Cruzada de Bukele contra 'ideologia de gênero' ameaça aumentar intolerência em El Salvador

cruzada de bukele contra 'ideologia de gênero' ameaça aumentar intolerência em el salvador

(Arquivo) O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, acena para seus seguidores após votar nas eleições, em 4 de fevereiro de 2024, em San Salvador

A decisão do presidente salvadorenho, Nayib Bukele, de eliminar a “ideologia de gênero” de livros e guias escolares ameaça aumentar a intolerância e a violência sexual neste país conservador, afirmam organizações de defesa das mulheres e da comunidade LGBTQIA+.

O Ministério da Educação anunciou nesta semana que removeu “todo vestígio” da perspectiva de gênero dos conteúdos escolares, seguindo decisões semelhantes adotadas na Argentina pelo presidente ultraliberal Javier Milei, que proibiu o uso de linguagem inclusiva na administração nacional.

A decisão foi anunciada pelo ministério dias depois de Bukele, recém-reeleito, participar de um encontro conservador nos Estados Unidos, e foi saudada por grupos conservadores, mas criticada por entidades feministas e de direitos humanos.

“CONFIRMADO: todo uso ou todo rastro da ideologia de gênero foi retirado das escolas públicas”, escreveu o ministro da Educação, José Mauricio Pineda, em uma rede social.

Na mesma rede, o ministério publicou: “Esclarecemos que todos esses conteúdos foram expulsos de guias, livros e outros materiais educativos que foram feitos e difundidos por gestões anteriores”.

O jornal La Prensa Gráfica indicou nesta sexta-feira que o Ministério “ameaça” demitir professores “se difundirem ‘ideologia de gênero'”.

Quando era candidato presidencial em 2019, Bukele mostrou-se aberto a discutir as demandas da comunidade LGBTQIA+ e organizações feministas, mas na presidência deixou claro que não faria reformas em temas sensíveis em um país muito conservador, que tem leis draconianas contra o aborto.

El Salvador proibiu o aborto sem exceções em 1998, punido com dois a oito anos de prisão. Mas muitas vezes é tipificado como “homicídio qualificado”, acarretando penas de 30 a 50 anos de prisão.

– ‘Tendência regional’ –

A medida foi aplaudida pela Aliança de Pais de Família SV, que publicou em uma rede social: “Ministro […] muito bom comentário” e criticou o “prejudicial doutrinamento da ideologia de gênero”.

No entanto, organizações feministas alertaram que a medida estimulará a “intolerância”.

“Essa decisão não foi acertada, cai-se na violação do direito da igualdade pois está se discriminando”, disse à AFP Silvia Juárez, da Organização de Mulheres Salvadorenhas pela Paz, que teme que gere “mais intolerância”.

“O que a educação integral em sexualidade permite é que se reconheça que existem outras identidades, isso permite que não haja violências que sofremos quando estávamos na idade escolar”, declarou à AFP Karla Guevara, do Coletivo Alejandría, que classificou a medida como uma “violação” dos direitos da comunidade LGBTQIA+.

Para algumas ONGs, essa medida implica um retrocesso, pois elimina uma via de prevenção da violência sexual.

“A realidade e a dignidade dessas pessoas não desaparecem porque se censurem palavras ou se proíbam conteúdos nos currículos escolares”, disse à AFP Marcela Martino Aguilar, do Centro para a Justiça e os Direitos Internacionais (CEJIL).

“Quem mais será afetado […] são as meninas em risco de sofrer violência sexual […] e, claro, as pessoas LGBTQIA+”, disse à AFP Alejandra Coll, do Centro de Direitos Reprodutivos.

– Cúpula nos EUA –

O mandatário de 42 anos estreou na política em 2012 como prefeito pelo partido da antiga guerrilha de esquerda, mas foi expulso de suas fileiras em 2017.

Nas eleições de 2019, Bukele acabou com o bipartidarismo esquerda-direita vigente em El Salvador desde o fim da guerra civil em 1992.

Sua cruzada contra as gangues, lançada em março de 2022, lhe valeu adeptos em todo o continente, pois provocou uma queda radical da violência em El Salvador. Mas também críticos, já que muitos acusados têm tido a possibilidade de um devido processo negada ou adiada.

Bukele e Milei participaram nos Estados Unidos na semana passada da Conferência de Ação Política Conservadora (Cpac). Também compareceu o ex-presidente americano Donald Trump, que é o favorito para ganhar a indicação republicana para as eleições de novembro próximo.

ob/fj/lbc/am

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World