas —inspirada na canção “A Loba”. O quarto carro trouxe os amigos da Marrom, como Taís Araújo. Já a cantora Maria Bethânia veio em um tripé.

Alcione, que completou 50 anos de carreira em 2022, veio no último carro com uma coroa, rodeada de crianças, numa alegoria representando a Mangueira do amanhã.

Na dispersão, duas pessoas ficaram feridas em acidente com um carro alegórico da escola.

A Paraíso do Tuiuti homenageou João Cândido Felisberto, o “almirante negro” líder da Revolta da Chibata. Para isso, tomou como inspiração a música “O mestre-sala dos mares”, de João Bosco e Aldir Blanc e famosa na voz de Elis Regina.

O almirante foi representado pelo ex-entregador Max Angelo dos Santos —agredido por uma mulher branca na zona sul do Rio de Janeiro em abril de 2023— em uma das alegorias. A rainha da bateria, Mayara Lima, veio de vermelho reproduzindo o sangue dos marinheiros.

O último carro era um navio em que cada uma das velas trazia estampado notícias recentes de casos de racismo. João Bosco e as filhas de Aldir Blanc participaram do desfile.

Atual vice-campeã do Carnaval do Rio, a Viradouro fechou a noite com desfile criativo que abusou das cores para contar o enredo “Arroboboi, Dangbé”, uma homenagem à cobra sagrada de Benin, que, de acordo com o mito, se manifestou em batalhas na costa ocidental da África, no século 18.

A comissão de frente levantou a arquibancada com uma cobra que brilhava no escuro e rastejava entre os componentes no chão da Sapucaí.

Como o desfile começou ainda de madrugada, alas e carros usaram material que se destacava com a baixa iluminação. Com o dia já claro, a escola de Niterói formou um arco-íris com as fantasias nas últimas alas.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World