O que é vaginose, sintomas e tratamento

o que é vaginose, sintomas e tratamento

vaginose

A vaginose é uma condição comum que afeta a saúde íntima das mulheres. É importante entender seus sintomas e opções de tratamento para buscar o cuidado adequado.

O que é vaginose?

A vaginose bacteriana  é uma infecção vaginal caracterizada pelo desequilíbrio das bactérias naturalmente presentes na vagina. Normalmente, a vagina contém uma mistura de bactérias “boas” e “más”, mantendo um ambiente equilibrado. No entanto, quando há um crescimento excessivo de certas bactérias, ocorre a vaginose.

Créditos: Getty Images

Os sintomas da vaginose podem variar de pessoa para pessoa, mas os mais comuns incluem:

  • Corrimento vaginal anormal, que pode ser branco amarelo ou cinza, com odor forte e desagradável. Algumas mulheres descrevem o cheiro como semelhante ao peixe.
  • Coceira vaginal
  • Irritação durante a micção
  • Desconforto durante o sexo 

É importante notar que nem todas as mulheres com vaginose apresentam sintomas. Algumas podem ter a condição sem perceber, enquanto outras experimentam sintomas intensos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quando não tratada, a vaginose bacteriana pode levar a problemas na gravidez (por exemplo, aborto espontâneo e parto prematuro), maior risco de infecções sexualmente transmissíveis, incluindo HIV e doença inflamatória pélvica.

Como é o diagnóstico de vaginose?

O diagnóstico da vaginose bacteriana combina exames laboratoriais com achados clínicos. Um método comum é o teste de coloração de Gram, que utiliza um microscópio óptico para analisar esfregaços vaginais.

Se houver vaginose, o teste revela a presença abundante de cocos gram-positivos e gram-negativos, juntamente com uma redução dos lactobacilos gram-positivos (conhecido como critérios de Nugent).

Além disso, pode-se identificar a vaginose com base em critérios como:

  • Presença de corrimento que costuma ser acinzentado, branco, fino, homogêneo e aderente à parede vaginal.
  • Teste de pH – Um pH vaginal superior a 4,5 indica a condição.
  • Presença de células indicadoras na análise microscópica do corrimento vaginal.

As avaliações clínicas e laboratoriais da VB podem ser influenciadas por fatores como atividade sexual recente, ciclo menstrual, uso de duchas vaginais e tratamentos antimicrobianos.

Tratamento da vaginose

O tratamento da vaginose geralmente envolve o uso de antibióticos prescritos por um médico. Os medicamentos mais comuns incluem metronidazol e clindamicina, que podem ser administrados oralmente ou em forma de gel para aplicação vaginal.

Além dos antibióticos, é importante adotar medidas para restaurar o equilíbrio da flora vaginal. Isso pode incluir:

Probióticos

O uso de suplementos probióticos pode ajudar a restaurar as bactérias benéficas na vagina.

Evitar duchas vaginais

O uso de duchas vaginais pode perturbar o equilíbrio natural da vagina e piorar a vaginose.

Manter uma boa higiene íntima

Lavar a área genital apenas com água e evitar o uso de sabonetes perfumados ou produtos que possam irritar a pele.

Praticar sexo seguro

Usar preservativos pode ajudar a prevenir infecções e manter a saúde vaginal.

É essencial consultar um médico se você suspeitar de vaginose ou tiver sintomas vaginais incomuns. O tratamento adequado pode ajudar a aliviar os sintomas e prevenir complicações.

Veja também: Melhores lugares para conhecer em Dubai

Veja também: Dois Dois: novo centro cultural chega em São Paulo!

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World