Seis ministros renunciam no Peru após escândalo por relógios Rolex

BOA VISTA, RR (FOLHAPRESS) – Seis ministro do gabinete da presidente do Peru, Dina Boluarte, renunciaram a partir da noite desta segunda-feira (1º) em meio a investigação de enriquecimento ilícito envolvendo a chefe do Executivo.

O escândalo, apelidado de “Rolexgate”, começou após reportagem do veículo peruano La Encerrona revelar suposta coleção de relógios de luxo da marca Rolex que Boluarte não teria registrado em suas declarações de bens.

Na madrugada de sábado (30), autoridades arrombaram a casa da presidente. Segundo um documento da polícia, cerca de 40 agentes e promotores atuaram para “apreender relógios Rolex”. A presidente afirma ser vítima de um “ataque sistemático” e que não renunciaria.

As pastas cujos titulares renunciaram foram o Ministério do Interior, da Mulher, da Educação, da Produção, do Desenvolvimento Agrário e do Comércio Exterior e Turismo. Boluarte empossou os novos ministros logo em seguida.

Victor Torres Falcón (Interior) foi o primeiro a apresentar sua renúncia. Ele no entanto, não citou as investigações e afirmou apenas que pedia para sair em razão de um problema de saúde na família. “Espero que a ajudem [Boluarte] a governar, ela está fazendo as coisas bem. Se ela sai, o Peru afunda, o dólar sobe”, disse Torres Falcón.

Assumiu em seu lugar Walter Ortiz Acosta, general da Polícia Nacional do Peru –e quinto titular do Ministério do Interior durante o governo Boluarte.

Também as agora ex-ministras Miriam Ponce Vértiz (Educação) e Nancy Tolentino Gamarra (Mulher e Populações Vulneráveis) renunciaram sem citar as investigações ou criticar a chefe do Executivo.

Boluarte será ouvida pela primeira vez pelos promotores na sexta-feira (5), quando precisará explicar a procedência dos relógios de luxo. Seu destino político, no entanto, depende mais do Congresso, onde a oposição de esquerda planeja sua destituição, do que da Justiça.

Ainda que seja indiciada, Boluarte não poderá ser julgada até julho de 2026, quando seu mandato termina, conforme estabelece a Constituição.

O escândalo pode resultar em um pedido de impeachment pelo Congresso sob a justificativa de “incapacidade moral” –argumento recorrente no contexto de instabilidade política que se agravou no Peru nos últimos anos.

O partido Peru Livre, sigla de esquerda com a qual rompeu Boluarte ao assumir a Presidência após o autogolpe frustrado e prisão de Pedro Castillo em 2022, já começou os trâmites para o pedido de impeachment.

Para que isso o processo seja iniciado, no entanto, é necessário o apoio de ao menos 50 congressistas, e o pedido, por enquanto, tem cerca de 30 manifestações a favor. Os partidos de direita que controlam o Parlamento unicameral e são o principal apoio da presidente teriam que se aliar aos partidos de esquerda minoritários, algo difícil de ocorrer.

De todo modo, diante do escândalo, a reestruturação do gabinete de ministros atendeu a negociações com o Congresso para tentar assegurar apoio à presidente.

Isso porque, antes da troca no gabinete, já estava marcada a ida do primeiro-ministro Gustavo Adrianzén ao Legislativo, nesta quarta-feira (3), para apresentar a política geral do governo e solicitar um voto de confiança da casa –ele mesmo recém empossado após a renúncia de Alberto Otárola, envolvido em outro escândalo, de suposto tráfico de influência.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World