Ucrânia acusa Rússia de executar prisioneiros em Avdiivka, UE e EUA reforçam apoio a Kiev: o 727.º dia de guerra

Após a captura da cidade de Avdiivka, a Rússia reivindicou um novo sucesso militar com a tomada de uma testa-de-ponte no sul. Para reforçar o apoio à Ucrânia, a União Europeia anunciou uma nova verba de €83 milhões, enquanto os Estados Unidos vão adotar um novo pacote de sanções contra Moscovo, após a morte de Alexei Navalny

ucrânia acusa rússia de executar prisioneiros em avdiivka, ue e eua reforçam apoio a kiev: o 727.º dia de guerra

Avdiivka

Esta terça-feira, o 727.º dia de guerra, o Exército ucraniano acusou a Rússia de ter executado seis soldados que estavam feridos e que não foram retirados de Avdiivka, denunciando Moscovo pela violação do acordo alcançado sobre a saída de militares.

Familiares identificaram três soldados ucranianos, Georgiy P., Andriy D. e Ivan Z., no vídeo divulgado por fontes russas pouco depois da captura da posição fortificada “Zenith”, no sudeste da cidade do leste da Ucrânia.

A brigada identificou mais dois soldados como Oleksandr Z. e Mykola S., enquanto a identidade do sexto militar permanece desconhecida.

Os soldados gravemente feridos e desarmados não puderam ser retirados devido a “bombardeamentos incessantes da aviação inimiga (russa) e ataques de artilharia, bem como ataques constantes de drones a veículos e bombardeamentos contra as rotas de retirada”, referiu a brigada ucraniana.

Depois da tomada da cidade de Avdiivka, em Donetsk, a Rússia reivindicou um novo sucesso militar com a tomada de uma testa-de-ponte no sul, que a Ucrânia garantiu com acentuado esforço durante vários meses.

“Krynky foi limpa e de facto controlamos todo o rio”, declarou o ministro da Defesa Serguei Shoigu, após Vladimir Putin lhe ter pedido, na sequência de imagens difundidas pelos media russos e do relatório de um oficial, que confirmasse a conquista desta testa-de-ponte.

UE e EUA reforçam apoio a Kiev

Outra notícia que marcou o dia foi o anúncio por parte da União Europeia de uma nova verba de 83 milhões de euros de ajuda humanitária para apoiar as 14,6 milhões de pessoas na Ucrânia e Moldava afetadas pela guerra.

A principal parcela, de 75 milhões de euros, destina-se a projetos humanitários destinados a fornecer ajuda de emergência, incluindo acesso a necessidades básicas como abrigo, água potável, ensino e cuidados de saúde.

Uma parcela de oito milhões de euros destina-se a ajuda humanitária a refugiados ucranianos na Moldova.

Já os Estados Unidos vão adotar, na sexta-feira, um pacote de novas sanções contra Moscovo, após a morte na prisão do opositor russo Alexei Navalny, anunciou a Casa Branca.

“Por iniciativa do Presidente Biden, anunciaremos na sexta-feira um conjunto de sanções importantes para responsabilizar a Rússia pelo que aconteceu a Navalny”, informou John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca.

Mais notícias que marcaram o dia

⇒ A Suécia anunciou um apoio recorde à Ucrânia de 7,1 mil milhões de coroas (633 milhões de euros). “A razão pela qual continuamos a apoiar a Ucrânia é uma questão de humanidade e decência. A Rússia iniciou uma guerra ilegal, não provocada e indefensável”, disse o ministro da Defesa, Pål Jonson, em conferência de imprensa.

⇒ A presidência italiana do G7 anunciou para sábado uma reunião por videoconferência dos seus líderes, dedicada à Ucrânia, estando prevista a participação do Presidente Volodymyr Zelensky.

⇒ Vladimir Putin fará o seu discurso sobre o Estado da Nação a 29 de fevereiro diante das duas Câmaras do Parlamento, anunciou o Kremlin. A intervenção de Putin será a apresentação do seu programa eleitoral para as presidenciais que acontecem entre 15 e 17 de março, nas quais concorrerá à reeleição para um quinto mandato de seis anos.

⇒ Agricultores polacos bloquearam inúmeros acessos a várias cidades e portos, bem como as passagens de fronteira com a Ucrânia, no maior dia de protesto registado até ao momento. Varsóvia vetou as importações agroalimentares do país vizinho, alegando que destabilizaram o seu próprio mercado.

⇒ O ministro dos Negócios Estrangeiros português, João Gomes Cravinho, sublinhou que o Presidente russo, Vladimir Putin, “não quer apenas um pedaço de território ucraniano”, mas sim “destruir” a União Europeia, afirmando acreditar que a Ucrânia pode vencer a guerra.

⇒ A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou a cessação do Protocolo de Amizade e Cooperação entre a capital portuguesa e a cidade russa de Moscovo até à retirada do exército da Federação Russa do território ucraniano. A proposta foi aprovada com os votos contra de PEV e PCP.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World