O bloco de esquerda e o Vovô de Cabral

Opinião de João Rosado. Ao sentar três pontas de lança em Guimarães, entre eles o goleador em melhor forma, Roger Schmidt traz para o ataque o debate que incendiou a lateral da defesa.

o bloco de esquerda e o vovô de cabral

O bloco de esquerda e o Vovô de Cabral

Um pequeno salto para o homem, um grande sobressalto para a comunidade benfiquista. Assim se poderia resumir o que aconteceu no jogo que recuperou os velhos fantasmas em torno das opções técnico-táticas de Roger Schmidt, mergulhado em Guimarães no terceiro capítulo de um equívoco que se tem traduzido na exclusão de um ponta de lança de raiz no denominado onze de gala.

Arthur Cabral só foi lançado aos 46 minutos e só em “cima” do minuto 90 conseguiu oferecer um ponto aos campeões nacionais, depois de uma ligeira impulsão entre os centrais do Vitória que lhe permitiu cabecear sem possibilidades de defesa para o compatriota Charles.

O avançado brasileiro, quando muitos adeptos vimaranenses faziam contas e deliravam com a ultrapassagem ao Sporting de Braga, deu a melhor sequência a mais um passe maravilhoso de Angel Di María, talvez a primeira grande vítima do alagado relvado do Afonso Henriques.

Mesmo a revelar naturais dificuldades de adaptação às condições de um terreno afetado pela chuva intensa, o argentino não deixou de se notabilizar logo na primeira parte com a assistência de trivela para o nono golo de Rafa na Liga, fundamental na ténue defesa esboçada pelo treinador no rescaldo do 2-2.

Convidado a explicar a razão do tradicional “matador”, Schmidt socorreu-se na conferência de imprensa da jogada que culminou no tento encarnado que repôs a igualdade a cinco minutos do descanso. Segundo a perspetiva comunicada aos jornalistas, era uma sociedade dessa natureza, entre os dois craques, que a equipa se propunha explorar de forma contínua, contrariando a linha defensiva de três unidades e num plano mais global a não menos famosa sociedade dos Silvas desenvolvida por Álvaro Pacheco em torno de Tiago, André e Jota.

o bloco de esquerda e o vovô de cabral

Roger Schmidt

DALLAS E VENDER

Em tese e num futebol em que 11 jogam contra 11 e no final ganham sempre os alemães, a aposta teria condições para resultar em pleno. O problema para Roger Schmidt foi aquele que o próprio, com facilidade, identificou no âmbito das suas explicações, ou seja, o tapete não estava estendido para artistas com o “veludo” de Di María e Rafa e era bastante recomendável a utilização de futebolistas com superior porte atlético.

o bloco de esquerda e o vovô de cabral

Di María e Rafa

Como tudo isto era do conhecimento geral muitas horas antes de principiar o confronto, tornou-se ainda mais estranho e quase inexplicável o resgatar de um cenário estratégico que a meio da discussão da Supertaça com o FC Porto teve de ser abandonado e que em Milão, no duelo a contar para a Liga dos Campeões, custou uma derrota ante o Internazionale.

Uma vez que Petar Musa, o artilheiro que parecia estar na calha para suceder a Gonçalo Ramos, foi entretanto vendido ao FC Dallas, e no mercado de inverno chegou Marcos Leonardo, as últimas decisões do técnico prometem trazer para a posição 9 uma discussão tão intensa e errante como aquela que caracterizou a sucessão de Alejandro Grimaldo na lateral esquerda.

o bloco de esquerda e o vovô de cabral

Petar Musa

Falhada a aquisição de Milos Kerkez e gastos 14 milhões de euros num David Jurasek que enquanto esteve na Luz se calhar até deu a sensação de que perderia o lugar para o lesionado Juan Bernat, a SAD decidiu-se finalmente pelo empréstimo do jovem Álvaro Carreras, outro a quem foi entregue o colete de… suplente no fim de semana.

o bloco de esquerda e o vovô de cabral

Jurasek foi emprestado aos alemães do Hoffenheim

No domingo gordo de Carnaval, 48 horas depois de Rui Costa ter explicado com detalhe todos os critérios seguidos nas duas últimas janelas de transferências e ter feito questão de dizer que o atual plantel “é muito mais valioso” do que o oferecido em 2022/23, Roger Schmidt conseguiu sentar três pontas de lança e ainda o defesa-esquerdo supostamente eleito para acabar com o calvário de Morato junto à linha.

EM CEARÁ ALHEIA

É verdade que o líder do clube acrescentou na entrevista à BTV que “a filosofia passa por ter menos jogadores e mais qualidade” e não se podem equiparar as características de Casper Tengstedt àquelas que traçam o perfil de Marcos Leonardo. Mas confundir esta evidência com a poupança do dianteiro em melhor forma (três golos e duas assistências de Cabral nos três compromissos que antecederam a deslocação ao Minho) é inventar a fórmula perfeita para desmentir o presidente e deixar 20 milhões a “render” no banco quando se tornava imperioso entrar com artilharia pesada para responder aos 5-0 com que o rival Sporting cilindrara meia hora antes o tímido Sporting de Braga.

Um outro Sporting, mais distante, no nordeste brasileiro, também deve ter ficado envergonhado. O Ceará Sporting Club foi o berço de Arthur Cabral no futebol profissional e percebe-se que tenha balançado de indignação face ao desperdício de Schmidt em Guimarães.

o bloco de esquerda e o vovô de cabral

Arthur Cabral (E) representou o Ceará entre 2014 e 2018

Não lhe dizendo respeito matérias relacionadas com o bloco de esquerda do Benfica, até porque a maior parte dos seus seguidores desconhecerá os méritos dos Kerkez e dos Carreras que estão a iniciar-se deste lado do Atlântico, o popular Vovô, no que se refere ao nome do ponta de lança, já se achará no direito de considerar a questão como algo de particular.

É um sobressalto que faz todo o sentido.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World