Sonae Sierra e PGIM compram primeiro hotel no Porto

A Sonae Sierra anunciou hoje uma ‘joint venture’ com a PGIM Real Estate para investimento na área da hotelaria que já comprou um primeiro hotel no Porto e prevê adquirir mais quatro em dois anos no Porto, Lisboa e Algarve.

sonae sierra e pgim compram primeiro hotel no porto

A Sonae Sierra anunciou hoje uma ‘joint venture’ com a PGIM Real Estate para investimento na área da hotelaria que já comprou um primeiro hotel no Porto e prevê adquirir mais quatro em dois anos no Porto, Lisboa e Algarve.

“A ‘joint venture’ tem como objetivo adquirir e gerir ativamente hotéis em destinos turísticos consolidados, unindo forças com a dedicada e experiente equipa de gestão operacional da Iberian Hospitality Solutions (IHSP), liderada por Gonçalo Batalha, que traz consigo uma vasta experiência e competências na área da hotelaria para esta plataforma”, avança o braço imobiliário do grupo Sonae.

Nos termos de um comunicado divulgado hoje, o acordo assinado com a gestora global de imobiliário PGIM consiste no lançamento de “um novo veículo de investimento sob a forma de ‘joint venture'” — na qual a Sierra tem uma posição de 10% – inicialmente focada no mercado português, mas com toda a Península Ibérica no radar.

A ‘joint venture’ “visará hotéis de dimensão considerável em destinos turísticos consolidados e irá procurar implementar estratégias para maximizar a criação de valor”, sendo que a primeira aquisição já foi concretizada e é de um hotel “de categoria superior em pleno centro do Porto”, sobre o qual apenas foi dito que está já em fase de construção e com inauguração prevista para a segunda metade deste ano.

“Esta ‘joint venture’ marca mais um passo na estratégia de diversificação da Sierra, tanto do ponto de vista setorial (hotelaria), como do tipo de investimento (ativos de hotelaria ‘value-add’), e tem como objetivo um valor bruto de ativos (GAV) de 200 milhões de euros”, lê-se no comunicado.

Num encontro com jornalistas esta manhã, o presidente executivo (CEO) da Sonae Sierra, Fernando Guedes de Oliveira, e a Comissão Executiva da empresa detalharam que o objetivo da parceria não é criar uma nova cadeia de hotéis, mas deter a propriedade dos ativos hoteleiros.

Para tal, a ‘joint venture’ visará a aquisição de hotéis já em operação ou em fase de construção, apostando depois no seu reposicionamento e entregando a gestão aos operadores que em cada caso apresentarem as melhores “condições competitivas”.

Citado no comunicado, o diretor executivo da área de ‘Investment Management’ da Sierra afirma tratar-se de “uma oportunidade para executar uma estratégia evidente de criação de valor no segmento europeu da hotelaria”: “Este é o nosso primeiro veículo dedicado à hotelaria, o que comprova a nossa ambição de cobrir o espetro completo de classes de ativos e setores com competências específicas, incluindo a nossa recente aquisição no Porto”, sustenta Luis Mota Duarte.

Já Nabil Mabed, ‘Head of France, Spain and Portugal’ na PGIM Real Estate, refere que o mercado hoteleiro e de lazer “é, desde há muito tempo, um setor fundamental para a economia ibérica” e destaca Portugal como “um dos principais mercados hoteleiros do sul da Europa, atraindo uma procura internacional crescente, e com potencial significativo decorrente de melhorias na qualidade da oferta para satisfazer as exigências da procura internacional”.

“A nossa estratégia tem como objetivo consolidar os operadores locais e melhorar a qualidade da oferta para os hóspedes. A nossa parceria com a Sonae Sierra e a IHSP e a aquisição do primeiro hotel no Porto confirmam as nossas perspetivas positivas para a região e a estratégia implementada”, remata.

Por sua vez, Gonçalo Batalha, da IHSP, considera que, “no atual contexto de mercado, marcado por taxas de juro mais elevadas e por requisitos de investimento consideráveis para restabelecer padrões de qualidade mais elevados na hotelaria”, esta nova plataforma é uma “oportunidade de obter retornos superiores ajustados pelo risco”.

“Acreditamos numa tendência positiva a longo prazo para o setor do turismo, uma vez que a percentagem de rendimentos alocada a experiências continua a crescer, fortemente suportada por um conjunto de fatores estruturais atrativos”, refere.

Leia Também: AG da Sonaecom de 30 de abril vota recondução de Ângelo Paupério

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World