Projeto abrange outros temas relacionados à prática da advocacia

© Marcello Casal JrAgência Brasil
O Senado concluiu hoje (11) a votação do projeto de lei (PL) 5.284/2020, que fixa limites e critérios para as operações de busca e apreensão em escritórios de advocacia. O projeto reforça o caráter excepcional desse tipo de operação, além de não poder ser realizado apenas com base em declarações de delação premiada. O texto segue para sanção presidencial.


De acordo com o projeto, deverá haver sempre um representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para acompanhar a busca e a apreensão, além do próprio advogado cujo escritório está sendo investigado. O representante da OAB deverá zelar pelo cumprimento do mandado, podendo impedir que documentos, mídias e objetos não relacionados à investigação sejam analisados, fotografados, filmados, retirados ou apreendidos.
O projeto também trata de outros temas relacionados à pratica da advocacia, como o crime de violação de prerrogativa, garantia de honorários, teletrabalho, regras para estágio, forma de sociedade, jornada de trabalho e defesa oral.
Ouça na Radioagência Nacional
Clique aqui e confira todas as notícias da Radioagência Nacional
O texto-base do projeto chegou a ser aprovado na Ordem do Dia de ontem (10), mas por falta de quórum naquele momento, a votação dos destaques (emendas destacadas para votação em separado) ficou marcada para o dia seguinte. Foram dois destaques, um de Mara Gabrilli (PSDB-SP) e outro de Alessandro Vieira (PSDB-SE). O destaque da senadora de São Paulo tinha a intenção de retirar itens do projeto, por entender que o texto conferia aos advogados proteção excessiva.
Já a emenda de Vieira retira um artigo que garante o resgate de parte do honorário em caso de bloqueio. Na visão do senador, um privilégio que consiste em garantia de recebimento de até 20% de honorários sob bloqueio universal de cliente não é razoável e fere o princípio da isonomia. Ambas emendas, no entanto, foram rejeitadas no plenário.
*com informações da Agência Senado
News Related-
Congresso prorroga MP que amplia margem do crédito consignado
-
CNH Digital poderá ser usada para identificar candidatos do Enem
-
MJ orienta Procons a abrir processos conta Apple e Samsung
-
Taxa desemprego fica estável no primeiro trimestre, aponta IBGE
-
Inscrições para casamento comunitário terminam hoje em São Paulo
-
Quinta da Boa Vista é reformada para bicentenário da Independência
-
Começam hoje as inscrições da 2ª etapa do Revalida 2022
-
PF apreende 800 quilos de pasta de cocaína em Piraí
-
Ucranianos temem que partes do país sejam anexadas à Rússia
-
Brasília Ambiental lança campanha de castração de cães e gatos
-
Só com luta de negros foi possível abolir escravidão, diz especialista
-
Coreia do Norte relata primeira morte por covid-19 em meio a surto
-
Covid-19: Brasil tem 21,3 mil novos casos e 125 mortes em 24 horas
-
Presidente diz que Forças Armadas não vão interferir nas eleições