Reino Unido junta-se aos EUA e aplica sanções a colonos israelitas

As sanções foram justificadas com os “níveis inéditos” de violência praticada pelos colonos na Cisjordânia, ao longo do último ano. O Ministério britânico dos Negócios Estrangeiros critica a inação de Israel, que resultou em uma “total impunidade”.

reino unido junta-se aos eua e aplica sanções a colonos israelitas

Reino Unido junta-se aos EUA e aplica sanções a colonos israelitas

O Governo do Reino Unido anunciou na segunda-feira que colocou quatro colonos israelitas sob sanções, devido a acusações de abusos de direitos humanos contra palestinianos na Cisjordânia.

O Foreign Office [equivalente ao Ministério dos Negócios Estrangeiros] justificou que as sanções decorreram de “níveis inéditos” de violência praticada pelos colonos na Cisjordânia, ao longo do último ano, incluindo os que assediaram e intimidaram agressivamente palestinianos para que abandonem as suas terras.

Acrescentou ainda que a inação dos dirigentes israelitas resultou em uma “total impunidade” para os colonos.

Os dirigentes do Ministério alegam que Moshe Sharvit e Yinon Levy ameaçaram famílias palestinianas com armas e destruíram-lhes vários bens nos últimos meses, como parte de “um esforço focado e calculado para deslocar as comunidades palestinianas”.

Identificaram também Zvi Bar Yosef e Ely Federman como os ouros dois colonos sujeitos a sanções.

Os quatro estão sujeitos ao congelamento de ativos no Reino Unido e proibição de emissão de vistos e de viajarem para o país.

O ministro David Cameron disse, em comunicado, que “os colonos extremistas israelitas estão a ameaçar os palestinianos, com frequência de arma em punho, e a forçá-los a saírem das terras que são suas. Este comportamento é ilegal e inaceitável”.

Acrescentou ainda que “Israel tem de agir para acabar com a violência dos colonos. Com frequência, vemos compromissos assumidos e promessas feitas, mas depois não acontece nada”.

As sanções britânicas seguem-se às adotadas, no início deste mês, pelo presidente dos EUA, Joe Biden, que também sancionou Levy, a par de outros três acusados de atacarem palestinianos na Cisjordânia.

Um advogado de defesa de direitos humanos, Eitay Mack, disse que, juntamente com outros, tinha documentado a violência de Sharvit contra agricultores palestinianos que forçaram, pelo menos, 10 famílias a saírem da área nas proximidades da quinta de Sharvit.

Mack, que integra um grupo de organizações que tem apelado para a aplicação de sanções a uma dúzia de colonos desde 2021, disse que as sanções vão afetar a capacidade de Sharvit financiar a sua quinta.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, tinha criticado as sanções decididas por Biden, dizendo que “a grande maioria dos colonos é cumpridora da lei” e que ele “agia contra os que violavam a lei em todo o lado, pelo que não havia razões para esta medida” [as sanções dos EUA].

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World