Mesmo com benefício do empate, clubes da Série A caem na 1ª fase da Copa do Brasil há cinco anos

mesmo com benefício do empate, clubes da série a caem na 1ª fase da copa do brasil há cinco anos

Mesmo com benefício do empate, clubes da Série A caem na 1ª fase da Copa do Brasil há cinco anos

O ano era 2016 e a CBF anunciou uma mudança na Copa do Brasil a partir de 2017: fim dos jogos de ida e volta na 1ª fase. A decisão para uns abriria mais chance para os pequenos avançarem, para outros dificultava ainda mais o caminho, já que o fim do segundo jogo trouxe junto um benefício: os clubes do Brasileirão jogam pelo empate. Mesmo com essa possibilidade, as zebras não deixaram de acontecer e a queda do maior campeão, Cruzeiro, é a síntese disso.

Com o regulamento em baixo do braço, o Cruzeiro avançava na Copa do Brasil até dois minutos do fim da partida com o Sousa. Num jogo marcado pelo campo pesado devido às chuvas, poucas foram as chances claras, mas o Dinossauro do Sertão foi cirúrgico e gastou bem seus tiros, com perdão do trocadilho. Danilo Bala foi autor do primeiro e segundo gol – um golaço, de muito longe, que surpreendeu Rafael Cabral.

Desde o fim dos jogos de ida e volta, dez clubes da Série A já caíram na primeira fase – a primeira vez foi em 2018, quando o Botafogo e Paraná perderam para Aparecidense e URT. Somente em duas edições (2017, a primeira; e 2019) o fato não aconteceu.

O benefício do empate, para que se dimensione a importância, fez com que nesse período (2017 – 2024) 21 clubes da Série A avançassem na 1ª fase da Copa do Brasil – aconteceu em todos os anos. A partir da segunda fase, isso já muda e o empate, necessariamente, leva o jogo para os pênaltis, e aí aconteceram diversas eliminações, como o Vasco e Goiás no ano passado. Ambos caíram nos pênaltis para ABC e Águia, respectivamente.

Desde 2020, há cinco temporadas consecutivas, pelo menos um clube da Série A cai na 1ª fase como derrotado: em 2023 foi o Cuiabá, que caiu para o modesto São Raimundo de Roraima; em 2022, o Internacional protagonizou uma zebra histórica contra o Globo; em 2021, Goiás e Sport foram eliminados por Boavista e Juazeirense, respectivamente; enquanto 2020 foi o ano com mais quedas de clubes do Brasileirão nesta fase: Bahia (River-PI), Sport (Brusque) e Coritiba (Manaus). Assim, mesmo com o tal benefício, a Copa do Brasil não deixa de apresentar suas zebras (ou dinossauros).

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World